Focus group online: a migração necessária

Inovar. Um verbo que todos nós conhecemos e já ouvimos antes. Significa mudar ou modificar alguma coisa, introduzir algo novo. Então, se conhecemos esta palavra, por que inovar parece ser algo complicado? Talvez, porque a adaptação às mudanças não seja tão fácil para todos.

O mesmo vale para as pesquisas de mercado, considerando que nossa indústria tem uma história amplo. Para entender as opiniões e comportamentos das pessoas, tem seguido determinadas técnicas.

focus group onlinePara inovar ou renovar algo, tudo começa - vale a redundância - desde o início. Se experimentarmos coisas novas, podemos ter uma ideia de se gostamos ou não delas, ou se são processos ou ferramentas que se adequam às nossas necessidades.

Hoje vamos falar sobre algo novo: os focus group online. Um focus group é uma interação entre indivíduos. Um encontro de pessoas em que um tema específico é debatido ou discutido. Em um blog anterior, abordamos mais detalhes sobre esta metodologia.

Nesta ocasião, compartilhamos uma avaliação com os prós e contras dos focus group online. Com esta abordagem, você pode avaliar por si próprio se você quer começar esta nova aventura.

 

Prós

  • Fazer o focus group online é uma alternativa mais rápida em comparação com o focus group presencial. Além disso, você não precisa ter um espaço ou local físico para fazer um.

  • Em uma reunião presencial, as normas sociais são compreendidas e estão sempre em vigor. O ecossistema digital incentiva as pessoas a se sentirem confortáveis. Portanto, suas opiniões são muito mais honestas.

  • Eles são muito mais flexíveis. Essa flexibilidade ajuda a tornar os grupos de pessoas mais diversificados. Porque as barreiras de localização ou tempo são superadas. As pessoas podem se conectar onde quer que estejam, desde que tenham Wi-Fi.

  • Tecnologia para facilitar a pesquisa. Os focus group online ajudam a aumentar a eficiência e até mesmo obter insights mais interessantes do que aqueles que você poderia obter pessoalmente.

  • Facilita a participação. O ambiente online incentiva o diálogo com muitas pessoas.

 

Contras

  • Capturar as expressões faciais e observar a linguagem corporal é mais difícil.

  • A interação entre pessoas, muitas vezes, não é facilmente alcançada. É por isso que o moderador precisa se esforçar mais para gerar isso.

  • É mais difícil saber quando as pessoas não entendem uma pregunta ou se estão confusas. A menos que digam explicitamente.

  • A atenção dos participantes pode ser perdida facilmente. A nossa sugestão é usar uma plataforma atrativa que também promova a interatividade.

 

Como fazemos isso na Netquest?

focus group online_1A Netquest se encarrega de recrutar os participantes que você está procurando. Nós fazemos isso através do nosso painel de acesso online. A partir daí, nós selecionamos os painelistas que atendem ao perfil que você precisa.

Nós temos um compromisso com os nossos painelistas e isso é uma prioridade para nós. Por esta razão, nós também gerenciamos os incentivos a serem entregues às pessoas que participaram da sessão. Nós não só gerenciamos mas, também, os entregamos diretamente no formato Korus (pontos Netquest que podem ser resgatados em nossa loja online).

Nós queremos te dar todas as facilidades para que você possa fazer os focus group online. Usamos a tecnologia Webex, uma plataforma que permite conectar até 100 participantes. Ainda assim, nossa sugestão é manter grupos de no máximo seis participantes. Se você precisar do serviço de moderação, nós podemos ajudá-lo a terceirizar um moderador.

Por fim, em termos de duração, recomendamos que a sessão ou as sessões que você organiza não durem mais do que uma hora.

 

Preparar, apontar, vai!

Com tudo o que você leu até aqui, você tem em suas mãos o conhecimento básico. Com esse conhecimento, você pode colocar em prática! Lembre-se, os focus group online são uma das ferramentas mais utilizadas para projetos qualitativos. Agora você pode combinar o que já sabe com os benefícios do ecossistema digital. Então, é hora de experimentar as discussões em grupo!

Se você tiver dúvidas ou quiser saber como podemos te acompanhar nessa trajetória, entre em contato conosco escrevendo para a gente para que possamos conversar sobre isso.

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.