Interrogação à audio matching

Chaves que você deve saber

Sempre gostei de série policial de televisão. Nas séries, uma equipe de profissionais (criminologistas, policiais, psicólogos e até mesmo "mentalistas") coloca toda a sua engenhosidade e diversas habilidades a serviço de um objetivo comum: descobrir a verdade ou o que é o mesmo: parar o vilão e fazê-lo acabar na prisão, que é onde ele precisa estar. Mas, sem dúvida, o que mais gosto das séries de crimes é a quantidade de ferramentas inovadoras e incríveis disponíveis à sua disposição: lasers infravermelhos, programas de reconhecimento facial e detecção de mentiras...milagres da tecnologia que são os verdadeiros protagonistas da história.

audio matching

Bem, se olharmos um pouco, a pesquisa de mercado tem muitas semelhanças com a pesquisa criminológica: ambas procuram entender "o que aconteceu" ou "o que está acontecendo". Em ambas, equipes de vários tipos de profissionais são obrigadas a colocar sua experiência a serviço da pesquisa; e em ambas, é claro, as tecnologias desempenham um papel determinante.

Em relação à investigação de mídia e conteúdo, hoje em dia estamos incluindo uma tecnologia que parece saída do melhor filme de policiais e ladrões: o audio matching. E para comemorar sua chegada, hoje eu assumo o papel de entrevistador para lhe trazer 5 perguntas (e suas respostas) com tudo que você precisa saber para conhecer a nova ferramenta para pesquisadores.

 

O que é audio matching?

O audio matching é uma nova ferramenta disponível no mundo da pesquisa de exposição à mídia e conteúdos que permite que você descubra o que o novo consumidor está ouvindo na era social através do som ambiente captado de seus celulares.

 

Como funciona?

Assim como os policiais nas séries e nos filmes identificam o suspeito contrastando uma impressão digital encontrada na cena do crime com todas as informações que possuem em seu banco de dados, a tecnologia de audio matchaudio matching fingerprinting usa faixas de áudio no lugar de impressões digitais e músicas e conteúdo audiovisual no lugar de criminosos e vilões. Você não vê como? Bem, continue lendo!

A primeira coisa é criar o banco de dados com os "suspeitos habituais", que neste caso não são mais que as músicas, áudios comerciais ou programas de televisão que queremos rastrear. Se precisarmos rastrear um conteúdo longo (por exemplo, um programa de televisão ou todo o conteúdo de uma estação de rádio ou televisão), o áudio será dividido em diferentes faixas de áudio.

O próximo passo é capturar o som ambiente dos telefones do nosso público alvo. É aí que a mágica começa: a tecnologia de reconhecimento automático de conteúdo é capaz de contrastar em tempo real o som gravado através dos dispositivos com as faixas de áudio previamente armazenadas no banco de dados, até encontrar uma correspondência. Et voilà: Suspeito identificado!🕵️

 audio-Matching-how-it-works-animation-BR

 

Qual é a contribuição do audio matching para a pesquisa?

O audio matching abre as portas para muitas novas possibilidades de medição da exposição de audiências aos conteúdos audiovisuais. Combinando novas tecnologias com o know-how de anos de experiência em pesquisa on-line, é possível conhecer o alcance dos conteúdos de televisão e rádio, medir a efetividade publicitária de campanhas de televisão, rádio ou internet e até mesmo realizar auditorias de conteúdo, levando em conta o consumo de mídia e o consumo sobreposto. 

 

Que tipo de dados podem ser obtidos?

Nesse ponto, o policial malvado que mora em mim começa a vislumbrar as possibilidades, mas tem muitas perguntas sem resposta. Perguntas como: Que tipo de dado é gerado por meio do audio matching? Como combinar esses dados no restante obtido através de outras fontes de dados?

Mas o audio matching não nos decepciona, mostrando que tem respostas para tudo. Porque os dados coletados através desta tecnologia são, de fato, muito semelhantes a outros dados observacionais. Assim, eles podem ser combinados facilmente com outras fontes. Além disso, como os dados comportamentais, eles podem ser apresentados em vários níveis.

 Tipos de dados

1. Dado puro ou primário
2. Dado tabulado
3. Dados visuais



 

Respeita o GDPR e protege as PII?

Não poderíamos terminar nossa sessão de interrogatório sem aproximarmos os aspectos puramente legais. (Nós já sabemos que todas as séries policiais acabam no tribunal, então você tem que ter certeza de que as ferramentas cumprem com a lei).

Embora seja verdade que há muitas histórias que podem ser lidas na mídia recentemente denunciando o número de aplicativos que acessam o microfone dos usuários sem consentimento, a verdade é que não precisa ser assim. A chave para realizar um projeto usando dados de audio matching e não deixar de cumprir os regulamentos europeus sobre privacidade e tratamento de dados pessoais (GDPR) é como acessar a informação e o tratamento que dela é feito. Para isso, é necessário que uma série de requisitos sejam atendidos:

  • Ter permissão explícita dos painelistas para acessar seu áudio.
  • Ter um processo seguro de gerenciamento de dados e eliminação de PII (informação pessoalmente identificável).
  • Oferecer aos painelistas a possibilidade de eliminar seus dados a qualquer momento.

 

audio matching 1

Confirmado: Mais uma vez, a tecnologia faz a diferença em tudo o que podemos obter como pesquisadores (de assassinatos ou mercados). Já se foram os dias em que Monsieur Poirot resolveu os casos induzindo a verdade a partir das suas pesquisas, da mesma forma que os dias em que era necessário usar tempo e recursos para sair e perguntar na rua. Hoje, o mundo on-line está repleto de novos recursos e melhorias para a pesquisa de mídia e conteúdos. E o audio matching, sem dúvida, está aqui para nos trazer uma nova era na medição da exposição à mídia.

 

Quer saber mais sobre o audio matching?

Descubra como nós usamos para entender os novos públicos da Operación Triunfo!

 

Novo case: Audio-matching 

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.