Tecnologia para comunidades online. O que devemos considerar?

Dos três artigos que realizaremos sobre Comunidades Online de Pesquisa, o primeiro está centrado na tecnologia necessária para realizar esse tipo de projeto.

Queremos lembrá-los de que nós, os pesquisadores de mercados, temos a obrigação de ficar sempre atentos às mudanças tecnológicas para podermos desenvolver novas metodologias e obtermos melhores insights para nossos clientes. As mudanças tecnológicas podem oferecer melhorias no processo (maior eficiência), melhorias na qualidade do dado, ou podem comportar a criação de metodologias totalmente novas.

As Comunidades de Online Pesquisa não são novas, mas atualmente sua utilização está experimentando um forte crescimento devido, em grande medida, à melhoria da tecnologia utilizada.

A tecnologia aplicada às comunidades online forma parte do que se conhece como Social Software. O Social Software é um conjunto de programas informáticos que favorecem a integração de pessoas e informação visando implementar um trabalho colaborativo entre usuários. Com os avanços da última década observados na Web 2.0 e na Social Media, ocorreu uma autêntica revolução no uso dos Social Softwares.

O uso massivo dos softwares sociais não está restringido às redes sociais, tendo-se infiltrado fortemente no âmbito da gestão empresarial e na sociedade da informação.

Qualquer software social deve:

  • Permitir a seus usuários criar, comunicar, colaborar, partilhar e aprender
  • Permitir o agrupamento de seus membros em grupos
  • Estar disponível na interface web (incluindo celulares)

1_imatge

Seja qual for o âmbito de aplicação, uma tecnologia de Social Software deve permitir escutar o diálogo natural de seus membros.

Como deve ser a tecnologia ideal para uma comunidade online de pesquisa?

Podemos utilizar mídias sociais para coletar dados únicos que não poderiam ser obtidos com nenhuma outra técnica existente. Mas, para isso, necessitamos de uma tecnologia focada exclusivamente na pesquisa.

Esta tecnologia é uma ferramenta de participação assincrônica, isto é, os participantes não têm de estar conectados ao mesmo tempo para poderem realizar as atividades. Portanto, não são plataformas pensadas para realizar grupos focais, chats ou entrevistas em profundidade.

Em seguida exporemos os três eixos tecnológicos que qualquer plataforma de comunidades online de pesquisa deve considerar:

  • Tecnologia de rede social

Qualquer tecnologia de comunidades online deve ter características semelhantes às das redes sociais mais utilizadas atualmente.

A plataforma de comunidade deve ser device-agnostic, isto é, poder ser utilizada em qualquer dispositivo. Além disso, o software não deve ser intrusivo, ou seja, o acesso à comunidade é feito através do correio eletrônico ou do app móvel do painel, sem necessidade de baixar nenhum software.

É imprescindível que a plataforma disponibilize ferramentas sociais que permitam que os usuários sigam alguém, partilhem um estado de opinião, subam arquivos multimídia diretamente do dispositivo ou da câmera do celular, marquem comentários como preferidos, recebam notificações, etc.

Para finalizar, queremos lembrar que os projetos são globais e necessitamos de uma tecnologia concebida para oferecer sistemas plurilíngues de qualidade.

  • Tecnologia de pesquisa

Como comentamos acima, as comunidades online de pesquisa  devem ter aspectos semelhantes às redes sociais, mas não são totalmente parecidas, já que sua tecnologia deve adaptar-se às necessidades da pesquisa de mercados. Em seguida, revisaremos o conjunto de aspectos técnicos necessários para se poder falar de uma comunidade de pesquisa.

O primeiro aspecto técnico a considerar refere-se a segurança e privacidade. Estes dois elementos são de cumprimento obrigatório para garantir o futuro de nosso setor e a participação sincera em qualquer projeto. É imprescindível que uma plataforma de comunidades online esteja certificada pela norma ISO 27001.

É necessário ter uma assistência técnica de qualidade. Um canal de suporte bem estruturado e definido, que permita dar uma resposta rápida, é totalmente imprescindível.

Ao contrário das redes sociais, o moderador, em uma plataforma de pesquisa, pode estar interessado em ocultar os comentários de outras pessoas antes que uma pessoa participe em certa atividade. Esta ação técnica, que deve estar disponível em qualquer comunidade, é conhecida como ativação ou não do controle de amostra enviesada.

Também existe uma opção técnica muito interessante conhecida como tags e segmentos. É muito útil para o moderador poder marcar comentários com um tag, para poder localizar comentários de forma mais fácil e rápida. Um tag comum poderia ser “influente”, “seguidor”, “material de apresentação”, etc. No entanto, a segmentação é útil para poder produzir relatórios, controlar quotas ou para lançar uma atividade só para um segmento específico.

Se nos centrarmos na usabilidade do moderador, é imprescindível avaliar o painel de controle da comunidade. A plataforma digital deve ter um espaço destinado à gestão global do projeto. Deve ser um espaço de controle onde o pesquisador possa visualizar rapidamente a taxa de resposta de cada atividade, as pessoas que acessaram no último dia, o número de atividades criadas, os tags utilizados, os posts recentes, etc. Se uma plataforma não tem um controle de comando, não pode ser utilizada como ferramenta de pesquisa.

2_imatge

Seguindo ainda a perspectiva do moderador, a tecnologia deve ter uma seção destinada à criação de filtros de conteúdo para poder realizar exportações temáticas a ficheiros do Word ou do Excel e permitir fazer o download de todos os arquivos multimídia que os participantes tenham podido partilhar.

3_imatge

Para finalizar este eixo de tecnologia para a pesquisa, abordaremos agora sua parte essencial: as atividades. As atividades que a plataforma permite criar marca a diferença entre uma ou outra tecnologia. A plataforma deve ter ao menos opções de: blogue, painéis de discussão, pesquisas de opinião simples, criação de livros de imagens, e atividades que permitam avaliar imagens de forma coletiva.

4_imatge

  • Tecnologia para relacionar-se com os participantes

Como veremos no segundo artigo, o participante é o ponto-chave do sucesso do projeto de pesquisa. Por esse motivo, as ferramentas de comunicação, usabilidade e desenho são fatores básicos e devem estar bem desenvolvidas.

Uma opção que precisa de estar indiscutivelmente disponível é uma ferramenta capaz de abrir um canal de comunicação com os participantes de forma individualizada, de forma coletiva, em segmentos, ou com pessoas que não tenham realizado (ou sim) certas atividades.

Para terminar, queremos lembrar que o ambiente é essencial para garantir uma boa participação. As plataformas devem ter sido desenhadas com uma aparência que seja familiar aos participantes. Por esse motivo, a plataforma da Netquest incorpora o look & feel da nossa marca de painel, assim os participantes sabem que estão em todo o momento em um ambiente conhecido e seguro.

---

Esperamos que esses conselhos possam servir para avaliar corretamente a parte tecnológica de uma plataforma de comunidades online de pesquisa, se bem que, como veremos em posts posteriores, o tratamento dado ao participante e o recrutamento desempenham um papel igual ou até mais importante para se conseguir que um projeto com essas características seja um verdadeiro sucesso.

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.