December 1, 2011 | Enric Cid

A perigosa deriva dos painéis abertos (passivos)

Texto Original: Carlos Ochoa,  27 de Novembre 2011

Para poder entender facilmente o que quero passar com este post, recomendo acessar o seguinte site: www.comparepesquisas.com.br

O slogan do site é uma declaração evidente de suas intenções: “COMPARE PESQUISAS conectando você às melhores empresas de pesquisa de mercado”. E a afirmação é 100% verdadeira. Você acessa o site, indica sexo e idade, e ele lhe oferece registro nos principais painéis online de pesquisa existentes. Completando um simples formulário, eles mesmos se encarregam de registrar a todos de forma automatizada e massiva (a página de registro está encabeçada pela frase “Quanto mais você adiciona, mais chances você tem de aumentar seus ganhos!”). E não estamos falando de painéis pequenos de empresas locais, mas sim de “grandes” painéis internacionais, painéis que estão dando suporte a uma parte importante de produção mundial de pesquisas.

Estou convencido de que nenhum pesquisador deseja que o trabalho de campo de seus projetos venha a ser preenchidos por pessoas que chegam às suas pesquisas deste modo. Estamos falando de pessoas que se registram simultaneamente a todos os painéis, movidos unicamente pela recompensa e que são massivamente sobrecarregados de pesquisas (o sobrecarregamento que muitos painéis praticam sobre seus membros é somado às pesquisas provenientes de vários painéis). Em outras palavras, autênticos profissionais de pesquisa.

Por que está ocorrendo algo assim? A resposta é fácil: porque estes painéis são abertos (captação passiva), e permitem ao usuário registrar-se voluntariamente, sem convite. É totalmente o contrário da definição de amostragem, um processo no qual deveríamos selecionar de forma aleatória os indivíduos a serem pesquisados dentro dos membros do universo. O que acontece é que todos estes painéis online estão colocando as condições para que sejam os usuários aqueles que decidem “integrar-se” a amostra.

É francamente preocupante o caminho que se vislumbra no horizonte da pesquisa comercial. As grandes empresas de campo online que permitem o registro voluntário de seus painelistas estão fazendo o setor entrar em uma perigosa espiral em que todos serão prejudicados, caracterizada por dois fenômenos que se alimentam mutualmente:

  1. Trabalhando com profissionais de pesquisa, a qualidade dos resultados está decaindo e o valor percebido pelo cliente final vai inevitavelmente decrescer, afetando a confiança do cliente na pesquisa como disciplina.
  2. Queda de preços: Os clientes pagam pelo que recebem, e produzindo-se deste modo eles estarão dispostos a pagar cada vez menos. E pagar menos alimenta o problema: criar painéis fechados no qual o registro não seja voluntário (mas sim por convite) é mais caro, então o único modo de baixar os preços é seguir indo ladeira abaixo na redução da qualidade do registro. Isto nos leva a mais práticas como a do www.comparepesquisas.com.br

Convido a todos os profissionais do setor de pesquisa para que pensem sobre este assunto. O pesquisador deve conhecer detalhadamente como são os processos de registro, incentivação e pesquisa dos painéis online com os quais trabalha. A supervisão que está sendo feita no campo telefônico e pessoal (escutas aleatórias de pesquisa, recontato telefônico dos pesquisados...) deve ser feita também nos painéis. E esta supervisão começa por saber se um painel é aberto ou fechado, algo tão simples como acessar ao site dos painelistas e tentar registrar-se. Caso consiga, é um painel aberto.

De nossa parte, para as empresas de campo online que atuam com painéis fechados como a Netquest, devemos nos aprofundar em duas áreas: a) dar maior transparência ao que fazemos e como fazemos, melhorando a percepção do pesquisador para que este possa transmitir ao seu cliente o valor do que fazemos (e cobrar por isto) e b) promover formas objetivas de medir a qualidade dos painéis.

Enric Cid

About the author

Enric Cid | Managing Director Netquest USA

FREE EBOOK

The essentials of online data collection

Download ebook

Netquest Blog Archives

Search and discover over last years latest market research topics.

View the archives

Assine no nosso blog

Receba as últimas notícias aqui ou no seu email.

Subscribe to our blog