Pesquisa Observacional Netquest

Hoje vamos apresentar uma nova tecnologia que provavelmente vai revolucionar a pesquisa de mercado nos próximos anos. Trata-se do Tracker Netquest, a peça tecnológica chave para realizar um novo modelo de pesquisa: A Pesquisa Observacional.

O Tracker é um software desenvolvido com a colaboração de Wakoopa. Os participantes dos nossos painéis instalam em seus dispositivos de navegação (PCs, smartphones e tablets) uma ferramenta que nos permite registrar sua "identidade digital", ou seja, seus dados de comportamento online. Esta tecnologia faz com que seja possível obter grande quantidade de dados em tempo real sobre as atividades online de nossos painelistas, os sites que navegam, em que momento, quais publicidades são vistas, etc. Tudo isso sem ter que pedir-los diretamente, simplesmente observamos e registramos suas ações online.

Essa forma de coleta de dados é mais objetiva, pois evita qualquer desvio que pode ocorrer na pesquisa tradicional, onde o próprio indivíduo deve auto-responder seus hábitos.

Por que esta nova forma de pesquisa é revolucionária?

netquest

A maioria dos produtos e serviços oferecidos no mercado podem definir, medir, classificar, qualificar e segmentar de forma simples ou complexa. Por exemplo, podemos considerar: mercado de amaciantes concentrados com fragrância na cor azul, mercado de amaciantes concentrados, mercado de amaciantes gerais ou, se queremos generalizar, temos o mercado de produtos de limpeza.

Se mudarmos o foco para os consumidores, a questão se complica. Cada consumidor tem características diferentes: preferências, gostos, local de residência, uma marca favorita, um nível de renda distinto, etc. Não podemos comparar pessoas com a facilidade que comparamos produtos. Isso faz com que a tarefa de segmentar consumidores e buscar nichos de mercado seja complexa, porém é totalmente necessária para otimizar as estratégias de marketing, buscar novos negócios ou incentivar a criatividade. A abordagem padrão para resolver este problema é classificar os consumidores de acordo com as variáveis sócio-demográficas de segmentação (sexo, idade, classe social, etc). Isso não deixa de ser uma simplificação da abordagem do problema.

A Pesquisa observacional amplia o olhar para um novo mundo, muito mais complexo e mutável, porém com um enorme potencial. Um mundo em que o consumidor ocupa a posição central, onde podemos atuar em um nível de conhecimento mais profundo sobre seus hábitos, baseados em atitudes.

Conhecer o consumidor pelo que ele diz é chamado de Pesquisa Declarativa, que ainda é uma informação necessária. No entanto, para o futuro ela não será suficiente. A pesquisa declarativa não permite saber quando e nem o que você comprou. Agora vivemos em uma era de imersão no comportamento dos consumidores. Precisamos entender e analisar seus hábitos online, que nos oferece uma ampla dimensão de conhecimento e um valor incalculável de informações.

Realmente para irmos "mais além" na Pesquisa de Mercado, é essencial compreender que cada consumidor atua de forma única, tem experiências de vida distintas, ou seja, é extremamente difícil encontrar consumidores idênticos. A tarefa de segmentar os consumidos por um padrão de comportamento é a chave para estabelecer um novo tipo de pesquisa.

Novos problemas, novos métodos de pesquisa

netquest Os dados sobre o hábitos online combinado com os dados obtidos através de pesquisas, permitem aos pesquisadores uma melhor compreensão sobre o comportamento no momento da decisão de compra dos usuários, assim podem otimizar as campanhas de publicidade, identificar sites e aplicativos de maior sucesso, encontrar novas tendências, definir perfis de consumidores (influenciadores, comunicadores, etc), definir novas metas, entre outros diversos objetivos. Além disso, as perspectivas de curto prazo são enormes: podemos investigar as novas dimensões do consumo e, graças a observação do comportamento online, podemos desenvolver algoritmos de previsão mais precisos.

Aqui está um exemplo. Suponha que estamos observamos um consumidor e detectamos através de sua navegação que está visitando sites de viagens. A probabilidade de comprar uma viagem para os próximos meses aumenta significativamente. Agindo de maneira correta, podemos antecipar as vendas da hospedagem do país em que o usuário demonstra interesse em viajar.

Um exemplo simples como este é uma amostra das grandes possibilidades que o mundo da pesquisa de mercado poderá oferecer graças à coleta de dados observacionais.

 

Desafios da pesquisa observacional

netquest

 

Nem tudo são oportunidades, também enfrentamos grandes desafios. Para garantir o futuro desta nova forma de pesquisa, precisamos aprender a combinar os avanços tecnológicos junto com as normas restritas de privacidade dos dados. As informações obtidas através da navegação dos painelistas são dados muito sensíveis e de extrema confidencialidade.

A Netquest enfrenta essa nova fase com um compromisso firme, assegurando que todas as informações obtidas sobre seus painelistas são tratadas com total confidencialidade. Sua identidade é respeitada e as informações coletadas são usadas exclusivamente para fins relacionados com pesquisa de marketing. Obviamente que todos os painelistas que participam e colaboram com esses dados observacionais são devidamente recompensados. Em um post futuro, teremos a oportunidade de aprofundar neste tema.

Mas o verdadeiro desafio para viabilizar a pesquisa observacional nos próximos anos é, sem dúvida, a existência de grandes painéis de pesquisa capazes de reter seus colaboradores. Grande parte das oportunidades oferecidas por localizar perfis escassos (que exige grandes painéis) e observá-los por um longo período de tempo, implica a dificuldade de reter o mesmo indivíduo por meses ou até mesmo anos.

Em Netquest, nos sentimos confiantes para oferecer soluções eficazes de pesquisa observacional graças à força dos nossos painéis: a relação de confiança que temos com os nossos participantes, o conhecimento local e nosso firme compromisso com o desenvolvimento tecnológico. Em relação a estes três pilares, criamos o Primeiro painel observacional da América Latina, Espanha e Portugal, com um único e avançado sistema de coleta de dados (Tracker), que vai mudar definitivamente o campo online de pesquisa de mercado.

Nosso novo painel observacional já está em funcionamento, crescendo a cada dia, coletando dados de navegação para a sua pesquisa.

Junte-se à pesquisa observacional Netquest!

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.