Dados de qualidade: como coletá-los com sucesso

 

No mundo da pesquisa de mercado existem exemplos de pesquisas, formulários e questionários malfeitos com muita frequência. Qual é o sentido de coletar dados se eles forem incompletos, imprecisos ou cheios de erros?

É por isso que neste blog daremos algumas dicas para combater esse problema e garantir a coleta de dados de qualidade.

Projetos de coleta de dados: como realizá-los?

A coleta de dados de qualidade é o processo de reunir e medir informações sobre variáveis ​​de interesse. Em geral, isso é feito de forma sistemática e nos permite, entre outras coisas:

  • Coletar informações em várias fontes, a fim de obter um panorama completo e preciso de uma área de interesse.

  • Que indivíduos e empresas respondam a perguntas relevantes. Dessa forma, eles podem avaliar os resultados e antecipar melhor as probabilidades e tendências futuras.

Para isso, é importante considerar que a precisão na coleta de dados é essencial, já que é a única forma de garantir a integridade de um estudo que efetivamente leve a tomar as decisões certas. 

Embora os métodos possam variar dependendo da empresa que executa a pesquisa, o foco deve ser posto em garantir a coleta de dados de qualidade.

 

Importância de garantir a coleta de dados de qualidade

Independentemente do campo do estudo, da preferência, se são dados quantitativos ou qualitativos, a precisão em um estudo é essencial para manter a integridade da pesquisa. 

Entre outras, eis aqui algumas das consequências de ter dados coletados incorretamente:

  • Incapacidade de responder às perguntas da pesquisa.

  • Descobertas deturpadas, resultando no desperdício dos recursos.

  • Perda de tempo para outros pesquisadores, levando-os a investigar com métodos de pesquisa infrutíferos.

  • Decisões comprometedoras que têm consequências em mercados, empresas e pessoas.

 

Quais são os desafios a serem resolvidos para obter dados de qualidade?

Como os dados de qualidade são uma consequência de um método pormenorizado, seu foco principal é um bom planejamento. Alguns dos desafios mais comuns incluem:

  • Incerteza sobre o momento, os métodos e a identidade das pessoas responsáveis ​​pela revisão dos dados.

  • Descrição imprecisa dos instrumentos de coleta de dados a serem usados.

  • Falta de treinamento das equipes responsáveis ​​pela coleta de dados.

  • Contratar um fornecedor de dados altamente experiente e certificado.

 

Características que os dados de qualidade precisariam atender 

Todo project manager precisa levar em conta que os dados de qualidade devem atender a uma característica indispensável para alcançar de fato esse atributo: precisam ser de confiança. 

Com isso em mente, existem vários fatores que devem ser considerados no processo de planejamento inicial. A qualidade pode ser medida em cada uma das fases da pesquisa, ao analisar o seguinte:

  • O design dos questionários

  • A definição da amostra: esta pesquisa está sendo enviada para as pessoas certas? Temos um número representativo?

  • O processo de seleção do painel

  • A administração e gestão do campo

  • O processamento dos resultados

E então, como garantir uma coleta de dados de confiança? Vamos falar disso agora!

 

Como um project manager pode garantir que os dados sejam de qualidade?

Um componente importante para garantir dados de qualidade é desenvolver um plano detalhado desde o início. No entanto, para além da organização, a qualidade nestes termos obedece a padrões internacionais. 

A norma internacional ISO 20252 é responsável por regulamentar e monitorar pesquisas sociais, de opinião e de mercado, os insights e a análise de dados.

As diretrizes e exigências de como os estudos de pesquisa de mercado são planejados, realizados, supervisionados e notificados são estabelecidas de acordo com esta ISO. Portanto, as empresas responsáveis ​​por este tipo de projetos aderem a diretrizes rígidas para garantir o máximo grau de confiabilidade e integridade.

O que se pode ganhar com um organismo de controle? Graças à sua participação, alcançamos consistência e transparência na forma como as pesquisas são realizadas. Da mesma forma, obtém-se confiança nos resultados e nos fornecedores que prestam este serviço. 

Por exemplo, se surgir um problema com o serviço contratado, a norma especifica uma série de ações para que o project manager possa recorrer:

 

No âmbito do projeto

  • Solicitar a substituição de entrevistas.

  • Solicitar uma validação adicional.

  • Revisar dos dados obtidos.

