Best of Esomar Argentina 2015

No último dia 5 de Novembro, a charmosa cidade de Buenos Aires abriu seus braços para receber o Congresso Best of Esomar Argentina 2015. Lembrada pelos encantos, como o Obelisco, Casa Rosada, El Caminito, deliciosas empanadas e o melancólico Tango, a metrópole nos mostrou que o Market Research tem grande relevância na região. Foram apresentadas algumas das principais palestras realizadas no Congresso Esomar Latam 2015, em São Paulo.

O evento contou com a presença de aproximadamente 130 pessoas, entre agências e institutos de pesquisa, empresas de painéis online, clientes finais, estudantes e profissionais interessados em expandir seu conhecimento do setor.

Netquest, como Esomar Latin America Partner, marcou presença neste exitoso congresso, onde vamos compartilhar os principais highlights das 5 apresentações (Caso você queria consultar o programa detalhado do congresso, acesse este link).

Netquest participando junto a #ESOMAR.

 

1- 21st Century Woman - The Latin American Way | Fernando Roca (Discovery Networks)

Apenas 23% das mulheres na América Latina se sentem representadas pelas programações da TV. Esta estatística chama a atenção de pesquisadores, pois apresenta um alerta. Devemos conhecer a Mulher no século XXI, compreender seus hábitos, pensamentos e anseios, tanto no ambiente laboral, quanto no pessoal. Elas querem ser compreendidas de forma integral e genuína e um dos canais que merece destaque é o "Lifestyle" das TVs por assinatura. Esse espaço na mídia foi contruí do pensando exatamente em suas aspirações.

2- Case study: 100 Days in our Energy - Redefining a company’s direction | Andrés Krymer (YPF) & Esteban Foulkes (BMC Strategic Innovation)

Este case apresenta como a união entre duas forças são capazes de criar resultados incríveis através da pesquisa de mercado. Com estudos de imersão do setor e da essência da marca, encontrou-se um denominador comum entre empresa estatal e prestadora de serviço para cidadãos e consumidores. Foi traçado um plano para potencializar o posicionamento da marca, onde YPF passou de "empresa que vende nafta" para "empresa fornecedora de energia do país".

3- Special Case study: Building Digital Brand Engagement | Federico Barallobre (PepsiCo)

Como os consumidores dominam a comunicação nas redes sociais, é preciso se aproximar dessas pessoas. Conheça os 7 Drives para aumentar o vínculo entre consumidores e marcas na era digital:

1) Criar buzz: Apenas 2% da conversação criada nas redes sociais são realizadas pelas próprias marcas, ou seja, 98% dessa iniciativa parte dos próprios consumidores.

2) As pessoas falam em segredo: 91% das vezes as marcas não são incluídas na discussão.

3) Quantidade não assegura qualidade: Melhor que falem menos, porém falem bem da marca, do que falar muito e falar mal.

4) Planejar é necessário: Ter uma estratégia e sempre ficar alerta para as oportunidades, como: brincadeiras, pesquisas, perguntas abertas, interação, etc.

5) Conteúdo relevante gera buzz: Utilizar mensagens persuasivas.

6) O verdadeiro engagement é emocional: satisfação pessoal = felicidade = engajamento

7) No online as notícias ruins chegam muito rápido: Detectar de forma rápida e solucionar o mais prudente possível.

 4- The Data Party has Just Begun - Customer loyalty and digital amplification | Cecilia Mastrini (L’Oreal), Natalia Gitelman (DatosClaros) & Enric Cid (Managing Director de Netquest Cone Sur).

Através da tecnologia de medição da Netquest e o planejamento da DatosClaros junto a 'Oréal, traçaram uma estratégia para captar informações valiosas e conhecer o cliente na intimidade. Muitas empresas pensam: Big data, big problem? Não! Big solution! Por meio da análise de dados, foi possível medir o impacto das atividades e compreender sua real eficácia, ajudando a marca a obter a lealdade de seus consumidores.

5- It's Time for Latin America to Join the Breakthrough Innovation Carnival | Gerardo Martinez Romano (Ipsos)

De acordo com o estudo realizado pela IPSOS sobre a inovação no mercado LATAM, nota-se um predomínio da estratégia "me too". Esse método significa: profissionais que constroem uma marca, produto ou serviço, a partir da imitação das características da marca líder de mercado. O grande desafio para que as empresas sejam inovadoras de forma genuína, é preciso que os pesquisadores e profissionais de marketing ajudem a impulsionar oportunidades mais ousadas na região.

Esquerda: Todos os participantes do Congresso | Direita: Susana Marquis (Representante da Esomar na Argentina), Diego Casaravilla (Ganhador do Ipad sorteado pela Netquest) e eu.

 

Acredito que o futuro do Market Research envolve conceitos profundos sobre o comportamento dos consumidores, buscando soluções criativas e dinâmicas para obter a fidelidade, engajamento e a lealdade dos clientes. Através da emoção, os clientes se sentirão compreendidos e a grande oportunidade para as marcas será surpreendê-los com ações inovadoras e personalizadas.

Obrigada por acompanhar nosso blog!

Nos vemos no próximo Best of Esomar na Cidade do México! :)

Suscríbete a nuestro blog y recibe las últimas novedades aquí o en tu email.