Qualidade nas entrevistas: por que aplicar controles?

qualidade nas entrevistasEm uma publicação anterior de nosso blog te contávamos sobre o exercício de Mistery Shopping de Painéis Online que realizou nosso time. Façamos um resumo: com a criação de dois perfis fictícios, nosso time se inscreveu em 10 painéis online, incluindo o da Netquest, para comparar distintas características de seu funcionamento através da experiência real que vivem os painelistas.

Esta pesquisa analisou características como o processo de registro e a informação demográfica que se coleta, as políticas de privacidade de cada painel e o sistema de incentivos, entre outras coisas, mas hoje cabe falar de um aspecto não menos importante: os controles de qualidade das pesquisas.

Comentamos em ocasiões anteriores, e de diversas maneiras, a importância que há por trás da coleta de dados utilizados na área de pesquisa de mercado, e que estes servem não apenas para tomada de decisões que vão desde testes de produtos mas também para questões de estudos de opinião pública.

Revisaremos quais foram os 7 controles de qualidade no desenho de pesquisas que nosso time comparou entre os diferentes painéis online analisados, e o porque é importante tê-los sempre em conta:

 

1. Double opt in (Dupla confirmação)

É a dupla confirmação e autorização de uma pessoa a receber comunicados de uma empresa. A diferença do opt in regular é que, além de pedir que você clique em uma caixinha, você receberá um e-mail no qual deve voltar a confirmar que autoriza que te enviem certa informação. A sua importância reside no fato de que através destes dois passos simples, uma pessoa autoriza de maneira consciente ser parte de uma lista de contatos aos quais se enviará determinada informação ou se contatará da parte de alguma empresa.

Neste item, detectamos que 7 dos 10 painéis revisados durante o exercício contam com um processo de double op in, incluindo o nosso painel Netquest.

 

2. Verificação de identidade

qualidade nas entrevistas_1Imagine que você conhece alguém por Internet e que na comunicação que mantém com essa pessoa ela te envia fotos dela ou dele mesmo, e que quando vocês combinam de se encontrar em algum lugar aparece alguém completamente diferente – você com certeza estaria muito confuso se isso acontecesse. Assim, para prevenir que uma pessoa diferente se passe pelo painelista registrado e evitar que se entreguem dados de má qualidade, nosso painel Netquest pergunta aos painelistas um par de dados básicos ao início de cada pesquisa, e se caso sejam diferentes do que está registrado no perfil dos painelistas, estes não poderão responder a pesquisa.

Somente a Netquest e outro painel contam com um processo de verificação de identidade; dos 8 restantes, pudemos constatar que 3 não o faziam e nos outros 5 não foi possível verificá-lo.

 

3. Re-captcha

Sim, se trata de um processo de captcha duplo. Através deste teste se verifica que as pessoas que respondem uma pesquisa são realmente humanos e, por mais óbvio que pareça, que não são bots interagindo com uma página web. A diferença entre o captcha e o re-captcha é que o segundo, além de pedir à pessoa que clique na famosa caixinha “Não sou um robô”, está acompanhado de outros processos que verificam que a navegação pela web é como a de um humano, por exemplo com a leitura de IP e uso de cookies.

Seis dos dez painéis visitados contam com um sistema de re-captcha, incluído o de Netquest, enquanto que não conseguimos identificar o uso de re-captcha em nenhum dos outros 4.

qualidade nas entrevistas_2

4. Perguntas óbvias

Alguma vez você teve que fazer uma prova surpresa? Muitos professores usam este tipo de provas para garantir que seus alunos estão aprendendo e, ainda mais importante, que estão prestando atenção.

O mesmo acontece com as perguntas óbvias ou perguntas-armadilha, que pudemos identificar seu uso em apenas em 2 dos 10 painéis avaliados; claro, o painel de Netquest conta com um sistema de perguntas-armadilha.

Se isso fosse uma pesquisa, te perguntaríamos, por exemplo, “Sem voltar ao início, você poderia nomear e explicar o primeiro ponto que mencionamos nesta matéria?”.

 

5. Controle de IP

Com certeza você já escutou sobre o endereço de IP, mas você sabe o que é? Se trata de um código numérico único com o qual se identifica um dispositivo na internet. O IP é um conjunto de números que ao serem lidos indicam várias coisas sobre o dispositivo, por exemplo, o país do qual está se conectando à internet.

Com um controle de IP, podemos garantir que os painelistas efetivamente residem no país que indicaram, reduzindo assim a probabilidade de entregar dados ou informação que não sejam de qualidade. Neste ponto, apenas um painel além de Netquest demonstrou ter um controle de endereço de IP, enquanto que nos outros 8 não foi possível identificá-lo.

 

6. Consistência nas respostas

Com certeza em alguma das suas visitas ao médico você notou que durante a consulta ele te perguntou a mesma coisa mais de uma vez, de diferentes maneiras, como por exemplo, “onde você sente desconforto ou pressão?”, e posteriormente te pergunta, “dói quando faço pressão no abdômen?”. Ele faz isso para ter certeza de que os sintomas condizem com o diagnóstico que te dará.

Assim, da mesma forma, as pesquisas devem ser consistentes em seu fluxo com as respostas que um painelista vai dando; isso é feito para garantir que as respostas são sinceras e que a informação fornecida gerará dados de qualidade. Dos 10 painéis analisados, somente o da Netquest se aplica os controles de consistência de respostas.

 

7. Controle de velocidade

qualidade nas entrevistas_3Se alguém te dissesse que leu Dom Quixote inteiro em apenas 3 horas, você acreditaria?

Ainda que as pesquisas não sejam tão grandes nem tão complexas como a obra de Cervantes, é preciso medir o tempo que os painelistas levam para responder, e caso se detecte que o tempo de resposta foi muito abaixo do estimado, esta pessoa poderia ser filtrada ou desqualificada.

Em uma leitura mais rápida é mais provável que o painelista omita detalhes, que não esteja prestando atenção o suficiente, ou que escolha as respostas de maneira automática. Este controle de velocidade não foi detectado em 8 painéis, enquanto que dos 2 restantes em que se identificou, um deles é o painel da Netquest.

E, caso você tenha qualquer dúvida, te contamos que ler Dom Quixote que leva quase 22 horas, muito menos do que você levou para chegar até aqui. E, agora que revisamos rapidamente estes 7 controles básicos te convidamos a refletir: com quantos deles conta o painel online que você pensava em usar na sua próxima pesquisa? E que importância você dá aos controles de qualidade das pesquisas?

Lembre-se que em algumas ocasiões “o barato sai caro”, então evite comprometer a integridade da informação que você usará para tomar essa decisão ou para gerar esse insight que você quer tanto compartilhar com o mundo.

Se quiser saber mais sobre nosso painel, sobre nossa qualificação ISO e sobre o cuidado que investimos na qualidade de nossas pesquisas, não hesite em contatar algum de nossos representantes.

9 fatos sobre a norma ISO 26362

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.