5 dicas para escolher um fornecedor de dados e otimizar seu orçamento

O fornecedor de dados para sua pesquisa de mercado é a base para a obtenção de bons resultados. A satisfação de seus clientes dependerá, em grande parte, da qualidade dos dados que você entregue a eles.

Não é segredo que, para todas as agências de pesquisa, o mais importante de tudo é garantir essa satisfação, através do desenvolvimento de propostas adequadas que atendam corretamente as necessidades de seus clientes. Por isso, é fundamental escolher um bom aliado para o trabalho de campo.

 

Abaixo, compartilhamos as 5 melhores dicas para escolher um bom fornecedor de dados, para que você possa tomar boas decisões, manter seus clientes satisfeitos e cuidar da reputação de sua empresa. Tenha em mente que essa seleção passa por vários aspectos, que vão muito além das despesas:


  • Mais do que um fornecedor de dados, escolha um aliado

O mercado oferece várias alternativas e tipos de fornecedores de dados. O importante é selecionar, mais do que um fornecedor, um verdadeiro parceiro para seu projeto. Ou seja, um especialista no assunto, que acompanhe todas as etapas do processo do início ao fim com o serviço e o atendimento adequados. Nunca se esqueça que sua escolha influenciará diretamente em um levantamento de campo que seja adequado.

 

Uma das características mais importantes de um bom fornecedor ou parceiro é que ele entenda verdadeiramente o projeto. Por um lado, ele deve demonstrar que entende as necessidades da empresa e, por outro, você precisa sentir que sua proposta metodológica está sintonizada com o que a empresa busca.

 

Concluída a etapa de consulta, seu parceiro deve mostrar a você que também entende claramente a circunstância que motiva o projeto. Ou seja, ele deve demonstrar que tem a capacidade de ser uma peça-chave na tomada de decisão do cliente e sua consequente evolução no mercado.

 

Quando você tem um verdadeiro aliado, ele funciona como uma extensão da equipe de trabalho da própria empresa. Desde o início, você percebe que está lidando com um fornecedor transparente, que entende o projeto e que trabalhará ao seu lado para fazê-lo crescer.

 

  • O preço não é a única variável na escolha 

Às vezes, somos tentados a escolher a proposta mais barata. No entanto, seguir esse impulso costuma não ser aconselhável. Para levar o projeto por um bom caminho e otimizar o orçamento, as variáveis ​​a serem consideradas vão muito além do orçamento.

 

Aspectos como a expertise do seu aliado e a qualidade das informações que você obterá são a base de um bom resultado. Isso repercute diretamente na análise dos dados, na qualidade dos insights e na imagem que a empresa dará a seus clientes: naturalmente, sua satisfação e os bons resultados obtidos são básicos para estimular a recompra.

 

O que você ganha com uma proposta de baixo custo, mas que não concretize o projeto? Talvez você perca um cliente. Dados de qualidade são o principal insumo para uma boa pesquisa de mercado. Se seu fornecedor de dados não garante a qualidade dos dados, um orçamento de baixo custo poderá ameaçar a reputação de sua agência.

 

Portanto, nem sempre economizar será sinônimo de ter um bom aliado. Quando tiver que analisar as propostas de seus fornecedores, avalie os resultados que espera obter. Compare-os com a experiência, a qualidade e a transparência do seu fornecedor, e não apenas com o preço. 

 

Sob essas premissas, sempre passe ao seu cliente a ideia de que a pesquisa de mercado e a coleta de dados são um bom investimento. Conseguir que seu cliente se conecte da melhor forma com seu público, mais do que uma despesa, é um investimento que o levará a um outro nível. O conhecimento que você pode dar a ele sobre seus clientes é muito valioso.

dados de qualidade

  • Qualidade, a chave para decidir sobre seu fornecedor de dados

Pode parecer uma frase banal, mas você não deve perder de vista que a qualidade é o principal atributo que seu fornecedor deve ter. Certifique-se de saber como seu parceiro recruta os participantes da pesquisa. Pergunte quais são seus métodos de coleta de amostras e controles de qualidade. Entenda como ele garante a veracidade das informações.

 

As respostas a essas perguntas darão uma boa ideia da qualidade que ele oferece. Tudo isso resultará na eficiência do processo de campo e evitará a necessidade do reprocessamento e de despesas adicionais. Resumindo, um fornecedor de qualidade garante informações de qualidade.

