O participante no centro de nossa Comunidade

O participante no centro de nossa Comunidade

Depois de termos apresentado o novo serviço de Comunidades Online da Netquest, parece ser que tudo já está pronto: a plataforma, as perguntas que guiarão nossa pesquisa, o script… Vamos começar então? Oh, ainda não, espere um momentinho...

Acho que estamos nos esquecendo da peça-chave do sucesso em nossa Comunidade: as pessoas que nela vão participar. Como recrutá-las, motivá-las e incentivá-las pode ser a fórmula mágica para garantir altos níveis de participação e de relevância nos dados obtidos. Além disso, oferecendo um ambiente conhecido e de confiança para os participantes seremos capazes de afiançar ainda mais o sucesso do projeto. Nesse post vamos lhes dar algumas pistas de como conseguir isso.

 

  • Primeiros passos

O início da Comunidade deve ser como um bom manual de instruções: um guia rápido sobre o que vamos solicitar a nossos convidados e como precisamos que eles participem. Além disso, as primeiras atividades na Comunidade podem ser também uma forma de aquecimento: nesse ponto, um fator decisivo é reconhecer publicamente e de forma positiva as respostas de cada participante e o debate que se produz. O feedback constante às contribuições dos participantes vai assegurar um bom clima de participação e o compromisso deles com o resto do projeto. Todos nós gostamos de ser reconhecidos por um trabalho bem feito e, se esse reconhecimento for dado no próprio fórum (ou em nosso fórum online), será ainda muito melhor.

Um dos comentários mais frequentes entre os participantes em Comunidades Online* é sobre o interesse produzido pelos temas tratados na Comunidade e saber qual é o objetivo dos estudos:

Gostaria que vocês partilhassem as conclusões do estudo já que, para mim, o assunto é muito interessante e atual. J.M., 38 anos, Medellin.

Senti falta de informação sobre o projeto. A., 30 anos, Madri.

Seria uma boa opção receber um feedback das pessoas que realizaram o blogue. L.E., 46 anos, Bons Ares.

 

As opiniões dos participantes não são colocadas num saco sem fundo; servem para que tomemos decisões sobre projetos reais: temos que fazer os participantes saberem disso!

 

castellers

 

  • Durante a Comunidade

 

O participante está no centro dessa reflexão. Mas temos que deixar de chamá-lo assim: ele é uma pessoa e pode ser nosso colega de trabalho ou mesmo nosso vizinho do quinto andar. A pergunta que sempre deve guiar a preparação de atividades voltadas para uma Comunidade é: Eu participaria nesse debate que estou preparando se eu estivesse no lugar deles? Se a resposta for não, é óbvio que vai acontecer a mesma coisa com eles, e as taxas de queda de participação serão importantes. Assim sendo, temos que pensar em atividades mais atraentes que os façam sentir que podem contribuir mais, mesmo em tarefas mais curtas e específicas. Esse é um apontamento recorrente no feedback dos participantes em Comunidades:

 

A proposta é interessante. Mas muitas perguntas eram parecidas e podiam ter sido associadas a um mesmo tema e não serem apresentadas em temas diferentes perguntando quase a mesma coisa. D., 32 anos, Bogotá.

Queria que a redação das perguntas fosse mais simples. S., 48 anos, Rosario.

 

Outro erro que não devemos ter é a comunicação excessiva: temos comprovado que somente com um e-mail recordativo por dia (e não mais) conseguimos taxas de participação elevadas. Vejamos o que um participante disse sobre isso no encerramento de uma Comunidade:

 

Foi legal! Mas no começo o moderador enviou muitos e-mails pedindo que fizéssemos mais comentários; não gostei disso porque eu já estava disposto a entrar no debate e ficava parecendo uma cobrança. V.A., 25 anos, Medellin.

Temos que aproveitar a vantagem que essa ferramenta de participação assincrônica nos oferece: cada pessoa pode participar no momento do dia que preferir, temos que relaxar e confiar em que vão participar. Se nossa proposta é relevante para os participantes e, além disso, oferecemos um incentivo proporcional ao investimento de tempo e esforço, o sucesso de nossa Comunidade está garantido.

 

Acho que é pertinente que os participantes queiram conhecer nossa opinião sobre projetos desse tipo, isto é, com capacidade de afetar a população, antes de participar neles. Isso deveria ocorrer também com outros tipos de projetos. L., 36 anos, Bilbao.

 

 

* Dados obtidos em pesquisas de opinião realizadas pela Netquest feitas a pessoas que participaram em Comunidades Online.

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.