Garante uma pesquisa de mercado eficaz com dados de qualidade

Ultimamente, o setor da pesquisa de mercado superou mudanças drásticas. Para lidar com tamanho dinamismo, os agency researchers (profissionais que fazem parte de agências de serviços de pesquisa de mercado a clientes) estão em constante atualização, para estarem preparados para enfrentar os principais desafios na busca e na obtenção de dados de qualidade.

 

A seguir, analisaremos alguns dos desafios que a pesquisa de mercado apresenta. Também revelaremos como um  agency researcher pode adquirir as ferramentas que precisa, tendo a tecnologia como seu melhor parceiro.

 

Principais desafios que impedem a obtenção de dados de qualidade

Atualmente, os agency researchers  se deparam com um leque de possibilidades em termos de informações e metodologias. Os desafios acabam sendo equiparáveis às inúmeras possibilidades em cima da mesa.

Fazer uma pesquisa baseando-se em um consumidor pode ser atribulado. Do planejamento da pesquisa à pesquisa em si, é preciso lidar com muitas responsabilidades e obstáculos.

 

A agência ou cliente que contrata uma determinada pesquisa, espera obter uma análise detalhada, com dados estruturados iniciais. Além dos resultados, costumam aparecer outros requisitos, tais como uma abordagem das tendências. Dentre as demais petições podem ainda estar a de variáveis ​​econômicas, de gastos com publicidade, e outras.

 

De fato, um grande obstáculo para os agency researchers é a obtenção de dados de qualidade. Sua principal missão é saber qual metodologia selecionar e diferenciar os melhores dados, isto é, dispor de dados precisos, livres de erros e exatos.

 

Esse é o mesmo objetivo que se tem ao fazer pesquisas online, o que pode acabar sendo uma questão complexa. A obtenção de dados claros, transparentes e de confiança só é possível com uma amostra de qualidade e que contenha informações suficientes para que se possa chegar a conclusões.


Mudanças significativas nos métodos de pesquisa e de coleta de dados

A partir do COVID-19, o mundo passou a funcionar em modo virtual. Diante deste panorama, os grupos focais e outras metodologias de pesquisa de mercado presenciais foram passando ao sistema online.

 

Felizmente, essa mudança forçada acabou trazendo uma evolução positiva para muitos. Com o uso de ferramentas como a automação e a inteligência artificial, foi demonstrado que podem-se obter dados de qualidade, com a vantagem adicional de que a metodologia de coleta de dados se torne mais eficiente.

 

Consequentemente, é indispensável que os pesquisadores de mercado acompanhem as tendências e sejam treinados para aprender novas habilidades, o que maximizará os benefícios que tais avanços disponíveis podem acarretar.

 

Ganhar a confiança das empresas ao coletar dados online

Ganhar a confiança dos consumidores e dos clientes é fundamental. Estamos falando de um ambiente onde as empresas exigem transparência sobre as informações coletadas. Eis aqui alguns motivos que minam a credibilidade de que estejam diante de dados de qualidade:

 

Presencialidade 

Muitos dos clientes que contratam uma pesquisa de mercado estão acostumados a ver fisicamente os participantes do painel durante as entrevistas da pesquisa. Por não vê-los, o nível de confiança diminui.

 

No entanto, as metodologias online mostram uma maior probabilidade de obter respostas verdadeiras no ambiente online, devido ao anonimato do entrevistado e à eliminação de possíveis influências que ocorriam nas entrevistas presenciais.

 

Supõem que seu target não está online

É comum encontrar clientes que questionam o alcance do meio digital para seu público-alvo. No entanto, justamente as conexões com celulares estão no auge, permitindo atingir praticamente todos os segmentos da população. 

 

Acham que o painel não é representativo

No ponto anterior, não só a qualidade é questionada, mas também o número de pessoas que participam de uma pesquisa. Não obstante, é nítido o aumento do número de participantes nas metodologias online e a sua respectiva flexibilidade para fazer o número de entrevistas necessárias.

 

Criam uma linha que divide o mundo online do mundo offline

Muitos pensam que as pessoas pesquisadas mudam completamente seu comportamento quando estão na internet. Porém, o contrário foi demonstrado: não existem diferenças significativas entre o mundo online e offline.

