Pesquisas nas eleições

Passadas as eleições, muitas pessoas ainda ficam com dúvidas em relação às pesquisas que, durante todo o momento de campanha eleitoral, nos acompanham e nos mostram qual candidato está na frente e até mesmo os vencedores em cada cargo eleito.

O Data Folha e Ibope fizeram uma cartilha para os leigos entenderem os levantamentos feitos e se os dados sempre refletem a realidade que se passa no eleitorado.

Abaixo, algumas perguntas comumente feitas e suas respostas:

Pesquisa de Intenção de Voto: o que é?

Após a contratação da pesquisa, é preciso fazer definições de seu foco, prazos estipulados para entrega de informações, o seu conteúdo, que universo esta pesquisa vai abranger e identificar a amostra (como será feita a seleção desta amostra, que tamanho ela deve ter, que técnicas serão utilizadas nas amostras). Após estes passos, é preciso estabelecer o que chamamos de “instrumentos de pesquisa”: os questionários que serão apresentados, se terá cartões, planilhas etc. É preciso fazer um treinamento com os pesquisadores, colher e checar os dados e processar e analisar estes. Por último, é feita a divulgação dos resultados. E é preciso ficar de olho e acompanhar os desdobramentos desta ação.
eleicoes

Amostra de uma Pesquisa: como é escolhida?

A definição das amostras pode ser feita de várias maneiras nas pesquisas eleitorais. Por exemplo: quando trata-se de levantamento de informações nacionais ou estaduais, os grandes institutos sorteiam ou escolhem os municípios que entrarão na pesquisa, em seguida definem os bairros destas regiões e os locais onde serão feitas as pesquisas. Os entrevistados serão selecionados sem critério pré-definido de acordo com o seu sexo, idade e nível de instrução. Para conseguir estes dados, o IBGE, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são consultados.

Quantidade de pessoas entrevistadas: existe uma quantidade mínima para isso?

Geralmente os institutos utilizam uma amostra mínima de 300 pessoas em cada cidade. Mas isso vai depender da segmentação e da precisão de informações solicitados nos resultados. Nas pesquisas municipais o Ibope seleciona em duas partes: na primeira, são escolhidos os bairros e também os participantes das entrevistas são escolhidos. Após, é feita uma seleção considerando cotas proporcionais, de sexo, faixa etária, nível de instrução e setor econômico em que se encontra. Para calcular as proporções, são consultados dados provenientes do IBGE.

Pesquisa de Eleição Presidencial: qual é o número mínimo de entrevistados?

O Datafolha informa que as amostras nacionais são constituídas em uma quantidade de 2 mil até 2500 entrevistados. No entanto, não há tamanho mínimo ou um tamanho pré-estabelecido como ideal para uma amostra em pesquisa eleitoral. Deve-se levar em conta a representatividade, como é feita a seleção dos entrevistados.

Pesquisas para Eleições Municipais X Eleições Presidenciais: quais são as diferenças?

Na hora de elaborar as pesquisas, não existem muitas diferenças. Mas realmente os resultados das duas pesquisas são bastante diferentes. De acordo com informações do Ibope, nota-se que as mulheres são mais incisivas nas questões sobre o município, já que o assunto em pauta está mais presente em seu dia a dia, envolvendo questões como saúde e educação dos filhos.

O que é a  Margem de Erro?

Qualquer pesquisa tem uma margem de erro na amostra. Isso se deve ao fato de que todas utilizam o que é chamado de “amostra probabilística”. Para calcular este erro, é preciso considerar o tamanho e a heterogeneidade da amostra bem como dos resultados obtidos. Geralmente, a margem de erro que é divulgada, é sobre o máximo estimado de erro para uma amostra aleatória simples. Considerando este erro amostral, estabelece-se um intervalo de confiança, que são limites para mais e para menos em relação ao valor obtido.

Quanto tempo é preciso para que se obtenha o resultado de uma pesquisa?

O tempo para se obter o resultado da pesquisa não é estabelecido por regra alguma. Isso acontece porque esta estimativa depende de algumas questões, como a importância que o eleitor atribui a determinado acontecimento, o quanto este será mencionado na imprensa, o quanto o eleitor irá conhecer o assunto entre outros itens importantes. Ainda, pode ser que surjam fatos que alterem os resultados das intenções de voto, até mesmo em véspera de eleição, e outros que são mais demorados.

Como posso ter certeza de que a pesquisa é confiável?

Cada pesquisa sempre irá depender de alguns fatores importantes, como: que técnicas foram utilizadas no estudo; se as perguntas e questionários foram bem feitos, se os responsáveis pelas entrevistas foram bem treinados, se as análises foram feitas corretamente, com isenção de resultados. Ainda, podem garantir a confiabilidade e qualidade de uma pesquisa a maneira como a mesma é apresentada e como seus resultados são divulgados. E por fim, tratando-se de eleições, é importante que a pesquisa tenha registros no TRE ou TSE.

Conheça a nossa Calculadora de Amostras.

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.