Medição de audiência como aliada dos objetivos de negócios

A medição de audiência é fundamental para poder atingir os objetivos de uma empresa. É uma ferramenta que coleta dados sobre o público que teve contato com os conteúdos de uma marca. Atualmente, as empresas precisam conhecer muito bem seus consumidores para alcançar as metas do seu negócio, tanto em termos de consolidação do produto no mercado quanto para anunciá-lo, se destacar da concorrência ou para aumentar o volume de vendas.


Na verdade, essa medição é indispensável para a estratégia que a empresa utilizará na mídia, já que torna possível chegar ao público-alvo da marca e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente. E sabemos que a pandemia do COVID-19 transformou o mercado em todos os aspectos, e que esta transformação é definitiva, também em relação ao público consumidor.


Com tudo isso, as empresas se sentiram obrigadas a fazer uma série de mudanças para se aproximarem dos clientes. Entre elas, surgiu a necessidade de transmitir as mensagens corretas usando os meios de comunicação que melhor lhes representam. Além disso, as mensagens devem utilizar diversos canais, para que ela seja transmitida com a frequência ideal e para o nicho apropriado.


Para consegui-lo, a empresa precisa identificar as características, os hábitos e as necessidades desse novo público-alvo. Deste modo, pode conscientizá-los sobre um tema, promover o lançamento de um produto ou serviço, transmitir uma imagem de marca e, em última análise, impulsionar as vendas.


Mas, como segmentar o público para o qual a estratégia de mídia estará voltada? Como esse público vive e pensa, quais canais usa, que tipo de mensagens ouve ou vê? A medição de audiência oferece respostas para todas essas perguntas. E vai ainda mais longe: permite estabelecer objetivos de marketing específicos e mensuráveis ​​ao longo de todo o processo: desde a criação da campanha até a sua implementação e seus respectivos resultados.



Por que a medição de audiência é importante para os objetivos de negócio?

A pandemia mudou diversos hábitos das pessoas, principalmente os relacionados ao consumo e às compras online. Existe uma nova forma de definir a experiência do cliente, e as empresas precisam se adaptar a essa mudança. Embora o cenário tenha se tornado mais complexo, ele tem a vantagem de oferecer novas possibilidades de análise.


De certa forma, as estratégias tradicionais para atender o público-alvo estão sendo deixadas para trás. Agora existem soluções mais sintonizadas com as novas tendências de mercado, com dados mais precisos.


Dessa forma, passa a ser indispensável desenvolver estratégias eficazes para realizar uma medição de audiência que inclua o uso de ferramentas de ponta, tais como as pesquisas de opinião online, o monitoramento de comportamento digital e o audio-matching. A medição de audiência se converte em aliada dentro dos objetivos de negócio porque:



Ajuda a coletar mais informações

A medição de audiência oferece uma enorme vantagem às empresas de publicidade: permite obter uma grande quantidade de informações de vários canais. Graças a essa estratégia, a exposição dos consumidores a diferentes meios de comunicação de massa pode ser avaliada periodicamente.


O escopo dessas medições inclui uma ampla gama de conteúdos audiovisuais. Além disso, analisam os diversos dispositivos onde o conteúdo é consumido. Assim, as organizações obtêm uma descrição detalhada dos hábitos de consumo de seu público.


O que seus potenciais consumidores ouvem, leem e assistem? Certamente eles não acessam tudo o que está disponível na internet, pois está comprovado que os usuários estão se tornando cada vez mais seletivos. Portanto, o desafio é construir marcas que inspirem confiança e permaneçam em sintonia com os objetivos de negócio.



Permite medir o impacto nas vendas

Todas as campanhas de marketing têm como objetivo final vender mais. E, para isso, são aplicados todos os tipos de estratégias publicitárias. No entanto, é essencial saber ao certo a taxa de conversão alcançada.


Nesse sentido, a medição de audiência nos permite descobrir o verdadeiro impacto de uma campanha sobre o volume de vendas. Ou seja, se ela conseguiu que mais pessoas escolhessem os produtos ou serviços da empresa.


Com relação a isso, os fornecedores de dados precisam dar uma visão abrangente e muito completa sobre os diversos públicos do negócio, combinando várias metodologias de pesquisa que monitorem a exposição da audiência às campanhas publicitárias. Com o apoio e a parceria de um fornecedor de dados, é possível conhecer o real impacto das campanhas de marketing e melhorá-las no futuro.


Ao chegar neste ponto, é fundamental levar em conta a jornada de compra do cliente. O que você pode fazer para melhorar a experiência de compra do cliente e sua interação com a marca? Se, finalmente, seus produtos ou serviços não foram comprados, qual foi o motivo e em que ponto do processo o possível comprador mudou de ideia?



Com a medição de audiência, você obtém dados mais precisos

Muitas vezes, obter informações precisas sobre seu público é um grande desafio para as empresas. No entanto, coletar dados de qualidade é crucial para alcançar os objetivos de negócio. Como fazer isso de forma eficiente?


