November 16, 2015 | Admin

De qual amostra eu necessito?

Através desse post, você irá solucionar a pergunta "De qual amostra eu necessito?"

Antes de iniciarmos o conteúdo, gostaríamos de compartilhar alguns links importantes e relacionados com o conceito de Amostra:

  • Descubra como definir o tamanho da amostra

  • Conheça todas as técnicas de amostragem

 

Inúmeras vezes surge uma dúvida ao realizarmos uma pesquisa através de uma base de dados de e-mail ou algum estudo relacionado aos painéis online: Qual amostra eu devo usar? Qual amostragem você me recomenda?

O número de respostas necessárias para que minha pesquisa seja representativa e possa ultrapassar os dados dependerá dos seguintes fatores:

  • Tamanho da Amostra: Quanto maior o número de entrevistas, maior será a probabilidade de que a amostra represente a população a ser estudada. Tenha em mente que a amostragem não é probabilística. Nem todo o universo tem a mesma probabilidade de participar (pelo simples fato de que não podem ser forçados a fazer). Pode-se dizer que quanto mais entrevistas forem realizadas, melhor será o estudo. Sempre utilizando grupos/cotas e extraindo da forma mais aleatória e diversa  possível.
  • Erro de Amostra: É a margem de erro que estamos dispostos a assumir se não for possível entrevistar todo o universo. Normalmente são usadas em torno de 2 a 5% aproximadamente, o que significa que os resultados obtidos nessa pesquisa não será exatamente o mesmo que perguntar para 100% de toda a população, este resultado estará entre 2 ou 5 pontos percentuais para cima ou para baixo. (Por exemplo: Se eu fizer uma pesquisa na qual eu meço a minha cota de mercado (% das pessoas que compram o seu produto) e obter que é 30% com uma margem de erro de +/- 3%, isso significa que a população real estará entre o intervalo de 27% e 33%).
  • Nível de Confiança: É a probabilidade de que os dados que estão analisados da população (Por exemplo, a % dos consumidores que compram o seu produto) esteja dentro do intervalo da margem de erro. Normalmente são estes valores: 95, 99 e 99,9%. Quanto maior o número, maior a amostra que necessitamos. Por exemplo, um nível de confiança de 99% indica que, se na pesquisa eu obtive 30% da população que consome minha marca com uma margem de erro de 3%, eu tenho chances de que 99% da minha cota de mercado real esteja entre 27 e 33%.

Após levar em conta todos esses fatores, precisamos conhecer muito bem nosso universo de estudo. Temos que fazer as seguintes perguntas: "Quem é o meu público-alvo? Que opiniões eu preciso? O que necessito desenvolver?" Se a pesquisa online é sobre o clima laboral num escritório, o universo será todos os funcionários da empresa. Se a pesquisa se trata de consumidores, o universo será todas as pessoas que compram habitualmente meu produto. A definição deste grupo  será a chave para um estudo de qualidade.

Uma vez definido o target (universo), é necessário calcular o tamanho da amostra. Retomando o exemplo da amostra sobre os funcionários da empresa, os dados estão disponíveis. Se for necessário entrevistar somente uma cota do mercado, é provável que os dados que foram usados para a estimativa não estejam disponíveis.

Abaixo encontramos exemplos de Tamanhos da Amostragem:

netquest

 

 • Acessar a calculadora do Tamanho da Amostra

 

Carlos Ochoa nos ajuda a entender porque quando o tamanho do universo é maior, a porcentagem (%) da amostra que necessitamos aparece menor.

"Se você tem um universo de 2 pessoas e entrevista uma (O tamanho da amostra é 50%, certo?). Utilizando este cenário de universo pequeno, o erro que você pode cometer é muito grande. (Por exemplo, se eu quero saber o sexo, e entre as 2 pessoas eu tenho um homem e uma mulher e na amostragem eu utilizo somente o homem, estarei muito enganado). No entanto, se o universo são 1.000 pessoas, e amostragem é de 50%, é evidente que, com 500 pessoas na amostra, vou me equivocar muito pouco".

 

Fico com alguma dúvida? Por favor, escreva sua dúvida nos comentários e nossa equipe irá ajudá-lo o mais rápido possível!

Muito obrigada por seguir nosso blog!

Admin

About the author

Admin | Marketing and Innovation Manager

FREE EBOOK

The essentials of online data collection

Download ebook

Netquest Blog Archives

Search and discover over last years latest market research topics.

View the archives

Assine no nosso blog

Receba as últimas notícias aqui ou no seu email.

Subscribe to our blog

netquest-blog-suscription-shape-illustration

Hey!

It looks that you are enjoying what you've been reading

Want to read more?

Hey!

It looks that you are enjoying what you've been reading

Want to read more?

Have access to more genuine content, subscribe to our blog.

I'm already subscribed. Close