5 vantagens dos Focus Group Online

Com frequência escutamos que é necessário adaptar aos novos tempos e realidades. É algo que ouvimos tanto, que confundimos adaptação com evolução. A ação de se adaptar se explica, pela biologia, como o “processo pelo qual um organismo se acomoda ao meio ambiente e às mudanças dele.”

A revolução digital trouxe modificações no nosso comportamento, hábitos e até na forma que consumimos conteúdos, produtos e serviços.

Como indústria, a pesquisa de mercado também vem se adaptando e mudando com o aparecimento de novas tecnologias. Surgiram formas inovadoras para conhecer as necessidades dos consumidores e entender a opinião das pessoas.

E não só mudaram os questionários tradicionais. Além disso, fizeram algumas técnicas de pesquisa qualitativa. Os focus group, por exemplo, também migraram para o ecossistema digital.

 

Focus group online: O que é?

focus group online_mainUm grupo focal (o focus group, como é conhecido em inglês) é uma reunião de várias pessoas para discutir ou conversar sobre um tema específico. A finalidade deste tipo de ferramenta é conhecer as percepções ou opiniões dos consumidores. Sejam eles de produtos ou serviços atuais ou que ainda não foram lançados ao mercado.

De acordo com o glossário da Associação Britânica de Investigação de Mercados (BMRA, pela sigla em inglês), os focus group são “um dos métodos básicos de pesquisa qualitativa, constantemente utilizado em trabalhos de exploração e quando o tema envolve atividades sociais, hábitos e status”.

Embora seja uma técnica que nasceu para se aplicar presencialmente, hoje é possível realizar usando Internet e uma plataforma adequada.

Assim nascem os focus group online, sessões que se conectan participantes para conhecer suas opiniões. A diferença do método tradicional é que não é preciso reunir as pessoas num lugar físico.

 

O que você precisa para fazer um focus group online?

Se estivéssemos falando de uma receita, são necessários vários ingredientes e deve-se seguir corretamente as instruções de preparação.

No caso dos focus group online, os componentes necessários são:

  • Participantes
  • Uma plataforma
  • Um moderador

 

Como é feito?

focus group onlineUm grupo de painelistas é selecionado a partir de um painel de acesso online. Estes painelistas entram numa plataforma interativa onde, simultaneamente, um tema é discutido sob a orientação de um moderador.

Além disso, sempre deve ter um objetivo claro. Sabe quando você vai cozinhar algo e o primeiro passo é pré-aquecer o forno ou a frigideira? Bom, o objetivo é o primeiro passo de qualquer focus group (tradicional ou offline). Deste objetivo derivam as perguntas a serem realizadas na discussão e que tipo de participantes você precisa recrutar, em função da sua amostra de interesse.

 

Vantagens dos focus group online

1. Flexibilidade: os Focus Group Online são mais flexíveis em termos de localização e tempo de resposta dos entrevistados. Além de ser feito em plataformas que geralmente são intuitivas e, portanto, fáceis de usar.

2. Representatividade: os Focus Group Online permitem que você recrute uma amostra mais representativa da população que deseja alcançar, uma vez que a participação é global.

3. Rapidez: Tudo é online, e portanto, imediato. Porque não é necessário coordenar os deslocamentos dos participantes, então também economiza tempo.

4. Sem restrições físicas: Tudo o que é necessário é que o participante tenha conexão com a internet. Não é necessário considerar traslados ou mobilizações, que às vezes são impedimentos para que as pessoas realmente participem das sessões tradicionais de grupos focais. Graças à vantagem do online, você pode chegar aonde quiser.

5. Melhores insights: As pessoas costumam ser mais naturais num ambiente online. Assim, as respostas que você recebe podem ser mais honestas e espontâneas do que quando estão cara a cara com o moderador.

 

Resumindo: os focus group são uma alternativa ideal (e mais rápida) para as entrevistas individuais em profundidade. Além de todas as vantagens que já mencionamos, os focus group online geralmente são mais econômicos que os presenciais.

Então, vamos nessa! E se já chegou até aquí, encontre os participantes que precisa neste folheto com informação atualizada do perfil de cada um dos nossos painelistas.

New Call-to-action

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.