Hoje, temos vários métodos para medir audiências. Entre eles:

medir audiências

  • Classificar os dados demográficos do público: região, sexo ou idade, entre outros.

  • Conhecer os hábitos de navegação e comportamento digital dos usuários. Por exemplo, saber quais são as redes sociais utilizadas, os formatos audiovisuais em que se consomem as informações, os tipos de produtos e serviços que procuram na Internet.

  • Estudar a jornada de compra online dos consumidores, coisa que engloba todos os passos: desde as pesquisas que eles fizeram até os serviços pós-venda e seu grau de fidelidade à marca.

  • Também abrange as medições de audiência com ferramentas avançadas, tais como pesquisas de opinião, software especializado e painéis de monitoramento de usuários, entre outras soluções.

Para aplicar cada uma dessas técnicas, é preciso considerar as características da empresa e os objetivos específicos de cada campanha de marketing, já que elas podem ser utilizadas de diversas maneiras.

Permite observar o comportamento do consumidor

A medição de audiência permite observar de perto o comportamento dos consumidores, sendo especialmente relevante para medir como eles se conectam com o conteúdo da marca. Um conteúdo, além de chamar a atenção, precisa ser atraente e criar engajamento. Ou seja, ele precisa fazer com que o público-alvo interaja com a marca e se envolva com ela até se tornar um cliente.

 

Além do conteúdo em si, é fundamental entender onde e como ele é consumido. Assim, a empresa pode se concentrar em investir nesses canais específicos. A medição de audiência pode até chegar a ser crossmedia, ou seja, combinar diferentes mídias, resultando em uma compreensão mais profunda e realista do público.

 

Tecnologia e ambiente virtual são o sinal dos novos tempos.  A Internet é usada em quase todas as áreas da vida cotidiana. Assim, monitorar o comportamento digital dos consumidores é fundamental para se aproximar deles com uma mensagem cada vez mais personalizada, impactante e que aumente seu vínculo com a marca. 

 

A medição da audiência ajuda a personalizar as estratégias

Não existe uma única estratégia ou campanha de marketing universal que seja aplicável a todos os negócios e cenários. Pelo contrário, há uma tendência crescente para a personalização. As organizações tentam se diferenciar da concorrência oferecendo soluções específicas para grupos definidos de pessoas.

 

Graças à medição de audiência, as empresas podem desenvolver estratégias voltadas para segmentos específicos. O objetivo é oferecer a eles uma proposta convincente para suas necessidades e interesses. Para isso, as empresas precisam levar em consideração as preferências de consumo e o comportamento digital de seu público.

 

Porém, como mensurar esse grande canal de dados, sua massa de consumidores e usar a informação a seu favor?  Para obter uma medição de audiência satisfatória, você deve ter um fornecedor de dados que ofereça:

 

  • Dados de alta qualidade

  • Uso de ferramentas especializadas para medir diferentes tipos de audiência

  • Medições de audiência em mais de um canal

  • Soluções e serviços sintonizados com os objetivos da sua empresa

  • Informações de valor com condições ideais para uma medição de qualidade

 

A medição da audiência torna as campanhas publicitárias mais eficientes 

As campanhas publicitárias exigem um grande investimento de tempo e dinheiro. Então, como conseguir que forneçam os resultados que você espera? A medição de audiência permite otimizar seu orçamento de marketing, já que ela é uma ferramenta que faz com que a empresa possa se focar em seu público-alvo e realmente chegar até ele.

 

Que resultados concretos uma estratégia de publicidade bem direcionada, que inclui uma avaliação adequada dos dados da audiência, pode fornecer a você? Alguns exemplos:

 

  • Traçar um perfil claro do consumidor a partir de um grande volume de dados disponíveis

 

  • Extrair informações valiosas em tempo real que permita tomar a decisão correta

 

  • Com a medição de audiência, você consegue sintonizar a marca com os valores e necessidades do seu público-alvo para fortalecer sua fidelidade

 

  • Ter dados suficientes para fazer uma avaliação comparativa sobre a concorrência

 

  • Redimensionar as experiências do cliente, especialmente aquelas ligadas à tecnologia

 

Para usufruir de todos esses benefícios, você precisa ter o suporte de um bom fornecedor de dados. Uma empresa de confiança que tenha a experiência e a tecnologia adequada para apoiar a sua empresa no que for preciso. Deixe a medição de audiência nas mãos de especialistas para estar mais perto de alcançar seus objetivos de negócio.

 

Netquest  ajuda você a obter dados de qualidade genuínos por meio de diferentes metodologias e tecnologias inovadoras, para que você obtenha uma visão abrangente de seus consumidores e tenha a certeza de que desenvolverá estratégias de grande impacto, que façam com que os objetivos de sua empresa sejam alcançados com maior rapidez. Entre em contato conosco!

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.