Behavioral data: Dados de qualidade para uma visão 360

Ficou para trás a época em que os profissionais de marketing só podiam confiar nos dados fornecidos pelos entrevistados em suas campanhas. O autorrelato está sendo cada vez mais substituído pelo behavioral data para assegurar a qualidade dos dados.

Descubra como é este tipo de dado de qualidade e como incorporá-lo à sua pesquisa.

 

Behavioral data e sua influência na obtenção de dados de qualidade

O comportamento do consumidor e sua influência na compra é um tema extensamente estudado na área de marketing. Cada vez existem mais estudos sobre o comportamento para determinar o motivo, a forma e a situação em que as pessoas realmente compram. 

 

De fato, a coleta de dados behavioral é feita através da observação do comportamento online das pessoas. São dados obtidos a partir de diversos pontos de contato e incluem a análise dos sites visitados, das páginas individuais, das assinaturas de boletins e quaisquer outras ações importantes que possam levar à coleta de dados de qualidade

 

Basicamente, são dados de qualidade coletados a partir de um comportamento “passivo”, porque os indivíduos analisados ​​não participam ativamente da pesquisa, isto é, estas pessoas realizam suas atividades online com normalidade, enquanto o pesquisador coleta dados valiosos de seu comportamento online.

 

Desta forma são alcançados insights genuínos de consumidores reais. Algo que permite resultados que vão além dos encontrados em uma pesquisa de opinião, pois não são influenciados pelas limitações de memória do entrevistado.

 

Tipos de behavioral data e sua contribuição para a pesquisa

Existem 2 métodos para coletar dados de qualidade de comportamento passivo:

 

  • Dados centrados no site ou dados registrados. São os dados obtidos especificamente por meio dos endereços URL e dos aplicativos visitados pelos consumidores.

  • Dados centrados no usuário ou dados observados. São dados coletados nos motores de pesquisa dos dispositivos que as pessoas usam enquanto estão navegando pela internet. 

 

Como o uso de dados behavioral enriquece a pesquisa de mercado?

Na prática, o behavioral data é considerado muito útil porque pode gerar insights com base na atividade atual do consumidor. Da mesma forma, permite observar comportamentos em tempo real, o que atinge dois objetivos principais: medir a realidade e descobrir oportunidades.

 

Medindo a realidade

As equipes de marketing podem se beneficiar de obter dados de qualidade e de analisá-los sob muitos aspectos. Alguns dos dados que costumam ser observados: 

 

Medição de e-commerce

 

O comportamento de navegação online de qualquer consumidor é usado para rastrear e analisar sua atividade. Isso permite avaliar diversos fatores, fornecendo dados de qualidade, como:

 

  • O que chamou a atenção do comprador em uma determinada loja online?

  • Quais produtos ele estava consultando na referida loja?

  • Como o design influenciou em sua conversão?

  • Quais são os sites que atraem mais visitantes?


Eficácia dos anúncios no público-alvo

Com base nos dados de navegação, se define onde os anúncios serão colocados e qual será a quantia investida em publicidade. Além disso, como os dados são centrados no usuário, podemos saber qual é o público-alvo de um site. 

 

Adicionalmente, pode-se estudar seu comportamento através de múltiplas variáveis como, por exemplo, por grupo socioeconômico, sexo, idade, classe social, região, entre outras.

 

Termos pesquisados

Os dados comportamentais podem ajudar a melhorar radicalmente as taxas de conversão, pois fornecem informações sobre os termos que os consumidores usaram para pesquisar produtos, serviços e os assuntos de seu interesse.

 

Descobrindo oportunidades

A capacidade de coletar dados de qualidade de forma passiva pode ser dimensionada tanto como se deseje. Isso, por sua vez, cria novas formas de análise em casos como:

 

A jornada de compra do consumidor

Muitas empresas analisam a jornada do cliente a partir de três aspectos, que englobam o estudo dos sinais integrados de dados móveis, das redes sociais e da navegação. 

 

Embora a compra não seja feita em um canal digital, os dados comportamentais possibilitam entender os hábitos e motivações do consumidor. Consequentemente, em muitos casos, é possível reconstruir comportamentos para gerar uma oferta mais adequada, criar produtos ou lançar uma campanha de comunicação de sucesso. 

 

Um exemplo disso pode ser encontrado em um fabricante mundial de fraldas. Este cliente, localizado no Brasil, conseguiu coletar informações valiosas nas pesquisas de Internet a mães brasileiras. A empresa conseguiu traçar um ciclo online de 4 etapas, que englobou desde o período da gravidez até o crescimento do bebê.

 

Revelando o “porquê” por trás do “o quê”

Os dados de qualidade em pesquisas de opinião são ótimos para nos ajudar a entender o “porquê”. Ou seja, compreender o contexto e a motivação por trás das escolhas que as pessoas fazem. 

 

No entanto, normalmente a parte do “o quê” acaba ficando aquém das expectativas. A maioria das pesquisas comprovam que é quase impossível que as pessoas se lembrem corretamente de seu comportamento específico online. Portanto, combinar dados de pesquisas de opinião com dados comportamentais nos permite chegar a um quadro muito mais completo da jornada do consumidor. 

