Esomar Latin America 2015, Celebrating Research!

Nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2015, a Netquest celebrou a 20ª Edição do ESOMAR Latin America 2015 "Carnival of Insights: Celebrating Research" em São Paulo, Brasil. Congresso mais importante do setor de research em toda a América Latina.

O evento reuniu importantes profissionais do setor de Pesquisa de Mercado, tais como: agências de investigação, institutos de pesquisas, fornecedores de campo, empresas ligadas a publicidade, plataformas de mídia, consultoras, pessoas responsáveis pela inteligência de marketing e inovação, startups, estudantes e clientes em potencial de toda a América Latina.

 

Principais Highlights do Esomar Latin America Conference 2015.

Mais de 120 empresas envolvendo 230 participantes entre profissionais e aprendizes de 20 países marcaram presença no evento, compartilhando aprendizado e experiências. Pelo terceiro ano consecutivo, a Netquest é o único Esomar Latin America Partner!  Durante os 3 dias de congresso, foram apresentadas 28 discussões apresentadas por 55 oradores e coordenadas por 3 apresentadores envolvendo conteúdos inovadores e motivadores para o setor.

 

Dia 26/04/2015 - Primeiro dia

 Piet Hein Van Dam (CEO de Wakoopa e Diretor de pessoas da Netquest) abriu o congresso com o workshop “Behavioural data collection on the internet”. A oficina propôs uma visão geral sobre as novas tecnologias da coleta de dados online e medição comportamental. O objetivo foi aproximar os profissionais às novas técnicas e descobertas do setor. Os participantes aprenderam como gerenciar o grande número de informações captadas através da tecnologia, preocupando-se com a qualidade dos dados obtidos e a privacidade dos respondentes.

 

capoeira-esomar

 

A principal lição de casa é fazer com que os participantes saiam com vontade de desenvolver novos insights em suas carreiras. Logo após o encerramento do workshop, iniciou o "Welcome Reception" repleto de "brasilidades" com o intuito de desejar as boas vindas aos participantes pela chegada ao Brasil, apresentado por Joaquim Bretcha (Conselheiro do Esomar e Diretor de vendas internacionais da Netquest)

 

Dia 27/04/2015 - Segundo dia

  • "Mulheres" que compõem a América Latina.

Através do histórico de inovações, percebeu-se inúmeras características comportamentais e culturais que ofereceram oportunidades para impulsionar e abrir as portas para avanços e descobertas. A mulher adotou uma nova postura no século 21 e a massa de consumidoras  está mais focada em suas realizações pessoais e ambições,  onde seu amadurecimento afeta seu estilo de vida, tornando-a mais realizada e independente.

muher-esomar

 

A Qualibest junto com a LG realizaram um paradoxo sobre as extremidades sociais das mulheres diante à tecnologia. Além das abordagens quali e quanti, o estudo realizou participações através de Whatsapp com chats e vídeos feitos pelos proprios respondentes. Os resultados foram impressionantes! Para ambos o celular reflete o "controle remoto da vida social urbana" onde o smartphone é o denominador comum entre favela e o luxo, representando o símbolo da inclusão social e do aumento do poder feminino.

  • Fatores sociais X comportamento do consumidor X reflexos nas decisões organizacionais.

André Oliveira, diretor de tendências da Box 1824 foi o ganhador do prêmio de melhor apresentação titulada como "Unclassed Consumption". Parabéns pelo excelente trabalho!

Ele demonstrou as intersecções entre jovens brasileiros de diferentes classes sociais. Através do compartilhamento de informações pelas redes sociais, ocorreram influências e aspirações, formando uma nova identidade social com grande desejo de consumo e necessidade de auto-aceitação, conforme abordou o estudo "Brazilianhood". Apresentam um comportamento intenso, participativo e buscam uma nova forma de agir, interagir e co-criar, querendo sentir-se mais relevantes na sociedade. A YPF  com o case "100 Days in our Energy", compreendeu essa importância e identificou que, além de consumidores, seu público é formado por cidadãos.

 

somar-brazil-netquest

 

A BrainJuicer e a Talk Brasil desenvolveram o projeto ganhador do melhor paper do congresso, "Coca-Cola Real-Time Intelligence". Obtiveram informações rápidas e  tecnológicas, fazendo com que a marca soubesse em tempo real, o engajamento de seus consumidores, aproveitando todas as oportunidades possíveis. O estudo "Emotionology" em paralelo com o "Detector" exploraram que a emoção está interligada com a neurociência, influenciando no consumo e identificando os principais motores sobre a efetividade, oferecendo ao mercado novas ideias e possibilidades.

