7 livros que todo investigador deveria ler… e um presente.

Hoje, 23 de abril, é um dia muito especial para nós. Em Barcelona, cidade em que a  Netquest nasceu há 17 anos, celebramos o dia de São Jorge (Sant Jordi em Catalão).

Não posso ser objetivo neste tema, mas eu honestamente acredito que Sant Jordi é uma das mais belas festas do mundo; por sua simplicidade e seu simbolismo. Todo dia 23 de abril os homens dão às mulheres uma rosa e as mulheres dão aos homens um livro. E, com o passar do tempo, todos acabamos dando presentes de todos os tipos.

 

Esta celebração coincide com o dia internacional do livro, reconhecido pela UNESCO desde 1996, porque (supostamente) no dia 23 de abril morreram dois grandes nomes da literatura universal: Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Este post é dedicado ao livro, um objeto de culto a si mesmo. O livro está na origem da nossa evolução como espécie, preservando e transmitindo conhecimento e cultura, dois valores intimamente conectados com a nossa profissão: a pesquisa.

blur-books-close-up-159866

 

Aproveitando este dia, nós da equipe da Netquest compartilhamos com você uma lista de 7 livros que todo pesquisador de mercado deve ler. É uma lista livre e multidisciplinar que inclui livros sobre estatística, pensamento, psicologia comportamental e até um clássico da literatura moderna.

Esperamos que goste!

 

1. Statistical Rethinking: A Bayesian Course, Richard McElreath.

Uma obra-prima da pedagogia, muito mais que um livro prático sobre estatísticas bayesianas. Através de exercícios simples, McElreath nos conduz por uma jornada que nos leva a compreender com profundidade o que é um processo preditivo. Este trabalho combina um olhar crítico sobre muitas práticas atuais com uma escrita leve e que chega a ser divertida, algo raro em um livro acadêmico.


2. Weapons of Math Destruction, Cathy O'Neil.

Big Data está mudando tudo e nos oferece possibilidades infinitas, mas... elas servem sempre para melhorar nossas vidas? O'Neil nos adverte dos perigos que enfrentamos como sociedade: maior desigualdade e democracia de menor qualidade. Os algoritmos nunca são neutros, colecionam preconceitos, ideologias e objetivos de seus criadores. Reflexão interessante para os pesquisadores: estamos projetando modelos estatísticos realmente objetivos? Ou nós ecoamos as próprias crenças de nossos clientes?

 

3. Homo Deus: A brief history of tomorrow, Yuval Noah Harari.

Depois de um livro brilhante, “Sapiens, uma história chocante da humanidade”, Harari compartilha sua visão do futuro do ser humano. Uma vez que os grandes inimigos do passado foram derrotados (fome, doença e guerra), o homem é o primeiro dono do seu destino. Um destino dominado pela inteligência artificial e seu - aguardado - impacto brutal na sociedade. Sem dúvida, um livro de leitura obrigatória para qualquer pesquisador que queira destacar seu trabalho nos próximos anos.

 

4. Ggplot2: Elegant Graphics for Data Analysis. Hadley Wickham.

O novo pesquisador de mercado enfrenta vários desafios. Um deles é adotar linguagens de análise estatística, como R ou Python, que exigem habilidades de programação, em vez de escolher opções em um menu pré-fabricado. A dificuldade é grande, mas a recompensa é ainda maior. Este livro nos ajuda com uma das facetas mais potentes (porém difíceis) das novas ferramentas: a criação de gráficos. Ggplot é uma poderosa biblioteca gráfica que adota um novo paradigma na representação visual dos dados. Nada melhor do que contar com Wickham, um dos maiores contribuidores do R e um grande pedagogo, para nos ajudar nesta viagem.

 

5. Thinking, Fast and Slow. Daniel Kahneman.

Sim, você provavelmente já ouviu falar sobre Kahneman ao ponto de não aguentar mais. Como dissemos em outro post, qualquer palestrante pedante em um evento dedicado à pesquisa de mercado cita Kahneman. Mas o veja por outro ângulo: vale a pena. "Pensando, Rápido e Lento" é um livro denso, mas de enorme valor acadêmico e prático. Kahneman nos mostra os fracassos do nosso sistema cognitivo. Seu trabalho será entender as implicações -que são muitas- para pesquisa de mercado. Um livro super útil no nosso dia a dia profissional. 

 

6. 1984. George Orwell.

Você deve estar pensando ... é sério? Está me recomendando 1984 como uma leitura para pesquisadores? Acho que o clássico de Orwell é mais atual do que nunca. Questões como a perda de controle de nossos dados ou a capacidade de alguns governos / governantes de reescrever a história, criando novas "verdades" sob demanda, nos conectam plenamente com o mundo orwelliano. O famoso ministério da verdade pode já existir em algum lugar.

 

7. Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies. Nick Bostrom.

Será que caminhamos em direção a um mundo em que nossa existência é dominada por uma superinteligência? Bostrom propõe cenários futuros nos quais a inteligência artificial ultrapassa a inteligência humana. Reflexão inquietante sobre um tema já abordado pelos pais da ficção científica (Isaac Asimov e suas regras de robótica).

 

….e Dados Comportamentais 101, Netquest.

Embora pareça embaraçoso incluí-lo em uma lista com obras tão magníficas, queremos fazer nossa pequena contribuição para esta homenagem aos livros. A análise com dados de comportamento digital é uma das novas metodologias de pesquisa de mercado mais promissoras. Este eBook didático irá ajudá-lo a entender o que é a análise comportamental e como você pode usá-la efetivamente.

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.