Classes Sociais no Brasil: Você se reconhece?

Tendo sua época de criação mais provável no Brasil no início dos anos 50, o sistema de reconhecimento do nível sócio-econômico da população do nosso país é denominada hoje de “Classe Social”. Se formos olhar bem por cima a composição destes valores, veremos basicamente 5 classes: os muito ricos, os ricos, os da chamada “classe média”, os pobres e os muito pobres.

Um estudo feito pelo instituto Ipsos Marplan* definiu que a classificação social-econômica do brasileiro no último ano de 2009 foi a seguinte:

Imagen de tabla
*dados baseados na renda média individual dos brasileiros

Mas como você poderia saber a qual classe você pertence hoje?
A ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa formulou em 2008 uma planilha para a classificação dos indivíduos da sociedade, baseada no total dos ganhos de todos os membros de uma residência:

Imagen de tabla

Assim, de acordo com a ABEP, para ser considerada “rica”, uma pessoa deve estar entre as classes A2 ou A1. Hoje, só 1% dos brasileiros são representantes da classe A1 e 4% fazem parte da classe A2. Na classe social B encontramos 24% dos indivíduos de nosso país, enquanto na classe C temos 43% - a maioria da população brasileira pode ser considerada, hoje, parte da classe C da tabela da ABEP, ou, como costumamos falar, fazem parte da “classe média” da sociedade. No final da classificação, 25% das pessoas residentes no Brasil são parte da classe D, que também é chamada de “classe média baixa” e, ainda bem, encontramos o pequeno número de 3% que são classificadas como pertencentes à classe E, as pessoas mais pobres da lista.

Atualmente, os institutos de pesquisa classificam o universo dos brasileiros seguindo o CCEB – chamado mais comumente de Critério Brasil – que avalia o poder de compra dos indivíduos e famílias urbanas com base no LSE do IBOPE, classificando-os por classes econômicas ao invés do pouco esclarecedor critério de classes sociais.*
* Fonte: ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa

Seguindo a fórmula do Critério Brasil, para definirmos a condição sócio-econômica dos brasileiros através de pesquisas atualmente, são avaliados os seguintes itens:
Imagen de tabla


Imagen de tabla


Ao final, se faz uma média de pontuação:
Imagen de tabla

É assim que funciona hoje a classificação social e econômica que os institutos de pesquisa utilizam para avalilar a população brasileira.




Fontes de consulta: ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.