5 dicas para uma pesquisa online eficiente

Neste artigo exploramos os principais highlights sobre o uso de novas tecnologias da pesquisa online. Por isso, compartilhamos a continuação 5 dicas:

 

1. Internet na pesquisa

A internet surgiu para complementar os métodos de pesquisas e as principais vantagens percebidas são: redução de custos diante aos métodos offline, velocidade dos resultados, acesso a targets específicos, riqueza dos estímulos online e aumento da necessidade dos clientes para ações digitais.

Atualmente existem alguns obstáculos que a pesquisa online enfrenta, como a dificuldade de alcançar pessoas de classes baixas, idosos, zona rural e o público teen, porém o maior desafio enfrentado pelos profissionais é a desconfiança do cliente. A ausência de um entrevistador oferece respostas mais sinceras e sem interferências externas, aumentando a qualidade da informação, medida através da relação entre confiança e validade dos dados:

pesquisa online

Qualidade = Confiança x Validade

Vale destacar que o online possibilita inúmeras oportunidades, como questionários dinâmicos e interativos, multi-plataformas, estudos multi-países e diversas formas de coleta de dados.

 

 2. Obtendo amostra na internet

A obtenção da fonte de dados amostral é realizada de forma interna (empregados e clientes) ou externa, através de painéis online. Podem ser denominados como: "Comunidades de pessoas que participam de estudos de mercado e opinião, em troca de algum incentivo". Os painéis estão divididos em abertos e fechados, onde o aberto permite realizar registros públicos através de campanhas massivas e o fechado por meio de registros privados através de convites personalizados.

Quando falamos de amostras online, um ponto muito relevante é analisar como são realizadas as ações de fidelização de colaboradores. Podem ser divididas em duas vertentes:

fidelidade 

3. Coleta de dados online

Na era digital, onde a pesquisa é constante, o questionário continua sendo a ferramenta mais adequada para a coleta de dados, pois é flexível, especializado e fácil. Nossas recomendações para a realização de um bom questionário são:

  • Adaptabilidade para a plataforma digital (mobile, tablet e desktop)
  • Funcionalidades criativas e interativas
  • Cuidado com o "yes-saying", ou seja, a tendência do entrevistado responder sim
  • Formular perguntas com escalas específicas e possibilitar boas referências para obter resultados mais eficientes

 

4. Gestão do campo online

Um painel online não é representativo, ele permite obter amostras representativas. Teoricamente, é possível utilizar qualquer técnica de amostragem, porém na prática a maioria dos estudos são realizados através da amostragem por quotas. A amostragem por quotas consiste em repetir a mesma proporção de elementos de cada camada da população. Os elementos da amostra não são selecionados através de sorteio.

O trabalho de campo online é uma tarefa precisa, pois os resultados são obtidos de forma muito veloz, conforme ilustra a figura.

Tabla

Como o primeiro dia de campo resulta numa alta taxa de respostas, nossa recomendação é ter muita atenção ao realizar os procedimentos prévios ao questionário, estabelecer uma previsão individual, realizar envios seletivos e relatórios online.

 

5. Novas formas de pesquisar

Atualmente um método que merece destaque é a medição passiva de opiniões e dados através de um Tracker. Trata-se de uma aplicação informática instalada nos dispositivos dos painelistas, com seu consentimento, que registra seus dados de navegação. Com esta ferramenta, é possível realizar estudos sobre os hábitos e comportamentos dos consumidores através dos dados observacionais.

Saiba mais sobre esta ferramenta neste post ou através do nosso webinar titulado como "A fragmentação digital"

Para finalizar, não existe método perfeito. O que precisa ser feito é saber quando e como usar o melhor método em casa situação.

Ebook gratuito - Fundamentos da coleta de dados online

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.