Janeiro 23, 2015 | Oriol Llauradó

Escala de Likert: O qué é e como utilizá-la

O que é?

A escala de Likert tem a honra de ser um dos itens populares mais usados nas pesquisas.

Ao contrário das perguntas sim/não, a escala de Likert nos permite medir as atitudes e conhecer o grau de conformidade do entrevistado com qualquer afirmação proposta.

É totalmente útil para situações em que precisamos que o entrevistado expresse com detalhes a sua opinião. Neste sentido, as categorias de resposta servem para capturar a intensidade dos sentimentos dos respondentes.

Um exemplo seria a seguinte afirmação: "Estou satisfeito com os produtos da empresa LexCorp" junto com a tabela de classificação:

 

likert-scale-faces-BR.jpg

 

Item de Likert VS Escala de Likert

Estritamente falando, a pergunta acima é um item de Likert. Considerando que, se apresentarmos vários itens Likert e somarmos as pontuações de cada indivíduo pesquisado, teremos como resultado uma escala de Likert. Importante: Somente devemos somar as avaliações dos itens se os conteúdos forem similares.

 

Tipos de ítem Likert

Podemos usá-lo para medir diferentes atitudes e comportamentos de um entrevistado. Por exemplo, podemos usá-lo para encontrar:

  • O nível de concordância de uma afirmação.
  • A frequência com que determinada atividade é realizada.
  • O nível de importância atribuída a uma atividade específica.
  • A avaliação de um serviço, produto ou empresa.
  • A probabilidade de realização de ações futuras.

Quantos níveis o ítem deve ter?

Entre os pesquisadores, não há consenso claro. Provavelmente o item mais utilizado é o nível 5, mas também são utilizados 4, 7 ou 10. O que sabemos é que quanto mais níveis, mais respostas distintas teremos. Numa pesquisa com 5 itens Likert, normalmente os entrevistados tendem a evitar duas opções extremas, ou seja, teremos pouca variação (conhecido como viés de tendência central).

Por outro lado, estudos concluíram que a partir de 7 a 8 níveis os resultados não sofrem muita variação, apresentando um ótimo rendimento.

 

likert-scale-did-u-know-BR.jpg

 Como lidar com os resultados?

Uma vez completado o questionário, cada elemento pode ser analisado separadamente ou, em certos casos, as respostas a um conjunto de itens de Likert podm ser somadas e obter um valor total. O valor atribuído a cada posição é aleatório e determinado pelo próprio investigador / desenhador da pesquisa.

Através desse resultado, podemos calcular a média, mediana ou moda. A mediana e a moda são a métrica mais interessante, porém a interpretação da média numérica de categorias como "concordo" ou "discordo", não nos dá informação relevante. Normalmente, nas pesquisas comerciais, os dados obtidos serão tratados como um intervalo e não como dados ordinais, embora vale lembrar que na literatura científica há um amplo debate metodológico a respeito.

Vantagens de Likert

  • Do ponto de vista do desenho do questionário, é uma escala fácil de se construir.
  • Do ponto de vista do entrevistado, oferecemos a possibilidade da intensidade da sua opinião em perguntas complexas.
  • Na Internet funciona especialmente bem: é muito visual, o entrevistado pode fazer comparações entre os itens, modificações e ajustes a sua resposta com facilidade, como podemos ver neste exemplo.

 

Inconvenientes de Likert

  • Por um lado, duas pessoas podem obter o mesmo valor na escala de Likert com diferentes opções escolhidas
  • É difícil trabalhar com respostas neutras, como: "não concordo nem discordo".
  • Os entrevistados tendem a concordar com as declarações apresentadas. É o fenômeno que conhecemos como acquiescence bias

 

Nós Recomendamos

  • Uma boa escala de Likert deve ser simétrica, ou seja, conter o mesmo número de categorias positivas e negativas.
  • Recomenda-se que a escala tenha um ponto central, de modo que os entrevistados possam selecionar essa opção em caso de indecisão ou neutralidade.
  • Se utilizarmos várias escalas ao longo do questionário, é interessante que sejam iguais ou muito parecidas em termos de estrutura e níveis. As alternativas positivas e negativas devem estar na mesma região para evitar confundir o participante.
  • Alguns pesquisadores dizem que a escala de Likert não é a melhor maneira de conhecer uma opinião sincera porque as vezes não contém a intensidade da opinião do entrevistado. Uma alternativa que soluciona este problema é a tecnologia online através de um controle deslizante (slider), onde o pesquisador pode indicar a intensidade sua opinião de forma peculiar, como podemos ver neste exemplo).
  • Finalmente, como uma alternativa para a escala de Likert, propomos o uso de escalas específicas, que têm maior validade e qualidade estatística. 

 

Se você quer expandir seu conhecimento, te recomendamos ler:

Wikipedia - Escala de Likert

Escala Likert - Coisas que todo pesquisador deve saber

Como fazer uma avaliação Likert

Informações-chave para a tomada de decisão

4 coisas que você provavelmente não sabia sobre Escalas de Likert

Qual é a sua experiência usando a escala de Likert? Que vantagens ou desvantagens você acha que tem? Convidamos vocês a continuar o debate nos comentários desse post.

Oriol Llauradó

Sobre o autor

Oriol Llauradó |

FREE EBOOK

The essentials of online data collection

Download ebook

Netquest Blog Archives

Search and discover over last years latest market research topics.

View the archives

Assine nosso blog

Receba as últimas notícias aqui ou em seu e-mail.

Blog Subscribe PT

Ao enviar este formulário, você aceita a Política de Privacidade da Netquest.