Humanidades digitais no século XXI

Durante o ano de 2012, o vice-presidente de Google anunciou que iria contratar mais de 4.000 pessoas com doutorado em humanidades nos próximos anos. Muitas pessoas pensam que a área de humanidades está desprestigiada, com o típico clichê reducionista: "se você estuda essa matéria, acabará sendo um professor de segundo grau (sem menosprezar esta nobre profissão) ou engordando as listas dos grevistas". Neste post queremos mostrar a você que esta expressão está totalmente desatualizada, pois este setor está passando por uma reavaliação profunda e positiva no século XXI.

Definição do humanismo

O humanismo, em seu sentido amplo, significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com a generosidade, compaixão e a preocupação de agregar valor aos atributos e realizações humanas.

Representa um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e os valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são responsáveis por la criação e o desenvolvimento destes valores.

Foi inspirado através da língua greco-latina e o conceito se manifestou em diversos momentos da história antiga, como o Iluminismo e o Renascimento, onde marcou a transação entre a Idade Média e a Idade Moderna. O maior símbolo do humanismo é o "Homem Vitruviano" de Leonardo da Vinci.

Desde este período até a atualidade, o humanismo tem elementos vinculados a cultura, religião, arte, comunicação, filosofia, psicologia, etc.

Evolução do comportamento humano

A teoria da evolução criada por Charles Darwin supõe que o homem é o resultado de um lento processo de mudanças. Esta é a ideia central da sua teoria: os seres vivos se originaram das criaturas mais simples e foram mudando com o tempo. Esta revolução é vista como uma mudança da população e não uma mudança individual.

Esse conceito foi desenvolvido na segunda metade do século XIX e nos ajuda a compreender a evolução do comportamento humano na atualidade. Com o rápido crescimento da tecnologia, Internet e o Big Data, o acesso a conteúdos e informações é enorme, por isso hoje as pessoas apresentam um novo tipo de comportamento, são mais participativas, estão mais conectadas e ativas na web.

Com um amplo leque de possibilidades e com a liberdade de eleger os conteúdos que mais interessam, as pessoas são mais críticas e estão mais interessadas em temas que ajudam o desenvolvimento de sua própria sociedade, assim como comentava Darwin. Esta digitalização dos processos impulsionou a criação de um novo perfil de humanistas e um novo movimento mais sólido, o humanismo digital.

O humanismo digital

Podemos definir o humanismo digital como o resultado de una nova convergência do nosso patrimônio cultural junto com a tecnologia informática, abrindo um espaço sem barreiras para a sociabilidade. Esta convergência redistribui os conceitos e objetos, assim como as práticas associadas a eles, dentro de um ambiente virtual.

Esta atividade interdisciplinar potencializa a inovação e o acesso a informação de maneira democrática, ampliando o terreno em tempo e espaço para a aprendizagem, eliminando as fronteiras e distâncias geográficas.

Este vídeo ilustra os principais conceitos do humanismo digital e sua essência:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=sz6Usi6K3-U[/youtube]

Na era digital , a tecnologia estende a possibilidade de fomentar a democracia. É por isso que algumas pessoas acreditam que será o novo Renascimento, pois permitirá que a Internet seja mais poderosa que a imprensa através do movimento humanista, livre de censura.

Então por que companhias como o Google estão buscando pessoas com este tipo de comportamento? Se deram conta que não podem centralizar unicamente todo seus esforços laborais na parte técnica (como engenharia e tecnologia da informação), também necessitam de pessoas para trabalhar o lado mais social e mais humano, através da emoção, empatia e a cultura de um mundo mais global.  As empresas buscam oportunidades para participar de projetos que tem um impacto na sociedade a nível mundial.

Te avisamos que as humanidades estão com tudo!

E você, como sua empresa está se preparando para esta nova tendência?

Fontes Consultadas: Yorokobu, Definición ABC, Humanidades digitais.Org, Revista Planeta.

Obrigada por acompanhar nosso blog! :)

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.