Alcance das redes sociais durante a Copa América

Este mês terminou a mais recente edição da Copa América. No campeonato, organizado pela CONMEBOL, participaram dez países da América do Sul e duas seleções convidadas. Para esta ocasião, Catar e Japão completaram o quadro de times.

Desde antes de começar, a competição despertou polêmica. México e Estados Unidos não foram convidados a participar da Copa, quebrando uma tradição de anos. Além disso, estreou uma tecnologia que não havia sido usada na América Latina: se implementou o árbitro assistente de vídeo, conhecido pela sigla VAR (do inglês, Video Assistant Referee).

alcance das redes sociaisPoderia me estender fazendo um balanço, mas prefiro que as cifras falem por si mesmas. Digo isso porque, graças aos dados de comportamento, sabemos que (considerando tudo e as críticas), a Copa América foi vivida intensamente no Chile. Isso é possível através do monitoramento da atividade de nossos painelistas premium no país. 

Não aproveitou só quem viajou para ver a Roja (“Vermelha”, apelido da seleção chilena) jogar. Foi um evento popular nas plataformas sociais. Revisemos o quanto os fanáticos usaram Twitter e Facebook, e de que forma os acontecimentos de cada partida influenciaram no alcance das redes sociais.

 

 

 Fase de grupos

Grupos_alcance das redes sociaisEstes gráficos tem um ponto em comum: o intervalo parece ser a “hora de pico” de uso. Se evidencia um aumento no reach. Provavelmente porque a maioria dos usuários aproveitam os minutos de descanso antes do segundo tempo para entrar no Twitter e Facebook, influenciando seu comportamento nas redes sociais.

Na partida contra o Equador, logo antes de acabar o primeiro tempo, o goleiro do Chile recebeu um cartão amarelo. Esta ação contra Gabriel Arias explicaria o pico de cerca de 5% de reach como ponto mais alto durante a partida.

Nos três jogos, é comum que o reach aumente com o fim da partida. Ainda assim, no encontro disputado com Japão o alcance é significativamente maior neste ponto. Isso teria relação com os dois gols feitos pela seleção chilena nos minutos 82 e 83, para terminar com o placar de 4-0 para o Chile.

Na última partida da primeira fase, se observa um pico às 20:40h. E é porque Cavani, atacante do Uruguai, fez um gol no minuto 82. Uma vez cumprido o tempo regular e o acréscimo (90m+6m), se evidenciou um incremento do alcance ao final do gráfico. Este é o momento de maior reach da partida, logo depois de finalizada.

 

Quartas de final: a tensão dos pênaltis

Quartas-de-final_alcance das redes sociaisJá nas quartas de final da copa, o início da partida contra a Colômbia foi às 19:21h (e não às 19:00h como estava previsto). Essa demora, ocasionada pelo atraso na chegada da seleção chilena ao estádio Arena Corinthians em São Paulo, explicaria o pico de reach às 19:20h, momento em que efetivamente começou o encontro futebolístico.

Aos quinze minutos do segundo tempo, Arturo Vidal (atacante do Chile) foi expulso do jogo ao receber um cartão vermelho. E ao que parece, isso influenciou diretamente no aumento do reach às 20:15 horas.

O que não há dúvida é que o momento de maior tensão na partida se reflete no gráfico como o maior alcance do encontro. Pura casualidade? Então, não! O reach de Twitter e Facebook aumentou consideravelmente desde as 21:40 horas, coincidindo com os pênaltis. Chile venceu a seleção cafeteira quando William Tesillo (CO) perdeu a última cobrança e Alexis Sánchez goleou, terminando 5-4 a favor da ‘Roja’. E assim, Chile garantiu seu lugar na semifinal da Copa América.

 

A semifinal: o triunfo esmagador do ceviche

Semifinal-PT_alcance das redes sociaisEnquanto o Chile tinha o sonho de conseguir o tricampeonato (campeões da Copa América 2015 e da Copa América Centenário 2016), Peru o destruiu. Com uma vitória de 3-0 sobre a ‘Roja’, a seleção peruana passou a final do campeonato para disputar o título em campo contra o anfitrião deste ano: Brasil.

Na semifinal, os picks de alcance correspondem com: o início da partida (20:30h) e também com o intervalo antes do segundo tempo (21:15h aproximadamente).

