Provedor de dados: como pesquisar e selecionar o melhor

Sabemos que nem o processo de realização das pesquisas de mercado, nem o trabalho de um agency researcher, é fácil. Há muitos desafios em comum enfrentados pelos profissionais dessa área ao coletar informação com seu fornecedor de dados

A seguir, mostraremos alguns desses obstáculos e as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado com as ferramentas certas.

 

Agency researchers e os desafios envolvidos na pesquisa de mercado 

Recentemente, a importância da análise de big data, do mobile market research e das redes sociais cresceram. Isso acabou acarretando na demanda de novas habilidades na caixa de ferramentas do pesquisador.

Há, além disso, outros fatores que exercem uma pressão adicional sobre os profissionais de pesquisa, como é o caso da redução de custos. Dentro deste novo panorama, eles procuram o apoio de um bom fornecedor de dados.

Mas, o que os motiva a buscar novas formas de otimizar a coleta de dados? Eis aqui alguns dos fatores:

 

Qualidade  

Digamos que, se por exemplo, os estudos fossem realizados apenas manualmente, talvez se corresse o risco de incluir erros por fadiga humana. E, quando os dados coletados perdem qualidade, as informações sobre os dados em questão também correm um alto risco de se tornarem pobres e, até mesmo, errôneas.

 

Público-alvo 

Determinar claramente o mercado-alvo permite que você concentre seus esforços de pesquisa. Em geral, conhecendo antecipadamente certas características, tais como o gênero, a escolaridade e a renda, as perguntas a fazer podem ser mais específicas.

No entanto, quando a composição do seu público-alvo é mais complexa, é muito melhor contar com um fornecedor de dados que tenha uma série de diferentes variáveis ​​de perfil. Assim, você poderá, por exemplo, ter um acesso específico a mães “digitais” no Brasil, entre 30 e 40 anos, que residam apenas em áreas urbanas, usem internet banking e sejam usuárias frequentes de aplicativos de mobilidade. 

 

Metodologia

Uma parte importante da elaboração de uma pesquisa é definir a metodologia mais adequada para colocá-la na prática (com questionários ou pesquisas de opinião, comunidades online, grupos focais, entrevistas em profundidade, etc.).

Dessa forma, o objetivo é conseguir que o fornecedor de dados entregue ferramentas que proporcionem facilidade e confiança na coleta dos dados e no processamento da informação.

 

Clareza

Com tantos dados disponíveis, o resultado final depende da colaboração existente entre a agência de pesquisa e seu cliente. Como ninguém tem mais informações sobre um negócio do que o próprio cliente, as agências precisam ter a garantia de ter recebido os dados mais relevantes sobre o mercado, o consumidor e o produto a ser avaliado.

A finalidade disso é evitar erros na formulação de hipóteses e evitar que as respostas obtidas ao final da pesquisa sejam incorretas.

 

Riscos enfrentados por um agency researcher que não possui um fornecedor de dados de confiança

Existem vários fornecedores sem uma base clara e sem os fundamentos metodológicos de precisão para fornecer dados de qualidade. Os exemplos são muitos. 

Reflita por um momento no caso de um fornecedor de dados que envia um questionário online para seus painelistas, mas não tem como garantir que o respondente em questão tenha mais de uma conta cadastrada. As respostas recebidas pelo cliente não são confiáveis ​​e provavelmente resultarão em insights falsos ou errôneos. 

Dentre as consequências habituais que esse tipo de negligência pode acarretar, destacam-se:

  • Insights equivocados, que não refletem a opinião dos consumidores em relação a um determinado produto ou marca.
  • Criação de hipóteses com base em informações que não são de confiança.
  • Perda de clientes a curto e longo prazo.

dados de qualidade

Como selecionar o fornecedor de dados certo  

Garantir a contratação de um fornecedor de dados de qualidade e certificado acarreta em prestígio, entre outras vantagens, pois os clientes acabam dando reconhecimento às agências de pesquisa de opinião ao qualificar os dados entregues como altamente confiáveis.

Portanto, entre os aspectos a serem considerados ao selecionar um fornecedor de dados, deve-se levar em consideração o seguinte:

 

A Experiência

Para garantir a qualidade de uma pesquisa de qualidade, é fundamental que você faça uma parceria com uma organização em que você confia, que tenha uma base de clientes sólida e resultados comprovados. Para isso, é aconselhável revisar seus antecedentes e credenciais para verificar:

  • Quem são seus clientes atuais? 
  • Há quanto tempo estão no mercado? 
  • Qual é o tamanho da equipe de trabalho que eles oferecem? 
  • Como é a acessibilidade do atendimento ao cliente prestado?

