Nossa opinião genuína sobre o Esomar World Congress

Durante os dias 27, 28, 29 e 30 de Setembro, ocorreu em Dublin o ESOMAR World Congress 2015, e toda a equipe da Netquest esteve presente nesta 68º Edição, vivida através de intensas jornadas de conteúdo em que participamos como ESOMAR Latin America Partner.

No entanto, foi a primeira vez que a Netquest  participa como oradora do paper“When should we ask, when should we measure?” (Quando devemos perguntar, quando devemos observar?), apresentado pelo nosso CEO e fundador Germán Loewe em parceria com a pesquisadora Melanie Revilla da Universidade Pompeu Fabra. O estudo compara as diferenças entre duas formas de coleta de dados: ativa ou declarativa: obtida através de pesquisas e passiva, captada através da observação do comportamento online mediante a uma análise feita em nossos painéis.

 Germán Loewe apresentando o paper “When should we ask, When should we measure?”

O evento tinha como tema principal: Revelations, e nós decidimos utilizar este mesmo insight para revelar nossa mais recente campanha global de comunicação: Where genuine opinion meets genuine behavior, que representa nossa aposta pela combinação de ambos os métodos de coleta de dados (declarativos e passivos), assim como a importância da qualidade dos mesmos: a qualidade só é possível alcançar através de uma participação genuína das pessoas que formam nosso painel na América Latina, Espanha e Portugal.

Pessoalmente, apreciei inúmeros conteúdos do ESOMAR World Congress e gostaria de destacar uma frase da Insites Consulting na palestra “Turning shopper insights into company wide memes”: As pessoas são 'consumidores' durante algumas horas do dia, o restante são apenas seres humanos".

Conheça as opiniões genuínas de toda nossa equipe que participou do ESOMAR World Congress 2015 em Dublin.

Equipe Netquest reunida em nosso stand

 

Melanie Revilla

Pós-Doutorada em Pesquisa, Universidade Pompeu Fabra

Eu venho do mundo acadêmico e participar deste congresso foi uma experiência incrível. Foi uma verdadeira produção, com apresentações muito bem desenhadas, speakers experientes em atrair e captar a atenção das pessoas durante todo o tempo, foi surpreendente. Os participantes pareciam de filme: psicólogo dançarino que aprendeu a ler com 22 anos e fez um doutorado ou um explorador que cruzou 2 polos e descobriu uma cidade perdida no Saara. Foi muito interessante assistir as apresentações de market research.

Andreas Wech

Diretor Internacional de Vendas, Netquest

Foi um grande evento. A organização foi excepcional e a oportunidade de conhecer especialistas de todo o mundo é muito valiosa. Apesar de ser um pouco "old school" sobre utilizar cartões de visita, eu gostei muito do sistema de Poken (permitindo uma troca de informações entre os participantes do evento apenas com um "toque" do dispositivo), pois me ajudou a lembrar melhor das pessoas com que pude conversar durante o congresso.

De acordo com o feedback apresentado pelos participantes (não só aqueles que assistiram a nossa apresentação), o conhecimento do mercado sobre a coleta de dados passivos aumentou fortemente durante o último ano, por isso opino que temos o conjunto adequado de produtos no momento certo!

Carlos Ochoa

Diretor de Marketing e Inovação, Netquest

ESOMAR tem uma vasta experiência em congressos, é referência no setor, mas temos que enfatizar sua extraordinária capacidade de organização, sempre impecável e a cada edição, surpreendente. Nesta ocasião, a colhedora cidade de Dublin foi o local escolhido para a apresentação do evento.

A palestra "keynote" feita por Susan HayesCulleton infelizmente não estava a altura do congresso, pois o conteúdo apresentado foi irrelevante e sem inspiração para o setor. Geralmente o keynote é uma das apresentações mais esperadas, pois abre com chave de ouro os conteúdos e, neste caso, faltou expertise e conteúdo técnico de qualidade. A respeito do auditório, existiam gigantes televisores, onde a qualidade da imagem e do áudio eram perfeitas, porém houve um imprevisto. O rodapé das apresentações não tinha visibilidade através da plateia e todos os participantes e palestrantes foram avisados com antecedência e não foram prejudicados, porém as próprias apresentações corporativas da ESOMAR e dos keynotes não obedeceram esta regra, totalmente incompreensível.