Há outros momentos-chave que explicam as subidas no gráfico. No minuto 21, Peru faz seu primeiro gol. Este feito coincide às 20:50h com um aumento de reach. E ocorre o mesmo às 21:08h, quando o placar se atualiza em 2-0 a favor dos peruanos.

Às 21:30h começa o segundo tempo. E de novo, às 22:15h ocorre uma subida. O reach aumenta a 4,5%. Logo quando Peru marcou o terceiro gol.

Por último, às 22:20h, Eduardo Vargas (CH), o Turboman, perdeu um pênalti. E assim, Chile perdeu a oportunidade de golear antes que terminasse o encontro. Sendo eliminado do campeonato, comprovando que “quem perdoa, perde”.

 

A briga pelo bronze

Bronce-PT_alcance das redes sociaisNão é um dejá vu. Desta vez, Argentina e Chile se enfrentaram em campo para definir o terceiro e quarto lugares do campeonato. Diferente de 2015 e 2016, quando disputaram a final da penúltima edição das Copas América e Centenário, respectivamente.

Às 15:03h o apito do árbitro anunciou o início do encontro, que corresponde ao primeiro aumento do alcance evidenciado no gráfico.

Às 15:15h, a seleção albiceleste fez o seu primeiro gol. Nos cinco minutos consecutivos, subiu novamente o reach. Às 15:25h, Argentina fez o seu segundo gol (2-0) e quatro minutos mais tarde (15:29), o “rei Arturo” (Arturo Vidal) recebeu um cartão amarelo. O alcance no Twitter e Facebook se manteve igual.  

Até que. às 15:45h se evidencia uma subida espetacular. Por quê? De forma justa são expulsos do jogo Messi (AR) e Gary Medel (Chile), ao receberem ambos cartão vermelho. Minutos mais tarde (15:49h aproximadamente), Erick Pulgar (Chile) foi penalizado com um cartão amarelo. Vários acontecimentos, em poucos minutos, que foram registrados com alterações no reach.

O que aconteceu às 16:15h? Arturo Vidal fez um gol no minuto 59 da partida. Os gols e o incremento no alcance dessas redes sociais têm uma relação direta.

 

Uma final muito canarinha

Final-PT_alcance das redes sociaisPara a última partida da Copa América, usamos os dados de comportamento de nossos painelistas premium no Chile e os comparamos com os dados do nosso painel no Brasil.

Há diferenças no alcance? Os brasileiros reagiram de forma mais contundente aos gols de sua seleção. Amostra disso é o pico de reach às 16:15 horas.

No Chile, o tiro livre da seleção peruana (minuto 16 da partida) coincidiu com um aumento no gráfico. Não se observaram diferenças significativas no reach no Brasil.

O gol do Peru que mudou o placar para 1-1 (minuto 44 do jogo) provocou uma leve subida de alcance no Chile às 16:45h. Às 16:50h a seleção verde-amarela voltou a marcar. E isso ocasionou um pico em ambos os países, sendo maior no Brasil.

O 3-1 a favor do Brasil, já quase no final da partida, ocasionou uma das subidas mais altas, superando 5% de alcance.

E é assim como o scratch, se consagrou campeão da Copa América 2019. O que significou seu nono título continental.

 

Como realizar esta análise?

 Toda esta análise foi possível graças aos usuários terem instalado, com consentimento prévio, um tracker em seus dispositivos. Este tracker permitiu observar e registrar seu comportamento digital durante um dos eventos esportivos mais importantes do continente americano. É assim que podemos determinar o alcance das redes sociais.

Com dados de comportamento podemos conhecer, dentre outras coisas, como os aplicativos são utilizados e o que as pessoas pesquisam na Internet. Além disso, é possível cruzar estes dados com informação de profiling para ter um perfil muito mais completo do consumidor.

Graças a este cruzamento, sabemos que no Chile os mais futeboleiros são pessoas entre 25 e 34 anos de idade. O alcance do Facebook e do Twitter nesta faixa etária superou os 30%.

Se você quer saber o que mais é possível fazer com este tipo de dado, leia esta matéria e baixe nosso e-book que explora todas as possibilidades dos dados de comportamento.

dados comportamentais 101

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.