  • Novas oportunidades x trabalho exitoso.

O turismo foi conector entre pesquisa e investimento mercadológico, onde percebeu-se que o esporte abre muitas portas e oportunidades. Através do estudo "Play, watch, live" foi possível ver as diferenças comportamentais entre os gêneros feminino e masculino quando o assunto é esportes e a plataforma mobile é a principal fonte de informação sobre o tema na região.

Em síntese, todas as discussões enfatizaram as reais necessidades dos consumidores, fazendo com que as empresas construam relacionamentos com seus clientes de maneira brilhante.

 

Dia 28/04/2015 - Terceiro dia

  • Forte ênfase em social media, conectividade e engajamento no mundo digital.

Os usuários latinos são muito mais do que "likes e tweets", são pessoas únicas que desejam produzir conteúdo sem barreiras. Chamados de "Millennials ou nativos digitais",  nasceram numa época em que a internet já fazia parte de suas vidas, tornando sua afinidade e engajamento com as redes sociais um laço sólido. Constantemente conectados, são dependentes e reféns da internet, por exemplo, no Brasil onde o uso mobile ultrapassou o uso por PC. A grande oportunidade é unir consumidores com as marcas, formando um relaciomamento sólido e duradouro, com ações saudáveis e personalizadas. A influência do "Bilingual Brain" explorou através da neurociência como as organizações devem se comunicar com seus clientes.

 

millenials-brazil

 

Através dos dispositivos móveis, a pesquisa está cada vez mais popular, em constante movimento, podendo ser acessada em qualquer momento e lugar. A tecnologia abre portas para a colaboração social e o "crowdsourcing" torna-se mais potente. Um insight sugeridopelo seu target tem um impacto muito relevante e este engajamento não pode ser desperdiçado. É uma constante "lição de casa" manter este canal aberto e transparente.  A construção desse engajamento abrirá portas para a troca de expectativas entre marca e consumidor.

Outro desafio para as empresas é compreender como a relação entre Market Research e Big Data tem um papel estratégico no desenvolvimento da vantagem competitiva e como medir e analisar os impactos transmídia podem auxiliar os esforços de comunicação. A Netquest marcou presença através do discurso “The Data Party has Just Begun: Customer loyalty and digital amplification” com a participação de Enric Cid (Diretor Geral da Netquest Cone Sul) junto com Cecilia Mastrini da L'Oréal e Natalia Gitelman da Datos Claros, que dissertaram sobre a integração de dados para compreender e criar a intimidade, lealdade e fidelidade com os consumidores, a fim de desenvolver informações valiosas na tomada de decisões e na obtenção de resultados.

  • Como manter o consumidor atento diante as multi-plataformas.

Ter contato com consumidores multi-plataformas está cada vez mais fácil pois quanto maior o número de dispositivos, maior o número de canais porém esse cenário está levando o mercado a um ponto crucial: como captar a atenção do consumidor diante a tanta informação simultanea? Foi apresentado uma nova proposta para a medição da audiência do rádio usando frequências multi-dispositivos comprovando que ele é um espectador real através da interação dos usuários.

Apesar da mobilidade e comodidade, quando falando sobre pesquisa mobile, o momento que a coleta de dados é realizada influencia diretamente nos resultados. Precisa-se criar um ambiente estratégico onde o participante fornecerá informações relevantes. Por conta deste desafio, inúmeras oportunidades estão crescendo e se multiplicando.

  • Buscar alternativas através da imersão nos conceitos de criatividade, inspiração e motivação.

Ter uma boa ideia não é um processo imediato, é necessário um conjunto de fatores trabalhando em harmonia. Algumas ferramentas exploradas no congresso foram a "dissonância criativa" e a "mixologia cultural", conceitos que buscam inputs e incentivos para desenvolver boas ideias através de um mix de referências para explorar a criatividade.

Este processo deve ser realizado com entusiasmo e iniciativa, conforme enfatizou Senta Slingerland (Diretora de Estratégia do Lions Festivals) que fechou com chave de ouro as palestras do ESOMAR. Em seu discurso, convidou aos participantes a se questionarem a respeito do significado da palavra inovação, buscando a essência da criatividade e motivação em suas próprias vidas.

O Congresso também teve momentos de entretenimento, diversão, música e alegria! Esperamos que as 200 pessoas que participaram da nossa festa dia 27 de abril no Villa Bisutti tenham se divertido bastante! Para nós foi uma alegria imensa compartilhar e celebrar este dia tão especial!

 

Acesse aqui as fotos do Netquest Networking Dinner

 

A Netquest estará presente no próximo Esomar Latin America 2016. Esperamos por você!

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.