5 conselhos para recrutar participantes em comunidades online

No campo das Comunidades Online é bastante comum nos encontrarmos com projetos que não tenham mais de 100 participantes e uma duração de não mais de seis meses. Na verdade, a grande maioria de nossas comunidades têm uma duração de menos de 15 dias e uma média de 50 participantes cadastrados.

Nesse tipo de comunidades, o recrutamento é ativo. Ao contrário do recrutamento passivo, os usuários não se cadastram na comunidade de forma “casual”, mas são especificamente convidados a participar e devidamente informados sobre a meta que se pretende atingir com a realização da pesquisa.

Sem dúvida alguma, o recrutamento para projetos qualitativos é uma questão complexa que ainda precisa de uma profunda pesquisa metodológica. De todas formas, temos procurado detectar alguns dos problemas com os quais o setor se encontra:

  • Falta de compreensão do target procurado. Às vezes, a informação e as expectativas sobre o target desejado não são as mesmas para todas as partes envolvidas: recrutadores, agências e clientes.
  • Tentativas de enviesamento. Em certas ocasiões, é fornecido um excesso de informação sobre o target procurado no momento do recrutamento.
  • Dificuldade de substituição. Quando um participante fraudulento for detectado, este deverá ser imediatamente retirado do projeto e convidar-se outra pessoa para ocupar seu lugar.
  • Estresse nos tempos do projeto. Cada projeto precisa de seu tempo; é melhor realizar uma comunidade de 15 dias, na qual os participantes tenham que participar um total de sete dias, que uma comunidade de sete dias, na qual os participantes tenham que participar todos os dias de forma consecutiva.
  • Subestimação do recrutamento. É quando o cliente ou o management não dá o suficiente valor à questão do recrutamento e, como consequência, são utilizadas fontes de captação errôneas. Como resultado disso, temos baixos índices de resposta, convites catalogados como spam, dificuldade dos participantes em acessar à plataforma digital, não realização de projetos sobre targets com baixas incidências, e, no pior dos casos, recrutamento de participantes fraudulentos.

O primeiro conselho que queremos dar a todos vocês é que o recrutamento deve ser realizado através de um painel, cujo foco seja a retenção de seus membros e que aposte pela qualidade. Desta forma, os problemas indicados no ponto referente à subestimação do recrutamento serão maioritariamente resolvidos.

Com um painel de qualidade, além de se poder contar com um sistema de incentivos poderoso, cria-se também um ambiente onde o participante recebe uma atenção constante, sabendo que sua privacidade e segurança estão garantidas em todo o momento.

Se seguimos o primeiro conselho, podem surgir em nossa mente perguntas como: Como poderei captar o participante correto?, ou: Um bom respondedor de pesquisas de opinião é um bom participante em uma comunidade online?

Agora vamos imaginar que temos dois candidatos para participar em uma comunidade. O primeiro se chama Juan, é de Bogotá, trabalha em um banco, é casado, tem dois filhos, e é membro de um painel. Além disso, mostrou ter interesse em participar em uma comunidade online. Por outro lado, temos o Alfonso, que tem exatamente o mesmo perfil que o Juan. Nesta situação, devemos nos perguntar se os dois serão bons participantes em uma comunidade de pesquisa online.

E a resposta é: não necessariamente. Enquanto em uma pesquisa de opinião, é essencial o critério da representatividade, o que procuramos em um participante de uma comunidade é que ele seja alguém com ideias e facilidade de comunicação, que goste de se expressar de forma racional e também emocional, e que sinta interesse em debater e partilhar suas opiniões com outras pessoas.

Por este motivo, o segundo conselho é que vocês acrescentem perguntas abertas na pesquisa de opinião de recrutamento que permitam analisar qual participante é o mais adequado para participar na comunidade. Não só é preciso garantir que os participantes se adequam aos perfis requeridos pelo target, mas também que sejam capazes de responder extensa e razoavelmente às perguntas abertas que pretendemos fazer-lhes sobre o tema de nosso estudo.

O terceiro conselho crucial é a comunicação:

  • Sejamos claros e transparentes. Participar em uma comunidade requer seu tempo e um certo esforço e concentração, mas os participantes serão compensados por isso. As condições para se obter os incentivos devem ser muito claras. Talvez custará um pouco mais conseguir interessados em participar, mas seu compromisso será muito maior e a taxa de cadastro e participação na comunidade será proporcionalmente beneficiada.
  • Deixar a comunicação nas mãos do proprietário da base de dados. O convite é chave do sucesso. Abaixo apresentam-se dois exemplos reais que revelam os melhores índices de participação:

img_1

Quarto conselho. A pesquisa de opinião de recrutamento deve ser breve e clara. O objetivo principal é explicar bem as condições do projeto e descobrir se eles estão interessados em participar ou não. Se vocês utilizam um painel que contém uma ampla informação de perfil como é o caso do nosso, devem utilizar essa informação para detectar o target correto.

Quinto e último conselho. A plataforma digital deve estar integrada com a base de dados para que, no momento em que um participante receba um convite, possa acessar à comunidade sem necessidade de se cadastrar. São muito importantes os primeiros minutos de vida de uma comunidade para garantir que o participante se comprometa com o projeto, qualquer inconveniente que ele perceba pode ser um bom motivo para abandonar o projeto.

 

---

E com essa última entrega, terminamos os posts sobre Comunidades Online. Esperamos que tenha sido de muita utilidade!

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.