Por que ter um painel online com alta taxa de resposta?

A forma com que desenhamos um painel online (captação, incentivos, etc) condiciona a taxa de resposta que obtemos nos estudos (% de pessoas que participam em um estudo sobre o total de convites enviados aos panelistas).

Para quê serve ter uma boa taxa de resposta?

Muitos crêem que um painel com alta taxa de resposta deveria aportar benefícios metodológicos, motivados principalmente por uma menor autoseleção dos participantes. Mas, pode ser também uma vantagem competitiva para a gestão de projetos? A resposta é sim. Um exemplo: a gestão de cotas.

Vejamos um caso prático: uma pesquisa com um objetivo de 150 respostas (completes) distribuídas em três cotas geográficas (50 respostas/zona). Um estudo como este não pode ser fechado até obter 50 respostas por cota, o que pode nos obrigar a descartar respostas de uma zona geográfica já coberta. Este excesso de respostas se conhece como quota-fulls.

O gráfico abaixo mostra a probabilidade de fechar este estudo com diferentes números de quota-fulls para painéis online com várias taxas de resposta:

Netquest_Graphic_1

Se observarmos a linha rosa que representa um painel com um 80% de taxa de resposta, vemos que a probabilidade de fechar este estudo sem quota-full é apenas de 2,6%, e no pior dos casos teremos um máximo de 26 quota-full. Em um painel com 95% de taxa de resposta nunca teríamos mais de seis quota-full para completar um estudo. Pelo contrário, os resultados pioram progressivamente em painéis com taxas de resposta mais baixas, até que se estabilizam a partir de 20% aproximadamente.

Surpreendente? Não, o resultado é lógico se pensamos no caso ótimo: em um painel com 100% de resposta, poderíamos enviar convites com uma distribuição idêntica à das respostas que desejamos obter e sempre acertaríamos (amostra excedente = 0). Pelo contrário, em painéis com taxas de resposta abaixo de 20%, o nível de amostra excedente se situa em torno a 10-12%.

Já temos uma razão a mais para nos motivarmos na difícil missão de conseguir um painel participativo!

Conheça as características do painel da Netquest em cada um dos países baixando nosso panel book.

Download Panel Book

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.