     

Metodologia da coleta de dados

Hoje existem muitos processos que permitem certificar-se que os dados coletados sejam provenientes de fontes confirmadas. Um exemplo disso é que o fornecedor de dados garanta que não exista duplicidade de painelistas.

 

Tecnologia

Um fornecedor de dados sofisticado implementa tecnologia de ponta, tornando o processo rápido e estruturado. Um valor adicional que você pode avaliar é se seu parceiro é o dono da tecnologia de coleta de dados, pois é uma garantia de que ele não compartilha os dados com outra empresa intermediária.

 

Processamento ético dos dados 

Como você certamente sabe, existem diversas leis de proteção de dados e cada uma envolve uma série de nuances. No entanto, se o seu fornecedor estiver em conformidade com leis como a RGPD europeia, você tem a garantia de que ele se rege pelos mais altos padrões mundiais.

 

Relacionamento com os painelistas

Quando um fornecedor de dados conta com a lealdade de seus painelistas, você encontra a vantagem de ser capaz de realizar estudos mais complexos. Por exemplo, isso permite acessar, no futuro, os dados de navegação do respondente com total consentimento.

 

Certificações

No mundo da pesquisa de mercado, existem padrões ISO que são extensíveis a agências e fornecedores. Ter ao seu lado um parceiro que cumpra tais padrões ISO é, sem dúvida, uma garantia de qualidade.

 

 

A Netquest, referência como fornecedor de dados no mercado

Todos sabemos que fazer pesquisas no atual cenário de pandemia foi um desafio. No caso da Netquest, a empresa manteve o bom desempenho como fornecedor de dados, graças a uma constante capacidade de inovação.

A Netquest nasceu em 2001 como uma empresa dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de tecnologia para soluções de pesquisa online. E, em apenas 4 anos, já contava com o primeiro painel online para empresas de pesquisa de mercado.

Mas a tecnologia é só uma das facetas da coleta de dados. A Netquest é consciente de que a base fundamental da qualidade dos dados são as pessoas. Por esse motivo, como agency researcher, você pode ter certeza de que na Netquest você encontrará:

 

Genuine People

Nossa empresa é especializada na capacidade de oferecer dados robustos que vêm do relacionamento estreito que mantemos com mais de 2 milhões de painelistas. Uma relação de lealdade que obtém em troca, graças à comunicação transparente, recompensas justas e a máxima proteção de seus respectivos dados. 

 

Genuine Panel

Um painel online composto por pessoas genuínas, que cumpre os mais altos padrões de qualidade e que é certificado pela norma ISO 20252. Entre as características que nos permitem construir painéis genuínos estão:

  • Altas taxas de fidelização

Comunicação clara e oportuna com nossos painelistas associados + um sistema de recompensa atraente por sua participação. Graças a essa lealdade, somos capazes de executar projetos longos e complexos com deep profiling.

Em outras palavras, obtemos muitas variáveis ​​que nos permitem construir e conhecer amostras altamente perfiladas.

  • Processamento ético dos dados

Os dados pessoais dos nossos painelistas permanecem anônimos, cumprindo obrigações legais tais como o RGPD europeu.

  • Controle de qualidade constante

Ao cumprir a norma de qualidade ISO 20252 para as pesquisas de mercado, nossos painelistas são identificados como pessoas únicas e reais. Desta forma, são evitadas as fraudes de identidade ou outras situações que possam impactar os resultados da pesquisa.

 

Genuine Data

Como fornecedor de dados, a Netquest ajuda a gerar uma visão 360° do consumidor composta de dados single source de qualidade.  

Nossos painéis têm a capacidade de oferecer muito mais do que dados de pesquisas de opinião. Entre outras coisas, você poderá saber:

  • Dados de navegação e comportamento digital. Análise dos termos pesquisados nos motores, dos sites em que navegam, bem como dos portais que consultaram antes de comprar.
  • Compras online. Análise dos itens adicionados à cesta de compras.
  • Geolocalização. Através de tecnologias de georeferenciamento se analisam as áreas pelas que transitaram.
  • Audio-matching. Ao analisar o som ambiente, medimos a exposição aos impactos da publicidade em áudio e vídeo.

Em última análise, a coleta de dados é apenas uma primeira parte para garantir o sucesso. Um bom fornecedor de dados precisa fornecer qualidade, mas também informar como aplicar e explorar os dados ao máximo.

Com a Netquest, você encontrará uma equipe disposta a trabalhar em estreita colaboração com sua organização e seus membros. Entre em contato ainda hoje e descubra as vantagens de ter um relacionamento de confiança com seu fornecedor de dados!

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.