Como monitorar a web para extrair dados secundários

Às vezes, para fazer uma correta pesquisa de dados secundários pela internet antes de uma pesquisa quantitativa online, fazer uma simples busca no Google não é o suficiente. Para isso, o melhor é recorrer a outras ferramentas que são utilizadas principalmente por webmasters para saber o que dizem sobre seus sites, e que podem ser muito úteis para o pesquisador de mercado monitorar presença e conteúdo em blogs, fóruns e redes sociais. Ainda não se escreveu tudo sobre monitoramento web e muitas empresas estão desenvolvendo tecnologia de análise massiva de textos, mas a variedade de idiomas, registros e formatos de escrita não estão tornando esta tarefa muito fácil.

Nos dias de hoje e graças ao blog “maestros da web”, podemos fazer um resumo das mais relevantes:

1) Google: o buscador nº1 cada vez mais nos surpreende com novos aplicativos que tornam a nossa vida mais fácil. Utilizar as opções avançadas nos ajuda a encontrar informações ordenadas por data e filtrar por vídeos, notícias, blogs, etc.

2) Google e Yahoo alerts: é um sistema de alertas que permite programar o envio de um aviso cada vez que alguém publique algo na internet com os termos de busca chave que você selecionou. Pode-se gerir através do email ou de um agregador de notícias (feeds). Se, por exemplo, estamos realizando um estudo no qual precisamos conhecer em primeira mão o que está sendo dito na internet sobre a companhia X, podemos programar um alerta e saberemos em tempo real quem diz o que. Pode se tornar um pouco irritante se há muito ruído, já que estarão chegando emails com avisos constantemente.

3) Step Rep Reputation monitor: se você é o dono de sua própria empresa e o que quer é saber o que dizem de você na internet, Reputation monitor te oferece duas coisas: por um lado a possibilidade de criar seu perfil de empresa e compartilhar informações com o resto do mundo e, por outro, de monitorar o que se diz de você em diversas redes classificadas por diferentes tipos de sentimentos que gera (de muito negativo a muito positivo). Está orientado ao mercado anglo-falante mas pode nos dar pistas de para onde vai este tipo de ferramenta e ser útil para a classificação de informação.

4). Yauba: um buscador pensado para navegar de forma anônima (Sem permitir ao proprietário do site ver que você acessou sua página), mas que tem funcionalidades muito úteis para o pesquisador, como a busca de notícias em tempo real ou refinar por tipo de domínio/país.

5) Social mention: rastreia toda a web e lhe indica a força (% de vezes que a sua marca é mencionada), o sentimento que gera (opiniões a favor para cada opinião contra), a influência que têm aqueles que falam da sua marca na rede e a probabilidade de que as pessoas que falam da sua marca o façam de novo.

6) Lithium: aplicação online para monitorar blogs, redes sociais, artigos, webs, etc. em busca de opiniões positivas ou negativas com um avançado sistema de avaliação do que se diz na rede.

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.