 

No âmbito do trabalho de campo

  • É possível solicitar que os entrevistadores possuam uma formação adicional.

  • No caso de entrevistas fictícias, será preciso solicitar a revisão e validação do trabalho recente ou simultâneo realizado pela respectiva pessoa.

Qualidade

Escolhendo um fornecedor de dados que esteja em conformidade com a ISO 20252

As empresas que fornecem dados de qualidade aplicam integralmente os requisitos da ISO 20252, e a Netquest é uma delas. No entanto, além de cumprir a norma, se trata de contar com uma das empresas que constrói sua promessa de valor em torno da excelência.

Com 21 anos no mercado e milhares de pesquisas aplicadas com sucesso, a Netquest utiliza ferramentas e processos desenvolvidos ​​para entregar dados úteis, todos atrelados a normas e padrões internacionais.

Para alcançar resultados 100% de confiança, a empresa apoia cada estudo em 3 pilares principais: Genuine people, Genuine panel e Genuine data.

 

Genuine Data: uma visão de 360° para uma visão única do consumidor

Com um painel formado por pessoas genuínas, a Netquest oferece uma visão única do consumidor. Graças à aquisição de dados single source e de qualidade, o uso de tecnologia própria nos permite obter dados mais complexos e enriquecidos.

Alguns exemplos:

  • Comportamento digital: palavras de pesquisa, frequência de navegação online, sites visitados, etc.

  • Compras online: análise de transações.

  • Geolocalização: identificação de áreas transitadas e exposição na mídia.

  • Audio-matching: medição da exposição aos impactos da publicidade através da captação do som ambiente.

 

Genuine panel: construindo pesquisas mais completas

A Netquest cria uma relação estreita com seu extenso grupo de painelistas. Esta comunidade, que hoje ultrapassa os 2 milhões de pessoas, constitui o insumo sobre o qual são realizados estudos de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, também certificados pela ISO 20252.

Quais são as vantagens de trabalhar com um painel genuíno? Graças a esse recurso, os project managers podem garantir que se beneficiam de:

 

Altas taxas de fidelização

Os painelistas da Netquest recebem comunicações claras e oportunas no próprio aplicativo. O app coleta dados de qualidade e garante sua participação legítima, que por sua vez é recompensada e ajuda a construir uma relação de lealdade.

Essa alta taxa de fidelização permite um acesso a centenas de variáveis ​​de perfil, ou seja, um verdadeiro deep profiling. Por sua vez, isso permite conhecer e construir amostras extremamente pormenorizadas.



Tratamento ético dos dados

O cumprimento da ISO 20252 também implica acatar obrigações legais como o regulamento europeu GDPR. Sendo assim, nenhum de nossos clientes ou parceiros pode ter acesso as dados pessoais dos painelistas envolvidos em uma pesquisa.

 

Controles de qualidade contínuos

Em conformidade com o padrão de qualidade ISO 20252, os painelistas são identificados como pessoas únicas e reais. Além disso, a Netquest, como empresa atrelada aos mais altos padrões, garante que a participação de cada pessoa seja de qualidade. 

  • Painelistas de qualidade. Evitamos a fraude de identidade ao adotar medidas como controle da frequência de participação, incentivos não monetários, controles de IP, entre muitas outras.

  • Respostas de qualidade. Para garantir a qualidade, o recrutamento é baseado em panel sampling e não em river sampling. Recrutamos com base nas características demográficas e psicográficas preestabelecidas. Além disso, dispomos de outros protocolos, tais como perguntas de controle.

 

Genuine people: em contato com pessoas reais

Uma coisa é recrutar pessoas para um estudo e outra é criar uma comunidade em torno dele. A Netquest trabalha sob a premissa de criar relações de lealdade. Isso garante uma comunicação transparente e fluida.

Para terminar, tenha em mente que dados de qualidade são obtidos com o auxílio de processos e de pessoas que se baseiam na percepção profunda que têm de um produto ou serviço. Alcançar a máxima coleta de dados, com todas as variáveis, e fazer a correta análise, depende de uma única decisão: escolher o melhor aliado. 

A Netquest tem a experiência, as certificações e a predisposição para criar uma relação de confiança com os clientes. Envie-nos uma mensagem para dar um passo à frente na realização de pesquisas de sucesso que levem a tomadas de decisão inteligentes, baseadas em dados de alta qualidade.

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.