100 anos de pesquisa de mercado... e o que está por vir

beautiful-stylish-staff-sitting-in-the-office-at-the-desk-using-laptop-and-listening-to-colleague-jpgConhecer o passado nos permite entender melhor o presente e nos ajuda a visualizar o futuro. Por isso, talvez a história suscite tantas paixões. A mesma coisa acontece no mundo da pesquisa de mercado. Entender o que foi feito antes de chegarmos nos ajuda a pensar em um futuro de mais sucesso, mas não só isso! Obriga-nos a perceber a necessidade de valorizar o esforço e a inteligência de muitos outros profissionais nos últimos 100 anos.

 

E por falar em história, esta é uma disciplina em que é importante fazer muitas perguntas, por mais básicas que nos pareçam. Portanto, é necessário nos perguntarmos exatamente o que é Pesquisa de Mercado? ESOMAR (European Society of Opinion and Marketing Research) a define como “a coleta sistemática, registro, tratamento, análise e apresentação objetiva de dados sobre comportamento, necessidades, atitudes e opiniões, motivações, etc, de indivíduos ou organizações”. Esta definição nos permite intuir que certamente a pesquisa de mercado já foi realizada muito antes de sabermos que era pesquisa de mercado.

 

Um dos objetivos da pesquisa de mercado é fornecer dados para validar ideias e hipóteses. Como disse John M. Keynes, "as ideias moldam o curso da história". Por isso é tão importante validar nossas ideias antes de decidir, pois elas têm muita importância no decorrer da história! Portanto, você pode imaginar que a pesquisa de mercado desempenhou um papel fundamental no sucesso de muitas empresas e sociedades desde o início do século XX.

 

Se fizermos uma pequena e muito resumida viagem pela história de nossa disciplina, veremos que a evolução poderia ser descrita assim:

  • 1830- 1930:

    Criação das primeiras estatísticas industriais.

  • 1930-1940:

    Desenvolvimento de amostragem aleatória. O governo dos EUA cria escritórios de estatística para coletar regularmente dados econômicos e comerciais sobre sua população.

  • 1940-1950:

    As empresas incorporam a pesquisa de mercado ao processo de tomada de decisão. Além disso, a forma de fazer a amostragem e avaliar o comportamento humano é definida.

  • 1950-1960:

    O projeto experimental e a análise de variância emergem. É dada importância à metodologia de experimentação causal.

  • 1960-1970:

    Métodos multivariados e métodos de simulação começam a ser usados.

  • 1970-1980:

    Desenvolvimento de teorias do consumidor e surgimento da internet.

  • 1980-1995:

    Criação de entrevistas com suporte telefônico e informatizado; surgem análises conjuntas e causais e é dada importância à qualidade dos dados.

  • 1995-2010:
    Database Explosion. Surgimento de técnicas de exploração de banco de dados, como mineração de dados. Generalização da internet como outro meio de coleta de dados

  • 2010 - presente: 

    Acesso a milhões de dados populacionais, aparição do famoso big data e a necessidade de profissionalizar o processamento de dados e informações com a criação do data science. 

Olhando para trás, parece que a evolução através da inovação acontece cada vez mais rápido; secropped-shot-of-beautiful-african-american-woman-with-happy-look-holds-modern-cell-phone-and-credit-card-makes-shopping-online-jpg fôssemos desenhá-la em um gráfico teríamos uma curva exponencial. O ponto de inflexão dessa curva ocorre, como na sociedade em geral, com o surgimento da internet nas residências. Em nosso mundo, isso criou uma explosão de bancos de dados, inovações metodológicas contínuas que nos permitem coletar muito mais informações dos consumidores do que apenas suas opiniões. Hoje é possível saber quais sites eles visitam, a quais anúncios foram expostos, por quais pontos de suas cidades eles transitam, em que lojas entraram, o que compraram online e muito mais.

 

O futuro? Como você pode imaginar, eu não o conheço, mas analisando o passado e vendo a situação atual onde já podemos ter uma grande quantidade de informações sobre um indivíduo coletadas com segurança e ética, teremos que encontrar modelos de inteligência artificial para podermos prever comportamentos como nunca antes e opiniões da população em tempo real. Veremos como estatísticos, matemáticos, antropólogos e cientistas de dados se unem a pesquisadores de mercado, economistas e psicólogos para lançar as bases para o futuro de nossa indústria. O crescimento virá da união de disciplinas e do compartilhamento de experiências e conhecimentos.

 

Para finalizar, aproveito este espaço para enfatizar que embora o futuro seja muito promissor, ele só será possível se os valores da pesquisa de mercado forem respeitados: ética, boas práticas e respeito pelos dados privados. Está nas mãos de todos nós garantir este futuro brilhante do nosso setor. 

 

eBook Como conduzir pesquisas online com sucesso na América Latina

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.