Tipos de itens das pesquisas online

Muita gente nos pergunta quais são os diferentes tipos de itens que podem ser utilizados em uma pesquisa online. Vamos definir aqueles que acreditamos ser os mais usados na maioria dos questionários:

Toipos de itens

1) Pergunta de Resposta Única (Single Response)

Aquele tipo de pergunta cuja resposta é fechada e somente permite eleger uma alternativa como resposta. As opções de respostas podem ser: escala numérica (por exemplo: 1 - 10), escala nominal (muito satisfeito - muito insatisfeito) ou qualquer tipo de categoria. Por exemplo:

15-post-imgs-tipos-itens-pesquisa-0115-post-imgs-tipos-itens-pesquisa-02

15-post-imgs-tipos-itens-pesquisa-03

 

A análise deste item pode ser realizada utilizando tanto as taxas de resposta (%) ou alguma escala usando a média estatística.

 

2) Pergunta de Resposta Múltipla

Semelhante ao item de resposta única, porém permite selecionar mais de uma opção de resposta. É muito útil para perguntar sobre hábitos de consumo.

15-post-imgs-tipos-itens-pesquisa-04

A análise dessas questões são feitas através da análise de cada resposta separadamente, uma vez que, basicamente todas as categorias podem ser analisadas como se fossem uma pergunta separada (por exemplo: você associa suco ao café da manhã? sim/não). A soma de todas as porcentagens nunca é 100%, pois cada porcentagem faz referência ao número de pessoas que marcaram essa categoria.

15-post-imgs-tipos-itens-pesquisa-05

3) Pergunta de Matriz Simples

São combinações de várias perguntas de resposta única com as mesmas categorias de respostas de uma tabela ou matriz. A finalidade é economizar espaço e facilitar a resposta ao usuário, o fato é que se o número de linhas ou colunas for muito extenso, causa maior dificuldade e cansaço ao entrevistado.

15-post-imgs-tipos-itens-pesquisa-06

4) Pergunta de Matriz Múltipla

Permite verificar várias opções de linha ou coluna. São mais complicadas para o usuário entender, por isso, é recomendada para explicar bem quantas respostas são necessárias como mínimo.

15-post-imgs-tipos-itens-pesquisa-07

5) Perguntas Abertas

Nesse tipo de pergunta se introduz uma caixa de texto e o usuário descreve sua opinião. Um arquivo é gerado com todas as respostas dadas e os textos são analisados em conjunto.

15-post-imgs-tipos-itens-pesquisa-08

6) Perguntas Numéricas/Soma

São aquelas em que o usuário necessita inserir respostas numéricas. Elas podem ser simples (como idade ou número de filhos) ou tipo soma:

15-post-imgs-tipos-itens-pesquisa-09

 

Aqui você encontra maiores informações sobre pesquisas Interativas.

Ebook gratuito - Fundamentos da coleta de dados online

 

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.