Comunidades Online, seu meio social à medida

Colabore, crie e co-crie com as melhores participações e a melhor tecnologia!

Estamos muito felizes em poder comunicar a todos vocês que atualmente a Netquest está oferecendo uma vasta gama de serviços com uma nova plataforma digital para comunidades de pesquisa ou MROCs (Market Research Online Communities). Esta plataforma, quando combinada com a nossa tecnologia e os nossos painéis, gera muitas oportunidades no campo da pesquisa qualitativa online.

De acordo com o GRIT Report 2016, as comunidades de pesquisa online são uma das técnicas de coleta de dados que mais vão crescer durante este ano. Este dado não nos surpreende, já que nos últimos anos temos observado um claro crescimento dessa metodologia, gerando insights muito valiosos e úteis para todas as empresas que decidiram implementar esta técnica.

Com este serviço, a Netquest tem por objetivo, além de poder satisfazer a demanda latente dos pesquisadores, melhorar substancialmente o sucesso deste tipo de projeto no setor. Por este motivo, nos próximos meses vamos publicar posts relacionados com a metodologia de pesquisa em comunidades online, com foco especial no processo de recrutamento e no participante.

communities_blog

 

Importância metodológica

Nas próximas publicações, vamos partilhar com vocês nossa experiência no recrutamento de participantes para comunidades de pesquisa. Mostraremos a importância de se eleger corretamente os participantes de uma comunidade. Por exemplo, de dois participantes igualmente válidos para realizar uma pesquisa de opinião, só um deles é válido para garantir uma boa participação na comunidade. Por isso, vamos expor os motivos que nos levam a realizar uma seleção deste tipo. Também apresentaremos exemplos de boa e má comunicação e o seu efeito sobre o recrutamento. Além disso, analisaremos a opinião dos participantes depois de terem formado parte de uma comunidade online, para melhor entender quais são as boas práticas para se garantir uma boa experiência e fomentar assim uma boa participação. Como podem ver, esta técnica abriu um novo mundo na pesquisa sobre a pesquisa (research on research), sendo necessário que todos aprendamos com ela para podermos conseguir aquilo que tanto almejamos: opiniões válidas.

Como garantimos o sucesso em uma comunidade de pesquisa online? Foco no participante e qualidade da base dados

Atualmente podemos afirmar que uma das chaves do sucesso é ter uma base de dados de grande qualidade que permita fazer um recrutamento excelente. Esta qualidade é garantida com um painel poderoso, com pessoas altamente perfiladas e com informação sobre a disponibilidade delas para participar em estudos qualitativos online. Também se pressupõe que as pessoas que formam parte do painel sentem confiança e têm a segurança de que estão em ambientes conhecidos, seguros e que receberão, como sempre, um atendimento personalizado e um bom incentivo pela sua participação. Isso passa necessariamente por dispor de uma plataforma digital totalmente integrada com o painel e que permita realizar qualquer tipo de atividade como podem ser debates, atividades de co-criação, pesquisas de opinião, blogues diários, subir fotos e vídeos com o celular, criar mapas de calor, etc.

Se você é pesquisador, confie no recrutamento e na tecnologia das comunidades da Netquest e centre-se apenas na moderação e na pesquisa. O resto é por nossa conta.

Descubra mais sobre a nossa plataforma nos próximos posts.

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.