PC vs Smartphone - Diferenças na coleta de dados em painéis online

Hoje vamos conhecer o estudo realizado pela Netquest na última edição do Congresso Abep 2016.

O trabalho apresentado é titulado como: "PCs vs Smartphone: Estudo sobre diferenças entre respostas na coleta de dados em painéis online".

Autores do paper: Cassiano Albuquerque, Melanie Revilla e Carlos Ochoa.

 

Introdução

É inegável a importância e a dependência dos smartphones (SM) nos dias de hoje. Este fato impulsiona e motiva cada vez mais empresas a quererem usá-los como mecanismo de coleta de dados em seus estudos. Sendo assim, dúvidas e estudos comparativos começam a “borbulhar” em nossa categoria.

 

Uma característica atraente das pesquisas na online, em comparação com os modos mais tradicionais, como face-to-face ou telefone, é o grande número de possibilidades em termos de recursos visuais e interativos, uso de imagens, vídeos, etc. Assim, por estas vantagens e possibilidades interessantes oferecidas pelo online, o desenvolvimento de pesquisas via web tem sido acompanhado pela aparição de novos tipos de tecnologias, por exemplo: menus, controles deslizantes, drag-and-drop, ou ranking, conjoint e max diff, controle soma, rotação 3D, mapa de calor, de compra virtual, de avaliação de vídeo, etc. Todas estas formas têm sido usadas ​​para fazer pesquisas mais atraentes e user-friendly, melhorando a experiência de pesquisa dos entrevistados. Em alguns casos extremos, essas inovações têm vantagens e alguns chamam de pesquisas "gamification" (Couper, 2013).

 

Inspirações:

Nos últimos anos, um grande esforço foi feito para estudar o uso de dispositivos móveis como ferramentas para coletar de dados. Este interesse foi estimulado por estudos recentes que demonstram que os dispositivos móveis estão rapidamente se espalhando entre a população na maioria dos países.

Este trabalho foi inspirado pelo paper  russo de Mavletova e Couper (2013), que compara pesquisas com tema delicado (por exemplo, o consumo de álcool ou desvios comportamentais) e seus resultados através de PC e Smartphone. Em particular, os autores estudaram como os temas delicados afetam a vontade de comunicar informações confidenciais quando um dispositivo móvel  é utilizado em vez de um PC. O estudo foi replicado no Brasil, mas em num contexto diferente, a fim de testar a robustez das suas conclusões.

 

Detalhes do Estudo

Target do estudo: Os membros do painel com acesso à Internet através de PC e smartphones.

Painel de acesso online: Netquest

50% distribuídos aleatoriamente para PC

50% distribuídos aleatoriamente para smartphones

Questionário

Contém cerca de 100 perguntas, principalmente sobre comportamentos socialmente indesejáveis (perguntas delicadas), como roubar numa loja, usar drogas, aceitar um suborno, consumo de álcool, etc.

Tamanho da amostra: 600 entrevistas, sendo 300 em cada condição (PC / SM)

Coleta de Dados: 11-15 de Janeiro de  2016

Distribuição por sexo, idade e classe social do Brasil.

 

Resultados

Resposta da grande maioria: a partir de casa, mesmo em smartphones. Semelhante a um estudo experimental na Espanha. Diferenças significativas entre PC e SM para casa e no trabalho: mais membros do painel respondem a partir do local de trabalho ao usar PC de smartphones (parece lógico), enquanto mais resposta de casa para smartphones. Não houve diferenças significativas para "outros lugares": a ideia de que SM são mais móveis não é verdade quando se fala a ação de responder pesquisas. Os entrevistados estão respondendo a partir de casa / local de trabalho, mesmo quando utilizam os smartphones.

 

O que estava fazendo enquanto respondia a pesquisa:

Aproveitamos a oportunidade e perguntamos também o que o participante estava fazendo enquanto respondia a pesquisa (via desktop ou PC) Encontramos os seguintes resultados:

 

O resultado nos leva a uma junção de informações interessantes, que pode ser bastante explorada principalmente por Institutos que trabalham com comunicação, pois é significativamente maior o número de indivíduos que assistem TV enquanto respondem o questionário via SM.

Já quem acessou e respondeu a pesquisa via PC é significativamente maior a opção de consultar e-mails, navegar na internet enquanto responde a pesquisa. Muito provavelmente se deve ao fato de eles acessarem as pesquisas mais no ambiente de trabalho.

 

4.6 Precisão de respostas às questões abertas

Nós particularmente não esperávamos diferenças entre PCs e SM para questões que exigem digitação, por causa dos diferentes tipos de teclado e tamanhos. Assim, comparamos a precisão de respostas às questões abertas através de três questões.

 

Como podemos observar, a tabela acima mostra que isto não é o caso. Não há diferenças significativas no número de caracteres escritos em ambos os grupos. Isso é diferente do que foi encontrado no experimento na Espanha. A principal diferença é que as respostas e, PCs são mais curtas no Brasil.

 

Conclusão

Em linhas gerais, os principais aprendizados com o estudo foram:  

1- A maioria usa os Smartphones para responder dentro de suas casas: Os entrevistados poderiam responder em qualquer lugar via smartphones, mas o local mais recorrente são suas residencias.

Hipóteses:

  • Internet wifi de casa tem melhor qualidade que a internet do SM;
  • Pela baixa qualidade da internet não consegue acessar diretamente a pesquisa;
  • Poupa minutos de internet para outras atividades que não são responder pesquisa;
  • Os questionários via smartphones são muito complexos e demorados em responder quando se está deslocando de um local para outro;
  • Os questionários não pouco amigáveis

2- Mais pessoas ao redor para quem respondeu via Smartphone, mas isso não representa nenhuma diferença significativa para responder sobre temas delicados.

3- O tempo de resposta é maior para os respondentes de Smartphones (diferentes tipos de matrizes, perguntas abertas, rankings)

4- Em algumas matrizes straight-liners, a diferença é maior para Smartphones.

5-  Nas questões apertas: Não há diferenças ao item: não sei.

O número de caracteres digitados é significativamente menor para smartphones na Espanha. Já no Brasil o número médio é o mesmo que digitado no PC.

7- Perguntas de ranking:  Na Espanha 1ª posição não muda, mas os próximos variam ligeiramente. No Brasil os atributos são os mesmo e há pouca variação entre as ordens de escolha.

8- A forma como o questionário é otimizado para telas menores nem sempre é o ideal: Por exemplo, versão otimizada X versão não otimizada.

 

Recomendação

- Sempre levar em conta os dispositivos que os entrevistados usam para realizar a pesquisa. Sempre se pergunte como você responderia via smartphone. Tenha cuidado com a forma atual das suas pesquisas mobile otimizadas.

- A fim de obter comparabilidade mais elevada dos dados entre dispositivos, recomendamos uma adaptação na versão PCs, pensando em uma versão mobile, obtendo o mesmo layout para ambas plataformas.

 

Obrigada por acompanhar nosso blog!

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.