 

Além dos dados, a qualidade do seu aliado repercute em todo o processo. Um fornecedor de qualidade pode dar a você uma visão abrangente da situação, desde o início. Como especialista, ele poderá sugerir escopos que você pode não ter contemplado ou algumas alternativas adicionais que complementem sua ideia inicial. Talvez ele possa inclusive esclarecer dúvidas ou ajudar com os desafios propostos.

 

Após a amostragem, você pode esperar que a informação fornecida por um bom parceiro seja excelente, isto é, que os dados coletados sejam neutros e úteis para você, para facilitar a análise e a obtenção de insights.

 

Por fim, avalie se seu fornecedor de dados está devidamente certificado. Um painel que possua certificação ISO 20252 evitará surpresas. Esta ISO é sinal de garantia na coleta e na análise das informações: as respostas serão mais orgânicas e evitam visões tendenciosas devido à profissionalização dos respondentes.

 

  • A capacidade e experiência do fornecedor de dados

Escolha sempre um fornecedor reconhecido, com experiência comprovada em projetos de diversos portes. Independentemente do tamanho do seu projeto, são características que trazem tranquilidade. Seja um projeto exploratório simples ou um projeto complexo, você poderá confiar em que sua visão e experiência complementará a de sua empresa.

 

Seu aliado deve demonstrar sua capacidade através dos projetos com que lidou no passado, e isso fará com que todo o processo flua melhor. A implantação e a gestão do projeto, bem como a coleta de dados, serão realizadas com qualidade e eficiência.

 

Por outro lado, se se trata de “sair da caixinha” e projetar desafios novos e complexos, seu aliado deve provar que tem bastante experiência. O conhecimento do mercado e os resultados obtidos em suas experiências são a base para que, juntos, garantam o sucesso da pesquisa.

 

Seu parceiro poderá demonstrar a sustentabilidade de sua marca e forma de trabalhar através das pesquisas que tenha feio em diferentes mercados. Lembre-se que seus clientes sempre exigem o melhor e escolher um aliado inexperiente é arriscar a sorte.

 

  • A inovação deve ser parte do DNA do seu fornecedor de dados

Na era digital, um bom fornecedor de dados precisa tirar o máximo proveito da tecnologia. Atualmente, a implementação de estudos vai muito além de uma pesquisa online. Seu aliado deve apresentar propostas de coleta de dados com base nas melhores ferramentas disponíveis. Assim, você obterá os melhores resultados possíveis.

 

Inovar é essencial dentro do ritmo frenético que vivemos hoje, onde tudo está sempre evoluindo. Um bom fornecedor sempre explora novas formas de coletar dados (especialmente com métodos online, que são mais rápidos que os métodos tradicionais/offline). É assim que ele ajudará a obter insights reveladores e inovadores, que permitam que seus clientes criem estratégias de sucesso.

Lembre-se também que a inovação não está apenas relacionada à tecnologia: é colocar a criatividade a serviço dos objetivos e buscar diferentes formas de alcançar bons resultados. Procure um aliado que explore caminhos alternativos e eficientes para os desafios que você apresenta.

 

Uma escolha abrangente

Deu para você perceber todos os aspectos envolvidos na escolha de um bom fornecedor de dados? Como viu, é uma escolha delicada, que refletirá na qualidade de sua entrega final ao cliente, com um processo de escolha que abrange muitos fatores.

 

Escolha um aliado com experiência e qualidade, que tenha a inovação como bandeira e a coloque ao seu serviço. Coloque todos esses aspectos na balança e não apenas o custo. Ao final, um baixo custo com um processo inadequado acarretará desequilíbrios orçamentários. Nunca perca de vista que, muitas vezes, “o barato sai caro”.

 

A Netquest entrega dados genuínos e confiáveis ​​para a indústria de pesquisa de mercado, colocando inovação e tecnologia de ponta a serviço de seus projetos. Temos uma vasta experiência em projetos de pesquisa em diferentes áreas.

 

Você pode confiar que nosso relacionamento estará baseado na transparência da gestão da pesquisa de campo e em cuidar de nossos clientes. Os dados que você obterá serão provenientes de um painel dedicado à retenção de painelistas, com o certificado ISO 20252. Entre em contato conosco e conte com a nossa parceria!

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.