3 truques para melhorar a experiência dos usuários

Muitas vezes nos perguntamos: “ Por que sentimos carinho por alguns produtos? Como as marcas carregam um pedacinho do nosso coração? O que elas fazem para captar nossa atenção e admiração? Trata-se de algum feitiço ou bruxaria?"

Através deste post, você irá descobrir como esta mágica é feita para deixar os usuários encantados, conectados e engajados.

Atualmente existem mais de 973 milhões de sites, 2 milhões de aplicativos e 215 grandes redes sociais competindo entre si para captar a atenção e o carisma dos consumidores.. e esse número não para de crescer!  A cada segundo multiplicam-se a quantidade de plataformas e o número de usuários online.

O que fazer para tirar o coelho da cartola e agradar a toda esta gente?

Há 20 anos atrás, existiam poucos canais de contato com as  marcas, os consumidores eram oprimidos de suas vontades e desejos. Com o boom da internet e o crescimento de redes sociais, passou a existir inúmeros canais de contato que se relacionam entre si , funcionando 24 horas, sem descanso, férias e feriados. Devido a esta evolução rápida e constante das plataformas digitais, o consumidor se acostumou com a velocidade da internet e suas aspirações caminham com a mesma pressa.

Estamos falando de um período desafiador, onde todos nós estamos cada vez mais expostos a tecnologia. Os usuários querem experiências genuínas que trazem conforto, facilidade e um senso de conexão, exigindo pouco esforço e incríveis resultados.

Para compreender como começar não é necessário bola de cristal. Podemos aprender como melhorar a experiência dos usuários através de 3 passos:

1- Personalidade

A American Psychological Association (APA) define a personalidade como as "qualidades psicológicas e únicas de um indivíduo que influenciam vários padrões de comportamento característicos (aparente ou oculto) em diferentes situações e ao longo do tempo". Pode ser utilizada para descrever um conjunto de características e peculiaridades que um indivíduo possui e que o diferencia dos demais. Nossa personalidade reflete nossa forma de pensar, agir e como nos sentimos em relação ao nosso redor.

O grande motor de sucesso é a diferenciação, transmitindo uma imagem que torne a marca única e que a faça sobressair diante aos seus concorrentes. Pessoas se identificam com pessoas e para fazer com que os consumidores sintam-se mais engajados com as histórias, as marcas devem se humanizar e descobrir sua personalidade através do auto-conhecimento, expondo suas atitudes de forma transparente, onde seus valores, sentimentos e características sejam visíveis.

 2- Tom de voz

Pode ser definido como um fio condutor que alinha sua comunicação do início ao fim, sendo uma parte integrante da sua estratégia. É a partir deste tom que você irá transmitir informações, resolver problemas, reagir às críticas e tudo que relacionado com a imagem da sua marca diante a seus  usuários, obtendo um sentimento de identificação e partilha de valores entre ambas as partes.

Esse diálogo é essencial para chamar a atenção sobre quem você é e o que você vende. A linguagem usada para interagir com seus fãs é o que determinará sua imagem e reputação. Os consumidores não querem se sentir como apenas clientes que podem gerar lucro para sua empresa, querem participar de uma comunicação humana e autêntica.

Para encontrar o tom de voz da sua empresa, você poderá se basear nos 3 C's: cultura, comunidade e conversação. 

  • Cultura: Em que sua marca acredita? Quais são seus valores e sua missão? Qual é o seu diferencial?
  • Comunidade: Saiba claramente quem é seu target e preste atenção na linguagem utilizada uns com os outros
  • Conversação: Qual sua personalidade e autenticidade? Como utilizar esses fatores para iniciar essa discussão?

Definir e desenvolver o tom de voz irá enriquecer não só a experiência dos usuários, mas possibilita conhecer melhor a imagem da sua empresa e quais valores ela passa para seus consumidores. O tom de voz é essencial para criar uma conexão sólida e transformar seus consumidores em clientes fiéis.

3- Tradução

Para fechar o ciclo, é importantíssimo transmitir todos esses conceitos através de uma linguagem clara, objetiva e personalizada, com palavras e expressões do vocabulário dos seus usuários. Por isso, sabemos da importância de conhecê-lo em profundidade, entender seu comportamento, valores, ansiedades e atitudes e fazer com que a comunicação se encaixe em suas expectativas.

Por exemplo, se seu target for público jovem, você precisará trabalhar com informalidade, irreverência e proximidade. No caso de um target formado por professores universitários, a tradução dessa mensagem será mais técnica, formal e rigorosa.

 Se você deseja oferecer melhores experiencias para os usuários, não existe ilusionismo nem abracadabra.

O caminho é simples: busque informações, tendências e novidades do mercado, estude e trabalhe intensamente para evoluir. Para melhorar a experiência dos usuários, nós aconselhamos que todos os profissionais tenham sempre um grande truque escondido na manga: surpreenda a si mesmo!

Texto inspirado na publicação do site Medium.

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.