De qual amostra eu necessito?

Através desse post, você irá solucionar a pergunta "De qual amostra eu necessito?"

Antes de iniciarmos o conteúdo, gostaríamos de compartilhar alguns links importantes e relacionados com o conceito de Amostra:

  • Descubra como definir o tamanho da amostra

  • Conheça todas as técnicas de amostragem

 

Inúmeras vezes surge uma dúvida ao realizarmos uma pesquisa através de uma base de dados de e-mail ou algum estudo relacionado aos painéis online: Qual amostra eu devo usar? Qual amostragem você me recomenda?

O número de respostas necessárias para que minha pesquisa seja representativa e possa ultrapassar os dados dependerá dos seguintes fatores:

  • Tamanho da Amostra: Quanto maior o número de entrevistas, maior será a probabilidade de que a amostra represente a população a ser estudada. Tenha em mente que a amostragem não é probabilística. Nem todo o universo tem a mesma probabilidade de participar (pelo simples fato de que não podem ser forçados a fazer). Pode-se dizer que quanto mais entrevistas forem realizadas, melhor será o estudo. Sempre utilizando grupos/cotas e extraindo da forma mais aleatória e diversa  possível.
  • Erro de Amostra: É a margem de erro que estamos dispostos a assumir se não for possível entrevistar todo o universo. Normalmente são usadas em torno de 2 a 5% aproximadamente, o que significa que os resultados obtidos nessa pesquisa não será exatamente o mesmo que perguntar para 100% de toda a população, este resultado estará entre 2 ou 5 pontos percentuais para cima ou para baixo. (Por exemplo: Se eu fizer uma pesquisa na qual eu meço a minha cota de mercado (% das pessoas que compram o seu produto) e obter que é 30% com uma margem de erro de +/- 3%, isso significa que a população real estará entre o intervalo de 27% e 33%).
  • Nível de Confiança: É a probabilidade de que os dados que estão analisados da população (Por exemplo, a % dos consumidores que compram o seu produto) esteja dentro do intervalo da margem de erro. Normalmente são estes valores: 95, 99 e 99,9%. Quanto maior o número, maior a amostra que necessitamos. Por exemplo, um nível de confiança de 99% indica que, se na pesquisa eu obtive 30% da população que consome minha marca com uma margem de erro de 3%, eu tenho chances de que 99% da minha cota de mercado real esteja entre 27 e 33%.

Após levar em conta todos esses fatores, precisamos conhecer muito bem nosso universo de estudo. Temos que fazer as seguintes perguntas: "Quem é o meu público-alvo? Que opiniões eu preciso? O que necessito desenvolver?" Se a pesquisa online é sobre o clima laboral num escritório, o universo será todos os funcionários da empresa. Se a pesquisa se trata de consumidores, o universo será todas as pessoas que compram habitualmente meu produto. A definição deste grupo  será a chave para um estudo de qualidade.

Uma vez definido o target (universo), é necessário calcular o tamanho da amostra. Retomando o exemplo da amostra sobre os funcionários da empresa, os dados estão disponíveis. Se for necessário entrevistar somente uma cota do mercado, é provável que os dados que foram usados para a estimativa não estejam disponíveis.

Abaixo encontramos exemplos de Tamanhos da Amostragem:

netquest

 

 • Acessar a calculadora do Tamanho da Amostra

 

Carlos Ochoa nos ajuda a entender porque quando o tamanho do universo é maior, a porcentagem (%) da amostra que necessitamos aparece menor.

"Se você tem um universo de 2 pessoas e entrevista uma (O tamanho da amostra é 50%, certo?). Utilizando este cenário de universo pequeno, o erro que você pode cometer é muito grande. (Por exemplo, se eu quero saber o sexo, e entre as 2 pessoas eu tenho um homem e uma mulher e na amostragem eu utilizo somente o homem, estarei muito enganado). No entanto, se o universo são 1.000 pessoas, e amostragem é de 50%, é evidente que, com 500 pessoas na amostra, vou me equivocar muito pouco".

 

Fico com alguma dúvida? Por favor, escreva sua dúvida nos comentários e nossa equipe irá ajudá-lo o mais rápido possível!

Muito obrigada por seguir nosso blog!

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.