Gostaria de destacar a incrível possibilidade de coincidir com muita gente relevante do setor e a qualidade de várias palestras. Eu estive presente somente nos dias 28 e 29 e os fatores que mais me encantaram durante esses 2 dias foram:

  • Insights2020 – Driving Customer Centric Growth (Christina Jenkins do LinkedIn Reino Unido e Frank van den Driest da Millward Brown Holanda): Interessante estudo sobre as organizações que se focaram em clientes, suas vantagens obtidas e quais fatores permitiram realizar esta mudança. Apresentação muito clara e inspiradora!
  • Blasting 10 Big Data Myths with 10 Panel Data Examples (Annie Pettit da Peanut Labs Canada): Annie tem uma capacidade de apresentar questões complexas de forma clara e divertida. Nesta ocasião, enfatizou que o Big Data nada mais é do que a evolução da pesquisa em comparação com o passado. Sua encenação é sempre cômica e divertida e, durante esta ocasião, distribuiu chocolates para os participantes que responderam corretamente suas perguntas.
  • Contextual Actions Speak Louder than Words, The impact of context on liking of beer using behavioural and implicit measures (Jasper Scheir e Ludovic Depoortere da Haystack International Bélgica e Sjoerd Koornstra da Heineken Internacional Holanda): Este foi um dos principais insights que levei pra casa deste ESOMAR. Os apresentadores questionaram a viabilidade de realizar um teste as cegas para cervejas. Por que realizamos testes as cegas ou em salas, quando o consumo desses produtos ocorrem em outro tipo de ambiente? Os ambientes fazem parte dessa experiência e devem ser medidos e considerados. Esse estudo expressa como a qualidade da informação ao testar novos produtos no ambiente correto influencia em melhores resultados de pesquisa.
  • The Theory of the Crime, What market researchers can learn about insight from a real life murder case (David Bakken da Foreseeable Futures Group USA): Sou apaixonado por este tema e sem dúvida, considerei essa palestra como uma das mais originais. David comentou a respeito de um crime para revelar como a ponderação Bayesiana permite ponderar de uma forma mais equilibrada nossa propensão a atribuir probabilidades em certas ocasiões. Um acusado que, aparentemente parece culpado, quando aplicamos o conceito de probabilidade a priori e probabilidade posteriori, pode ser que tenha apenas 25% de possibilidades de ser culpado. O apresentador concluiu o uso deste pensamento em  Market Research aplicado a probabilidade de êxito do lançamento de um novo medicamento.
  • Less is More: Being Deprived Often Brings out the Best, The added value of deprivation techniques in research (David McCaughan da Bibliosexual Tailândia e Vanessa Oshima da Coca-Cola Japão): Interessante palestra sobre como a "privação" pode nos ajudar a pesquisar melhor. Atualmente trabalhamos com MAIS: mais informações, mais plataformas, mais questionários... Devemos nos privar de certos dados ou sentimentos, para nos ajudar a exercitar nossa própria imaginação e encontrar novos insights e resultados. Para finalizar, gostaria de enfatizar: Sempre vale a pena assistir o ESOMAR WORLD, você nunca sai vazio de conteúdo!

Joaquim Bretcha

Diretor da Unidade de Negócios Internationais, Netquest / Conselheiro-Membro da ESOMAR Member 2015-2016

Como sempre, ESOMAR nos ofereceu um congresso de excelente qualidade, cuidando de todos os detalhes a nível extremo. Este grande encontro do setor de pesquisa de mercado nos permite conhecer colegas de todo o mundo.

Um dos temas mais destacados em Dublin foi a medição observacional que a digitalização das nossas vidas permite. Neste sentido, Netquest se destacou com a apresentação “When should we ask, when should we measure?”. Outro destaque foi a apresentacao do megaestudo Insights2020 – Driving Customer Centric Growth que falava sobre o contexto do setor e as tendências esperadas.

Pessoalmente, como sou conselheiro da ESOMAR, devo afirmar que estou muito satisfeito. Avançamos muito compartilhando a nova estratégia "ESOMAR Growth 2017", foi um tema muito bem-vindo. Os representantes da ESOMAR realizaram muita discussão e reflexão sobre o setor, onde todos estão ansiosos para contribuir e fazer com que a cada ano, a ESOMAR esteja mais forte em inúmeros países.

 Conselheiros ESOMAR 2015 - 2016

Infelizmente a presença de participantes da região da América Latina foi um pouco limitada em comparação com o grande protagonismo africano e asiático no congresso. Sabemos que os custos dos congressos internacionais são um pouco elevados, mas pelo bem da comunidade de pesquisadores, uma maior presença LATAM resultaria numa maior influência deste mercado de forma internacional. Podemos afirmar que os conselheiros da ESOMAR estão trabalhando para que presença de latinos americanos estejam mais presente em futuras edições.

Ano que vem o encontro será em Nova Orleans de 18 a 21 de Setembro. Temos um ano todo pela frente para implementar as aprendizagens desta edição e nos prepararmos para os próximos desafios em 2016!

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.