3 Métodos de Pesquisa Essenciais: Edição de Dados Comportamentais

A pesquisa comportamental está criando uma ruptura na indústria de pesquisa de mercado e é hora de você descobrir suas capacidades. Quando você deixar seus medos de lado, verá que esses novos métodos de pesquisa são realmente inovadores. Você pode até surpreendentemente achar que já conhece alguns métodos de pesquisa comportamental.  Considerando que outras técnicas vão parecer ser algo saído de um filme de ficção científica.

Do monitoramento da atividade física ao acompanhamento do comportamento on-line, a indústria de pesquisa de mercado está continuamente criando novas formas de observar e compreender o comportamento do consumidor. Antes de mergulhar fundo, tenha certeza que não vai se afogar na informação: Primeiro, você deve entender a diferença entre dados comportamentais e dados declarados. Então, volte e mergulhe nesses métodos inovadores de coleta de dados comportamentais: 

 

Mídia Social Sonora

dados comportamentaisAnalisar na mídia social o que está sendo dito sobre a sua organização, produtos ou concorrentes é considerado uma mídia social sonora. Para aqueles que amam os números, a mídia social sonora é diferente do monitoramento de mídias sociais no sentido de que você não está quantitativamente coletando números de curtidas, retweets, menções, etc. Ouvir é uma forma qualitativa de pesquisa comportamental na qual você está lendo a linguagem do seu público, entendendo seu tom e interpretando suas emoções para criar insights práticos.

Usando essas informações orgânicas, você pode aprender muito sobre o seu mercado alvo. Ouvir mídias sociais permite que você entenda a relação entre seus consumidores e sua marca sem perguntar à eles diretamente, o que poderia fornecer dados mais genuínos em relação ao feedback. Outra vantagem desse método é poder retratar em tempo real para o seu público melhorar sua experiência. Existem muitas ferramentas de análise de sentimentos que podem ajudar a descobrir a percepção geral do público-alvo em relação à sua marca, os concorrentes, etc. Qual é a importância desse método? Você pode obter 5.000 menções no Twitter, mas como você sabe se elas são todas positivas? 

 

Codificação Facial e Rastreamento Ocular

dados comportamentais_facialAssim como as mídias sociais sonoras, a codificação facial é uma técnica usada para interpretar as emoções dos usuários sem ter o viés do auto relato. Softwares automatizados revolucionários fazem o monitoramento, a análise e a interpretação das expressões faciais e o movimento dos olhos através de webcams.

Diversos estudos de pesquisas psicológicas nos providenciaram evidências que as expressões faciais são universalmente entendidas como respostas emocionais. Pesquisas já até demonstraram que indivíduos cegos fazem as mesmas expressões faciais do que os indivíduos não cegos. Querendo dizer, expressões faciais são reações biológicas naturais, são respostas que aprendemos com pessoas ao nosso redor. Essa descobertas ajudam a estabelecer a codificação facial como um método de pesquisa legítimo para analisar percepções, reações e sentimentos sobre uma marca.

Com um software similar, o rastreamento ocular (eye tracking) pode nos ajudar a entender o que atrai o usuário online. O seu anúncio vai chamar a atenção dele? Eles percebem a colocação de produto? Consumidores são bombardeados o dia inteiro com informação. A codificação facial e o rastreamento ocular nos ajudam a entender quais informações engatilham a resposta e a atenção do usuário.

 

Monitoramento Passivo

dados comportamentais_passivosDiferente dos métodos descritos acima, o monitoramento passivo é uma técnica usada para coletar informações objetivas sobre fatos estáveis e não sentimentos. Pesquisadores de mercado agora podem ver o que os consumidores estão fazendo no celular, tablet e no computador, com software de monitoramento instalável. Com a permissão dos consumidores, os dados clickstream podem ser coletados de forma passiva sobre os websites visitados, palavras-chaves pesquisadas e os apps usados entre os dispositivos. 

Ao invés de perguntar, qual pode resultar em um relatório impreciso, o monitoramento passivo nos permite analisar atividades fatuais que não podem ser alteradas pelo consumidor. Dados comportamentais também podem ser combinados com outras formas de dados para conseguir um entendimento mais profundo dos consumidores. Monitorar passivamente os consumidores, em conjuntura com outras formas de pesquisa de mercado, podem nos ajudar a capturar uma visão holística de quem são os nossos alvos, quais as opiniões deles e como são os comportamentos deles.

Combinar diferentes camadas de dados, como informações de pesquisa e de dados comportamentais, é crucial hoje na indústria de pesquisa de mercado. Isso não só nos ajuda a identificar as opiniões e comportamentos dos nossos consumidores, mas também nos dá a oportunidade de interpretar porque tem discrepância entre os dois… e você ficaria surpreso em ver o quão comum é a opinião e o comportamento não estarem alinhados.

De técnicas declaradas melhoradas até métodos comportamentais recém descobertos, existem muito mais maneiras de coletar e combinar informações sobre seus usuários. Baixe nosso infográfico para conhecer como você pode expandir o seu horizonte de pesquisa de mercado. Mergulhe de cabeça!

Nueva llamada a la acción

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.