Dados de qualidade

Behavioral data: uma visão 360° do consumidor

Uma parte importante do sucesso nos negócios é descobrir o que os clientes desejam para poder oferecer-lhes justamente isso. Por isso, atualmente, é indispensável que as empresas tenham uma visão de 360 ​​graus dos clientes. 

 

É uma visão que deve englobar informações sobre suas interações passadas, informações sobre quem são e uma previsão sobre como seu comportamento poderia ser no futuro. Estes fatores acarretam em ter seus clientes mais felizes e, em última análise, ao crescimento dos negócios.

 

Como verificar se os dados comportamentais obtidos são de qualidade?

A coleta de dados de qualidade depende de muitos fatores. A atribuição, a personalização e a correta análise são o que determinarão que haja riqueza e precisão nos dados coletados. No entanto, para poder falar em qualidade, existem alguns fatores essenciais que exigem toda a atenção.

 

Gerenciamento e proteção de dados

É obrigatório assegurar que os participantes tenham dado seu consentimento claro e explícito para a coleta dos dados. Se algo ficou evidente e serviu de lição após o escândalo de dados do Facebook-Cambridge Analytica, é que o consentimento não pode estar de forma oculta dentro dos Termos e Condições. 

 

Por este motivo, é obrigatório cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Também é importante que as informações de identificação pessoal (PII), tais como o endereço de email, sejam solicitadas explicitamente. 

 

Tratamento e processamento de dados

Big data não é apenas uma expressão que está de moda. É algo tão imenso e poderoso que nem o Excel consegue manejar. Por esse motivo, para analisar os blocos de big data, são utilizadas linguagens de programação avançada para fins estatísticos. Portanto, é muito importante contar com um fornecedor que seja capaz de lidar com dados volumosos.

 

Gerenciamento e aprofundamento de dados

Só após a exploração dos dados em profundidade é que se sabe quais serão realmente úteis. Nesse contexto, a curiosidade é uma ferramenta poderosa e valiosa.  É essencial encontrar formas para ir além e evitar que os dados acabem sendo insuficientes.

Lembre-se do exemplo das mães brasileiras. Você pode criar toda uma jornada completa do consumidor se explorar mais de uma pergunta. 

 

Netquest, sua aliada na integralização do behavioral data

Os dados comportamentais têm a ver com as ações de um cliente, e o conjunto de ações de um segmento de consumidores pode transmitir muitas informações para as equipes de marketing.

Nesta área, a Netquest sabe claramente que não se pode chegar ao “porquê” das coisas tendo apenas os dados de observação. É por isso que um fornecedor de dados deve ir além, fornecendo informações que alimentem as empresas para criar uma disrupção no mercado.

 

Dados de qualidade que distinguem a Netquest da concorrência

A Netquest oferece uma ampla gama de possibilidades em termos de dados comportamentais. Entre eles você poderá encontrar:

 

  • Penetração do e-commerce por categoria de produto.

  • Participação de mercado por marcas, fabricantes e varejistas online em cada categoria.

  • Preços por categoria de produto, marca e varejista.

  • Número de visitas a canais pelo site e pelo aplicativo.

  • Conversão do volume de tráfego em vendas.

  • Fidelização dos usuários nos diferentes varejistas.

 

Outros dados essenciais que você deve observar e analisar

Nenhum outro conjunto de dados de qualidade pode fornecer os conhecimentos e a compreensão aprofundada que os dados comportamentais oferecem. Estes estão em constante evolução para ajudar o setor da pesquisa de mercado a ir cada vez mais longe. Com o Netquest como aliada, você poderá descobrir: 

 

  • Dados de pessoas reais: Os dados estão associados a um perfil individual de um determinado painelista, que pode ser entrevistado para obter mais informações.

 

  • Dados user-centric: Centrados no comportamento online dos usuários.

 

  • Dados coletados em tempo real: obtidos graças à nossa tecnologia de medição passiva. É o monitoramento completo da atividade de uma pessoa na Internet, independentemente do meio utilizado para isso.

 

  • Dados multidispositivos: Através deles, é possível rastrear o acesso de um mesmo usuário a partir de diferentes dispositivos (seu computador, laptop, smartphone ou tablet).

 

  • Dados baseados em amostras. Pode-se selecionar os usuários, visando criar um painel que retrate verdadeiramente a população online. Para isso, são seguidos critérios de sexo, idade e áreas geográficas, entre outros. 

Para terminar, tenha em mente que os clientes estão se tornando cada vez mais conhecedores da tecnologia. Portanto, você pode conseguir influenciar tais clientes muito antes de que eles venham a visitá-lo. 

 

Sem dúvida, a pesquisa comportamental ajuda a aplicar os melhores métodos para descobrir dados de qualidade que levem a estratégias específicas. Assim, se você der este salto para o futuro com o apoio do aliado perfeito, poderá fazer com que o impacto dessas decisões seja contundente.

 

Entre em contato conosco e descubra todo o potencial  do behavioral data que você pode obter em suas pesquisas de mercado.

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.