Google: "El Capitán" de oportunidades digitais

Através da famosa cancão mexicana "La Bamba", Google divulgou o novo formato do seu app Google Translate por meio de um vídeo interativo e animado que mostra os atributos dessa tecnologia junto com o conceito de traduzir o mundo, vencer a barreira dos idiomas e aproximar as pessoas (muito parecido com o que acontece num bar quando começa a tocar "La Bamba").

O app promete traduzir palavras através da captura de imagens. Paula Rizzo, do blog Update or Die, comenta que o desenvolvimento desta tecnologia foi baseado no Word Lens, que permite uma tradução em tempo real de até 27 idiomas (por enquanto). Basta apontar a câmera do seu smartphone para uma palavra ou frase que deseja traduzir e "voilá".

[youtube]https://youtu.be/06olHmcJjS0[/youtube]

  •  Como funciona essa tecnologia?

Desenvolvida junto com a Quest Visual (criadora do Word Lens), essa tecnologia permite que a câmera de um dispositivo móvel registre determinado texto e traduza seu conteúdo sem mudar a interface, ou seja, na prática, o usuário pode ler placas, anúncios e todo tipo de conteúdo estrangeiro pela “lente” do aparelho, afirma Paulo Alves do blog Tech Tudo.

O aplicativo permite traduzir páginas, placas de informação, incorporar traduções simultâneas em textos ou narrações, entre outras. Torna-se praticamente indispensável numa viagem internacional onde não se sabe o idioma local.

E o Google não tem a intenção de parar esse "barco", eles afirmam que não há fronteiras para o futuro, e constantemente aplicarão melhorias neste app. Além de ser uma multinacional de serviços online e representar o site de busca mais popular do mundo, cada vez mais o Google investe em inovação e desenvolvimento tecnológico para oferecer a sociedade.

  •  Aplicativos X comportamento

Através do boom do desenvolvimento tecnológico, constantemente criam-se novas soluções e plataformas que facilitam a vida das pessoas, otimizam processos, substituem métodos, criam novos hábitos, entre outros, porém uma característica em comum é a mudança de comportamento e as relações interpessoais entre os indivíduos que utilizam esses apps.

Podemos analisar o caso do WhatsApp, multiplataforma gratuita de mensagens instantâneas para smartphones. Atualmente apresenta uma cobertura global de mais de 800 milhões de usuários ativos, onde são enviadas mais de 30 bilhões de mensagens por dia.

A ferramenta permite a troca de mensagens, imagens, vídeos, mensagens de áudio e ligações gratuitas para qualquer contato que também possuir o app. Com custo zero, alta praticidade e plataforma moderna, o WhatsApp substituiu as mensagens SMS, mudando a forma como as pessoas se comunicam.

  •  Qual a relação de "La Bamba" com o setor de pesquisa de mercado?

A tecnologia amplia as possibilidades e abre as portas para a pesquisa, pois permite que indivíduos de qualquer parte do mundo tenham um contato "próximo" com conteúdos estrangeiros, se relacionando com outras culturas, novidades e tendências, ou seja, cada vez mais a distância física não apresenta uma barreira. Como não há limitações, as oportunidades de conhecimento e aprendizagem são inúmeras.

Como os aplicativos e as soluções multi-telas estão cada vez mais integradas, sobretudo do mundo offline ao online, este fato chama a atenção das empresas a nível mundial. A necessidade de desenvolver táticas para aumentar a vantagem competitiva e atender as novas necessidades do consumidor é uma estratégica eficaz para aumentas as vendas.

Para satisfazer a essas necessidades, as organizações precisam conhecer em profundidade o que mudou no comportamento do consumidor e suas experiências em relação a produtos e serviços de consumo.

As empresas do setor precisam caminhar lado a lado com o desenvolvimento tecnológico e compreender de forma íntima todas as inovações e novas plataformas de comunicação que irão surgir, pois "para bailar la bamba se necesita una poca de gracia".

bamba

 Acompanhe o desenvolvimento de tendências e novidades do setor de research em nosso blog!

Esperamos você no próximo post!

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.