Painéis de qualidade: frequência ideal de entrevistas

Uma vez ao mês, 2, 3, 4, 5... Qual é a medida perfeita? Se você trabalha com pesquisa de mercado, esta é uma pergunta que frequentemente as empresas que recrutam pessoas para responder questionários ou participar em outros projetos de pesquisa se fazem. Todos queremos encontrar a frequência ideal de entrevistas.

Em outras publicações do blog, compartilhamos alguns resultados de uma pesquisa interna na qual realizamos um Mystery Shopping de Painéis Online. Nosso time se inscreveu em 10 painéis online, incluindo o painel de Netquest, para comparar distintas características a partir da experiência que vivem os painelistas.

Nesta ocasião, comparamos qual é a periodicidade para o envio de pesquisas aos membros que compõem o painel.

 

Existe a frequência ideal?

Ninguém gosta de receber dezenas (ou centenas) de e-mails com promoções, avisos de descontos e newsletters todos os dias. Aqui se incluem também os e-mails com convites para pesquisas.

frequência ideal de entrevistasA frequência de envio é um ponto chave para que as comunicações por e-mail não sejam consideradas spam. Assim se evitaria que os e-mails se percam na caixa de entrada. Ou o que é pior, que sejam bloqueados automaticamente para evitar spam e terminem na seção de “indesejados”.

Esta frequência, quando falamos de convites a pesquisas, indica o tempo de intervalo entre dois envios para participar. Isto é, define com qual periodicidade se realizam estes envios.

É um tema que rende muita discussão, porque não existe um único critério ou um consenso sobre o número ideal de pesquisas. Não foi feito um estudo conclusivo a respeito de uma frequência ideal de entrevistas.

 

Implicações para o painelista

frequência ideal de entrevistas_1A frequência de envio de pesquisas influencia diretamente na profissionalização ou não dos painelistas, que terminam respondendo cada vez que têm a oportunidade para receber um número maior de incentivos.

Quatro das dez empresas de painel online analisadas enviam pesquisas diariamente. Do ponto de vista do painelista isso é bom porque se recebe uma maior recompensa (quanto mais pesquisas responder, maior o incentivo).

Nessa mesma linha, alguns defendem que o envio de pesquisas com maior frequência tem os seus pontos positivos. Porque à medida que o participante completa mais, aprende a interpretar melhor as perguntas, as escalas, etc...

Agora, para outros pesquisadores, esta prática compromete a qualidade dos dados coletados. Por isso, ainda que não possamos falar de uma medida perfeita, para muitos “menos é mais”.

Este critério é defendido não só porque evita a profissionalização do painelista, mas também é uma medida que promove que o entrevistado preste atenção. Porque, afinal, são menos os convites que recebe para participar.

Somado ao anterior, na Netquest aplicamos controles nas pesquisas para garantir a qualidade. Existem maneiras de comprovar se um painelista respondeu a pesquisa adequadamente. Pode ser verificado aplicando as perguntas-armadilha, controlando a velocidade e/ou revisando a consistência entre as respostas, dentre outros. Neste infográfico, compartilhamos com você um checklist para ter dados de qualidade.

 

O dilema: enviar mais ou enviar menos?

Sob o nosso ponto de vista, o melhor é não abusar do contato porque o envio de e-mails diários cansa o painelista. Além de afetar o branding e o interesse do participante.

Independentemente de qual seja o critério ideal, na Netquest limitamos o número de convites a pesquisas que cada painelista recebe, assim como o total de participações registradas pela pessoa. Apostamos em uma baixa frequência de entrevistas, em comparação com outros painéis online.

Em nossa pesquisa interna, verificamos que quatro empresas convidam seus painelistas a responder uma pesquisa por mês ou mesmo convites mais distanciados. De nossa parte, recomendamos manter o mínimo de um convite por mês, para que o painel tampouco caia no esquecimento.

frequência ideal de entrevistas_2

O painel de Netquest realiza entre um a três envios mensais. Temos comprovado que a taxa de resposta em nossos estudos melhora quando se enviam a cada 8-14 dias.

frequência ideal de entrevistas_3Tal como observamos no gráfico acima, 40% dos painéis realizam envios diários. Independentemente do critério utilizado, estes painéis têm o dever de informar isso ao pesquisador que os contrata.

Por quê? É um ponto muito importante que todo profissional precisa conhecer: estas pessoas participando de seus estudos também estão respondendo várias pesquisas por dia. E é um fato a ser levado em consideração se alguém quer garantir e cuidar da qualidade dos dados obtidos.

Se você gostou da publicação, fique com a gente. Dê uma olhada no ebook e leia mais nas nossas recomendações básicas sobre a coleta de dados online.

Ebook gratuito - Fundamentos da coleta de dados online

 

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.