A perigosa deriva dos painéis abertos (passivos)

Texto Original: Carlos Ochoa,  27 de Novembre 2011

Para poder entender facilmente o que quero passar com este post, recomendo acessar o seguinte site: Compare Pesquisas.

O slogan do site é uma declaração evidente de suas intenções: “COMPARE PESQUISAS conectando você às melhores empresas de pesquisa de mercado”. E a afirmação é 100% verdadeira. Você acessa o site, indica sexo e idade, e ele lhe oferece registro nos principais painéis online de pesquisa existentes. Completando um simples formulário, eles mesmos se encarregam de registrar a todos de forma automatizada e massiva (a página de registro está encabeçada pela frase “Quanto mais você adiciona, mais chances você tem de aumentar seus ganhos!”). E não estamos falando de painéis pequenos de empresas locais, mas sim de “grandes” painéis internacionais, painéis que estão dando suporte a uma parte importante de produção mundial de pesquisas.

Estou convencido de que nenhum pesquisador deseja que o trabalho de campo de seus projetos venha a ser preenchidos por pessoas que chegam às suas pesquisas deste modo. Estamos falando de pessoas que se registram simultaneamente a todos os painéis, movidos unicamente pela recompensa e que são massivamente sobrecarregados de pesquisas (o sobrecarregamento que muitos painéis praticam sobre seus membros é somado às pesquisas provenientes de vários painéis). Em outras palavras, autênticos profissionais de pesquisa.

 

Por que está ocorrendo algo assim? A resposta é fácil: porque estes painéis são abertos (captação passiva), e permitem ao usuário registrar-se voluntariamente, sem convite. É totalmente o contrário da definição de amostragem, um processo no qual deveríamos selecionar de forma aleatória os indivíduos a serem pesquisados dentro dos membros do universo. O que acontece é que todos estes painéis online estão colocando as condições para que sejam os usuários aqueles que decidem “integrar-se” a amostra.

 

É francamente preocupante o caminho que se vislumbra no horizonte da pesquisa comercial. As grandes empresas de campo online que permitem o registro voluntário de seus painelistas estão fazendo o setor entrar em uma perigosa espiral em que todos serão prejudicados, caracterizada por dois fenômenos que se alimentam mutualmente:

  1. Trabalhando com profissionais de pesquisa, a qualidade dos resultados está decaindo e o valor percebido pelo cliente final vai inevitavelmente decrescer, afetando a confiança do cliente na pesquisa como disciplina.
  2. Queda de preços: Os clientes pagam pelo que recebem, e produzindo-se deste modo eles estarão dispostos a pagar cada vez menos. E pagar menos alimenta o problema: criar painéis fechados no qual o registro não seja voluntário (mas sim por convite) é mais caro, então o único modo de baixar os preços é seguir indo ladeira abaixo na redução da qualidade do registro. Isto nos leva a mais práticas como a do www.comparepesquisas.com.br

Convido a todos os profissionais do setor de pesquisa para que pensem sobre este assunto. O pesquisador deve conhecer detalhadamente como são os processos de registro, incentivação e pesquisa dos painéis online com os quais trabalha. A supervisão que está sendo feita no campo telefônico e pessoal (escutas aleatórias de pesquisa, recontato telefônico dos pesquisados...) deve ser feita também nos painéis. E esta supervisão começa por saber se um painel é aberto ou fechado, algo tão simples como acessar ao site dos painelistas e tentar registrar-se. Caso consiga, é um painel aberto.

 

De nossa parte, para as empresas de campo online que atuam com painéis fechados como a Netquest, devemos nos aprofundar em duas áreas: a) dar maior transparência ao que fazemos e como fazemos, melhorando a percepção do pesquisador para que este possa transmitir ao seu cliente o valor do que fazemos (e cobrar por isto) e b) promover formas objetivas de medir a qualidade dos painéis.

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.