 

Rapidez nas pesquisas 

Existe um mito em torno das pesquisas online: acredita-se que seu uso só funcione para pesquisas curtas. Contudo, foi demonstrado que isso pode ser resolvido com a fidelização dos painelistas, através do uso de incentivos justos e de uma relação amigável.


pesquisa de qualidade


Garantir dados de qualidade para ganhar sua confiança

Ao usar métodos de coleta online, um agency researcher precisa levar em consideração vários fatores para ter certeza de que obterá dados de qualidade. Algumas das variáveis levadas em consideração são:

 

Validação através da norma ISO 20252

A ISO 20252 é a norma internacional para o setor das pesquisas de mercado, das pesquisas sociais e de opinião. Esta norma avalia e regulamenta a qualidade no que se refere ao uso de novas tecnologias em métodos de pesquisa. A norma abrange as metodologias online, a utilização dos celulares e das redes sociais.

 

Se o fornecedor de dados tiver tal certificação, o agency researcher só pode esperar receber dados de qualidade. Deve-se exigir também que os dados coletados cumpram as leis de proteção e de qualidade, como a LGPD.

 

Tecnologia e planejamento da amostra 

Ter perfis aprofundados é outra forma de garantir que a pesquisa em questão produzirá dados de qualidade. Como pesquisador, é fundamental avaliar se o fornecedor de dados é capaz de gerar uma visão 360° do consumidor.

 

Os dados de navegação, das compras online e de geolocalização são alguns dos pontos que devem ser levados em conta para enriquecer as respostas do painel.

 

Painel de qualidade

Independentemente de a pesquisa ser qualitativa ou quantitativa, é preciso planejar uma amostragem adequada. Por esta razão, os controles de qualidade nas pesquisas e no recrutamento dos painelistas são essenciais.

 

Trata-se de contar com um painel online composto por pessoas genuínas, com os mais altos padrões de qualidade e certificado pela norma ISO 20252. Tomando estas medidas, se garante que as pessoas por detrás das telas são 100% reais e, além disso, têm um relacionamento próximo e íntimo com a empresa responsável pelas entrevistas.

 

Metodologia para obter dados de qualidade com a Netquest 

Passar as pesquisas de consumidores ao meio digital é vantajoso em vários aspectos. Uma vez que a infraestrutura esteja instalada, a coleta de dados digitais é rápida e relativamente livre de erros. 

 

No entanto, os agency researchers muitas vezes duvidam disso. É comum que se perguntem como as empresas fazem para obter dados de qualidade. Porém, para se sentirem completamente seguros, basta escolherem o fornecedor certo. A Netquest pode ser o fornecedor que procuram. 

 

Para garantir a obtenção de dados de qualidade, a Netquest baseia o planejamento das pesquisas em 3 pontos essenciais: Genuine People, Genuine Data e Genuine Panel.

 

Genuine People

Atualmente, a Netquest tem cerca de 2 milhões de painelistas certificados. Graças à comunicação constante através da própria tecnologia, mantemos uma relação de lealdade com eles, que cresce ao longo do tempo, com recompensas justas e a máxima proteção de seus respectivos dados.  

 

Genuine Panel

Como fornecedor de dados respaldado pela norma ISO 20252, a Netquest conta com um sólido panel online composto por pessoas genuínas, com os mais altos padrões de qualidade e certificação. 

 

Nosso modelo de trabalho nos leva a realizar rigorosos controles de qualidade em cada pesquisa, tanto no que se refere às amostras quanto ao campo, com a filtragem das informações através de uma série de medidas como: 

 

  • Verificação de identidade.

  • Recaptcha para evitar bots.

  • Perguntas de controle para garantir a atenção do painelista.

  • Controle de endereço IP.

  • Análise da consistência das respostas, entre outras.

Portanto, damos garantia da entrega de dados genuínos e de qualidade.

 

Genuine Data

A Netquest utiliza o profundo conhecimento do comportamento digital de nossos painelistas e entrevistados como principal ferramenta. O uso de tecnologias de navegação nos permite conhecer múltiplas variáveis, sendo que seu alcance chega muito além das telas. 

Além disso, com o uso do georreferenciamento, é possível analisar por onde o painelista transita, permitindo que essa informação seja contrastada com seu comportamento digital. Consequentemente, são obtidos dados de qualidade e de confiança.

A pesquisa de mercado projetada de forma inteligente requer um planejamento, um seguimento e o suporte das mais recentes ferramentas de tecnologia. Em todos estes aspectos, a Netquest pode ser o aliado perfeito.

 

Se você é um agency researcher e deseja o sossego de ter resultados de qualidade nas suas próximas pesquisas, não hesite em entrar em contato agora com nossos especialistas.

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.